Deus é Fiel

Deus é Fiel

sábado, 10 de dezembro de 2016

Bíblia Palavra Verdadeira

Bíblia Palavra Verdadeira
Texto: Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade (Jo 17.17).
O termo Bíblia significa conjunto de livros. A palavra foi utilizada pela primeira vez referente às Escrituras pelo teólogo João Crisóstomo, conhecido como boca de ouro, que viveu entre os anos de 347 a 407 d.C.
Sobre a ação da Bíblia como Palavra de Deus assim afirmou João Calvino:
Leia os escritos dos maiores oradores e filósofo do mundo, reconheço que te atrairão, deleitarão e comoverão as tuas afeições de modo maravilhoso; mas, se te dedicares, em seguida. À leitura da Palavra de Deus, ela te afetará de tal maneira dos teus sentimentos mais íntimos, que o poder da oratória e o da filosofia parecerão como nada em comparação com ela.
A Bíblia possui 66 livros, 1.189 capítulos, 31.173 versículos. E para melhor compreensão a Bíblia poderá ser sintetizada nas seguintes palavras: preparação, manifestação, propagação, explanação e consumação.
Preparação
Todo o Antigo Testamento trata da preparação do mundo para o advento de Cristo (SILVA, p.47).  O Antigo Testamento é de suma importância para o cristão e, é composto por trinta e nove (39) livros dos sessenta e seis (66) que compõe os escritos Sagrados.
Quatro motivos proporcionam a leitura do Antigo Testamento. E os motivos são:
Quantidade, autoridade, unidade e utilidade.
Quantidade, por representar três quartos da Escritura Sagrada.
Autoridade, por representar assuntos concernentes à fé, e por ser reconhecido por Jesus e pelos apóstolos.
A unidade se associa com a relação entre o Antigo e Novo Testamento. A mensagem do AT não é omitida pelo NT. Mas, a mensagem de ambos se complementa.
O AT ajuda o cristão a evitar a idolatria, ajuda os filhos de Deus a desenvolverem ações de louvor e permite por meio de seus escritos que o cristão tenha conhecimento de Deus. Logo, por estas características o AT é útil para o desenvolvimento espiritual dos cristãos. Para entender o Antigo Testamento é necessário conhecer os livros que o compõe, conhecer os escritores dos livros e por fim entender a sua mensagem.
Manifestação
Os evangelhos tratam da manifestação de Cristo ao mundo, como Redentor (SILVA, p. 48). Os quatro evangelhos são também chamados de livros biográficos por narrarem fatos marcantes da vida de Jesus, como: o nascimento, o batismo, a unção, os milagres operados, o ministério particular e os acontecimentos finais.
Os evangelhos de Mateus, Marcos e de Lucas são chamados de sinópticos por serem semelhantes. Outro fator decisivo na compreensão dos evangelhos está no destino em que cada obra possuía, isto é, Mateus escreveu para os judeus, Marcos para os romanos, Lucas a um doutor grego e João para os gentios e também para os judeus, isto é, para a igreja.
Propagação
Os Atos dos Apóstolos tratam da propagação de Cristo por meio da Igreja (SILVA, p.48). O momento histórico da Igreja corresponde ao quinto livro do Novo Testamento, Atos dos apóstolos, e foi escrito por Lucas que faz questão de narrar a história da igreja que no presente livro é dividida em três eventos: pré-pentecostais, pentecostais e missionários.    
Explanação
As epístolas tratam da explanação de Cristo. São os detalhes da doutrina cristã (SILVA, p.48). São cartas escritas a igrejas com o seguinte objetivo, transmitir ensinamentos para a edificação da igreja.
1- Cartas escritas por Paulo.    As treze epístolas escritas pelo apóstolo Paulo foram escritas sobre o aspecto do quando, ou seja, existia um motivo básico para que as epístolas fossem escritas.
Quando o fim é a principal preocupação. Aqui corresponde diretamente com 1 e 2 Tessalonicenses.
Quando a igreja é a principal preocupação. Aqui corresponde a 1 e 2 Coríntios.
Quando o evangelho é a principal preocupação. Aqui corresponde às seguintes cartas: Gálatas e Romanos.
Quando a prisão é uma realidade. As cartas são Filipenses, Colossenses, Filemon e Efésios.
Quando a morte se aproxima. Corresponde com as cartas 1 e 2 Timóteo e Tito.
2- Carta aos Hebreus. Redigida aos judeus convertidos a Jesus Cristo. Possui valor e aplicação para os cristãos de todas as épocas. A carta é um combate direto ao abandono e a frieza de alguns dos membros da igreja (10.25). A carta apresenta ainda a superioridade de Jesus à Lei de Moisés, a superioridade do sacrifício de Jesus, pois o sacrifício do antigo concerto era incompleto e apresenta a obra, missão e a supremacia de Jesus a todas as coisas.
3- Cartas Universais. Escritos para a igreja perseguida, tendo como objetivo o consolo da parte de Deus para os cristãos, e também apresentam instruções fundamentais para uma vida abençoada.
Consumação
O Apocalipse trata de Cristo consumando todas as coisas (SILVA, p.48). Parte que é composta por um único livro, o de Apocalipse. O versículo chave do livro encontra se em Apocalipse 1.19: “escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer”. Logo, o livro está dividido em três partes: as coisas que tem visto (cap.1), as coisas que são (cap. 2,3) e as coisas que depois destas hão de acontecer (cap. 4-22).
Portanto, a Bíblia é Deus falando ao homem; é Deus falando através do homem; é Deus falando como homem; é Deus falando a favor do homem; mas é sempre Deus falando! (SILVA, p.20). Na oração sacerdotal o Senhor Jesus utilizou três conceitos teológicos críticos em um único versículo: verdade, santificação e a Palavra de Deus.
Referência:

SILVA, Antônio Gilberto da. Manual da Escola Dominical. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário