Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Subsídio para aula da E.B.D: Sabedoria Divina para a Tomada de Decisões

Sabedoria Divina para a Tomada de Decisões
Com os reis Davi e Salomão a nação de Israel desfrutou do período histórico tido como Idade de Ouro, pois nesta época houve a conquista de Jerusalém, tornando-se a capital da nação, e no reinado de Salomão ocorreu a construção do Templo.
Porém, no período de transição do governo de Davi para o reinado de Salomão ocorreu crise familiar, crise política e crise espiritual. Logo, Salomão inicia seu governo em um período de crises, entretanto, o mesmo foi abençoado por Deus e prosperou em tudo, enquanto foi fiel.
I – CRISE FAMILIAR NO REINO DAVÍDICO
A cidade de Jerusalém também é conhecida como: Jebus (Jz 19.10), Sião (Sl 87.2), Ariel (Is 29.1), Cidade de Justiça (Is 1.26), Santa Cidade (Is 48.2), a cidade do grande Rei (Mt 5.35), a cidade de Davi (2 Sm 5.7). Conforme as narrativas dos livros históricos do velho testamento Davi expulsou os jebuseus de Jerusalém (2 Sm 5.7), porém a conquista da cidade foi liderada por Joabe e seus soldados que subiram pelo canal subterrâneo e tomaram a cidade (2 Sm 5.8). Os 33 últimos anos do governo de Davi sobre Israel teve como sede administrativa a cidade de Jerusalém (2 Sm 5.5).
Por não ser uma cidade localizada em área marítima indica que Jerusalém não possuía portos. Todavia, para o seu período a cidade já era dotada de grandeza, o que explica esta grandeza?
Percebe-se que o salmista cantava como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o Senhor está em volta do seu povo, desde agora e para sempre (Sl 125.2). Logo a grandeza da cidade estava relacionada à sua localização e por passar os anos tornou – se mais importante ainda com a construção do templo.
A descrição acima outorga saberes para o período de ouro do reinado de Davi. Porém, nem sempre Davi desfrutou de bonança em seu reino, verdade percebida na velhice do monarca, quando o mesmo por não identificar para o público familiar o seu sucessor, permitiu que Adonias viesse a se intitular rei de Israel. Conforme a lição o encerramento de uma carreira é tão importante como o início dela. Davi negligenciou a tomada de decisões no fim de sua carreira, fato que proporcionou a crise no reino. Adonias publicamente usurpa o trono do pai, atitude rejeitada pelo profeta Natã, pelo sacerdote Zadoque e pelos valentes do grande rei Davi.
Por Davi não executar a vontade de Deus no tocante à família, experimentou uma série de tristezas no decurso de sua vida. O fruto do discipulado mais importante na nossa vida é o nosso empenho para, de todo o coração, sermos sempre fiéis ao nosso cônjuge e a nossos filhos, e conduzi-los num viver segundo a vontade de Deus, mediante o ensino e o exemplo (Bíblia de Estudo Pentecostal, p.518).
II – SALOMÃO BUSCA SABEDORIA PARA REINAR
Salomão cujo nome significa pacifico (1 Cr 22.9), filho de Davi com Bete-Seba (2 Sm 12.24) reinou sobre Israel quarenta anos (1 Re 11.42). Foi destacável ao construir o templo, tornou se notável por escrever três livros e alcançou fama e riqueza mediante a escolha perfeita (1 Re 3.9).
Ampliou o seu reino através de casamentos políticos, verdade que explica a quantidade de mulheres (700) e de concubinas (300). É de autoria de Salomão três mil provérbios e mil e cinco cânticos (1 Re 4.32). E dos cento e cinquenta salmos o mesmo escreveu dois: 72 e 127.
No reino de Salomão a cidade de Jerusalém tornou se mais grandiosa com a construção do templo. Logo, a cidade em que o templo foi construído é Jerusalém, basicamente no monte Moriá (1 Cr 21.28- 2 Cr 22.1). O templo para o povo de Israel era o símbolo da presença de Deus e na sua inauguração a glória de Deus se manifestou de tal maneira (2 Cr 5.13,14). Lembrando que o templo foi construído em sete anos (1 Re 6.37,38).
O sucesso de Salomão se encontra na seguinte verdade: Salomão pediu a Deus sabedoria para governar a nação de Israel.
III – SABEDORIA PAR EDIFICAR O TEMPLO
Por meio de uma aliança o rei Salomão conseguiu a obtenção de materiais necessários para a construção do templo. Logo, Salomão obteve sabedoria para realizar alianças. Em meio às crises Deus outorga sabedoria para os seus servos para que estes saibam sair das crises.
Houve contribuição voluntária para a construção do templo, fato que indica que Salomão havia sido reconhecido pelo povo, assim também como o seu reino havia sido reconhecido pela nação.
A sabedoria do rei se notifica quando este conduziu a Arca da Aliança para o templo. Fazer a coisa certa na hora certa proporciona a manifestação das copiosas bênçãos de Deus para o seu povo. Assim fez Salomão.
Referência:

Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro, CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário