Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

A Igreja que cresce obedece à Grande Comissão

A Igreja que cresce obedece à Grande Comissão
Texto: Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém (Mt 28.19,20).
A Igreja deve desenvolver três ações que são nítidas na Grande Comissão: a evangelização, o discipulado e o batismo. A Grande Comissão trata-se da ordenança do Senhor Jesus para com a Igreja, para que esta viesse a pregar o Evangelho, ensinar os novos convertidos, fazendo destes discípulos, e por fim, batizar em no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
A Grande Comissão fornece a força motriz das missões cristãs. Ela também nos lembra de uma realidade vital, Cristo tinha todo o poder (RICHARDS, p. 97).
Logo, a Grande Comissão é o mandamento da Igreja, mandamento nítido no texto original, fazei discípulos, termo que aparece no imperativo, isto é, uma ordem.
A Igreja que cresce evangeliza
Em Marcos está escrito, ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura (Mc 16.15), missão facilmente entendida que trata de uma ordem simples, autoritária, repetida, última ordem, que seria desenvolvida mediante a ação do Espírito Santo.
1- Exemplos na história de evangelização. Em todo o contexto histórico percebe-se que houve inúmeras pessoas dedicadas e compromissadas com a salvação de almas. Em destaque neste estudo: a Igreja primitiva, João Wesley e Moody.
a) A Igreja primitiva. Em poucos anos a Igreja primitiva conquistou o mundo da época, acredita-se que no segundo século muito milhões de almas tinham aceitado a Jesus como Salvador.
b) João Wesley. Sobre este grande pregador pode-se afirmar que um pastor prega em média cem vezes por ano, enquanto que João Wesley por cinquenta e quatro anos pregou setecentas e oitenta vezes e a maioria de seus sermões eram aprimorados enquanto ele montado a cavalo realizava as suas viagens.
c) Moody. Moody pode ser definido em sua missão evangelística pelas palavras de Orlando Boyer: um total de 500 mil preciosas almas ganhas para Cristo é o cálculo da colheita que Deus fez por intermédio de seu humilde sevo, Dwight Lyman Moody. R. A. Torrey, que o conheceu intimamente, considerava-o, com razão, o maior homem do século XIX, isto é, o homem mais usado por Deus para ganhar almas (p. 209).
2- Característica que proporcionam a mobilização da Igreja em ganhar almas. Há três características que proporcionam uma Igreja local a se especializar na evangelização das almas perdidas: primeira, a Igreja local é voltada para a Palavra; segunda, a Igreja desfruta a presença do Espírito Santo; e, terceira, a Igreja tem como missão alcançar o mundo para Cristo.
A Igreja tem que pensar-se no todo, como Noiva do Cordeiro, pois o crescimento da Igreja tem que ser universal, isto é, que a cada dia se acrescente o número de almas aos pés do Senhor Jesus Cristo.
A Igreja que cresce faz discípulos
Jesus institui ministros na Igreja para que haja edificação. Apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores (Ef 4.11). Apóstolos conquistam e desbrava campos novos; profetas são grandes pregadores da Palavra que ganham almas e edificam a Igreja pela Palavra; evangelistas quando pioneiros abrem novos trabalhos, como pregadores ganham almas e como pastores instrui pela palavra a Igreja local; pastores são administradores da Igreja do Senhor Jesus e desenvolve em muitos lugares ministérios polivalentes, porém, o que todo pastor é um verdadeiro mestre que instrui as pessoas pela Palavra; e os mestres são pessoas sábias por e em Deus que expõe de maneira clara e eficaz os ensinos do Senhor.
Logo, uma Igreja é edificada se a mesma instrui os membros na Palavra.
Mas, na verdade, a Grande Comissão gira em torno do mais imperativo deles: fazer, discípulos. Fazer discípulos envolve três passos: ir, batizar e ensinar, principalmente os dois últimos (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p. 88).
Fazer discípulos se faz com o ensino da Palavra de Deus e é necessário que os líderes das Igrejas façam discípulos e assim a Igreja em pleno século XXI alcançará milhões para Jesus Cristo.
Fazer discípulo envolve confiar no outro, incentivar o outro, cooperar com o outro e acreditar no outro. Jesus chamou doze homens, sendo Ele o Mestre confiou naqueles homens, incentivou-os por meio do ministério particular, cooperou com as necessidades dos mesmos, e acreditou neles quando ninguém mais acreditaria.
A Igreja que cresce batiza
Após ganhar alguém para Cristo e preparar esta pessoa no conhecimento de Deus é necessário que esta pessoa seja conduzida ao batismo.
O batismo é realizado no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
O batismo aponta para a decisão de crer em Cristo. Quando uma pessoa cria em Cristo, ela deveria ser batizada; não há nenhum cristão no Novo Testamento que não tivesse sido batizado (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p. 88).
Todo poder foi outorgado a Cristo no Céu e na Terra, e este poder se manifesta à Igreja pelo intermédio do Espírito Santo. E quando a Igreja é obediente à Grande Comissão sinais e prodígios de Cristo se manifestam categoricamente no meio do povo. Portanto, como noiva do Cordeiro a Igreja deve ser obediente à Grande Comissão.
Referência:
ALLEN, Ronaldo B. RADMACHER, Earl D. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
BOYER. Orlando. Heróis da Fé. Rio de Janeiro: CPAD, 2002.

RICHARDS. Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário