Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Subsídio para aula da E.B.D: O milagre está em sua casa

O milagre está em sua casa
Provisão é a palavra chave para a compreensão das lições deste trimestre, sendo que o termo provisão significa; ato ou efeito de prover, provimento, abastecimento e fornecimento. Logo, quando o cristão realiza a leitura sistemática da Bíblia percebe-se que os decretos de Deus são:
Criação; decreto de Deus que deu origem a todas as coisas.
Providência; é a ação de Deus em governar o planeta terra suprindo a necessidade de todos, principalmente dos que são fiéis a Ele.
Redenção; após o pecado a humanidade tornou se necessitada do socorro Divino no que corresponde a salvação.
Consumação; decreto que trata da vitória final de Deus em todas as suas obras.
A presente lição tratará da ação de Deus em prover o necessário para com os que a Ele são fiéis.
I – UMA FAMÍLIA EM DIFICULDADES
O relato bíblico de 2º Reis capítulo 4, descreve a história de uma viúva que teria o perdão da dívida do falecido marido, com a retirada de seus dois filhos, para tonarem servos do credor. Porém, o texto mostra que onde há necessidades, haverá possibilidades de milagres pela misericórdia do Senhor.
O presente tópico pode ser sintetizado em duas verdades:
Primeira verdade: o cristão não pode menosprezar os princípios da administração. Pois, quando o cristão administra bem os teus pertencentes estes poderão se multiplicar.
Segunda verdade: assim como Eliseu socorreu a viúva, nos dias atuais a Igreja deverá socorrer os necessitados.
No período do profeta Eliseu a mulher não exercia atividade fora de sua casa, pois quem a sustentava era o seu marido. Caso a mulher ficasse viúva, esta seria amparada por seus filhos ou por um parente próximo que a remisse.
No Antigo Testamento, a questão da viuvez já era tratada com muita atenção. Inclusive, Deus advertira fortemente ao povo de Israel para que tratasse bem aos órfãos e as viúvas, caso contrário, Ele castigaria contundentemente aqueles que os oprimissem (COELHO & DANIEL, p.53).
II – DEUS REALIZA MILAGRES
O milagre não se explica é aceito pela fé. Deus usou o profeta Eliseu como instrumento para que o milagre ocorresse. Para a concretização de um milagre a fé será necessária e Deus usará alguém como instrumento para que o seu nome seja glorificado.
No histórico de 2º Reis capítulo 4, encontra-se uma perfeita definição para o termo visão. Saiba a quem procurar quando não souber aonde ir. A viúva foi ao encontro do profeta e este ato foi definitivo para a sua vitória. Visões para uma família vitoriosa não pode ser limitada e nem se restringir ou direcionar a pessoas perversas. Não é qualquer pessoa. Mas, a pessoa ideal que poderá auxiliar os que necessitam de ajuda.
Lembrando que a primeira pessoa a ser procurada deverá ser a pessoa de Deus. E em seguida aquelas pessoas em que se percebe o temor para com Deus e não as que se autoproclamam como sendo de Deus sem serem. De fato Deus usa homens e mulheres como instrumentos para que pessoas sejam abençoadas. Neste contexto Deus usou Eliseu para a operação de milagre.
O profeta Eliseu inicia uma pergunta da seguinte maneira; declara-me. Este termo expõe o conhecimento de causa por parte da viúva. Ninguém melhor do que ela para descrever o que possuía ou o que se passava em sua casa. A mulher tinha perdido o marido que era dos filhos dos profetas e servo de Eliseu que tinha como padrão de vida o temor ao Senhor. E agora estava preste a perder os seus filhos.
Na indagação do profeta surgi uma lição; as soluções do problema estão mais próximas do que se imagina. O pagamento da dívida não seria solucionado com uma campanha de assistência social liderada pelo profeta. Imagine a voz do profeta Eliseu conclamando os irmãos israelitas para que em uma reunião coletasse ajuda financeira para aquela viúva. A resolução de um problema estar relacionado com a ação do indivíduo, pois se o mesmo desiste de lutar como vencerá? Por outra ótica nota-se que a viúva desconhecia a solução e nem imaginava que a vitória estaria na sua própria casa.
III – PROVISÃO NA MEDIDA CERTA
Porém, a viúva respondeu ao profeta; tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. O azeite na Bíblia simboliza a graça de Deus. A graça Divina é provedora. Se há azeite, com certeza ocorrerá à providência Divina.
Deus multiplicou o azeite, azeite foi vendido, o dinheiro obtido da venda proporcionou o pagamento da dívida e a sobrevivência daquela família.
O pouco que aquela mulher tinha em casa foi feito em muito, mas ela precisava ser sábia no tocante ao que fazer com aquele muito que o Senhor lhe dera. Ter recursos em abundância não é suficiente para que solucionemos problemas de escassez. É preciso que saibamos utilizar o que Deus nos deu (COELHO & DANIEL, p.54).
Portanto, os milagres proporcionam: evangelismo, glorificação e vitória.
Nota-se que na realização de milagres as portas para a evangelização se abrem. O milagre proporciona também glorificação ao Senhor, esta verdade é clara na cura dos dez leprosos citados pelo evangelista Lucas 17.11 – 19, onde dez homens foram curados, porém somente um voltou para agradecer, pois foi o único que entendeu: o milagre é nosso e a glória é de Deus. Por fim, o milagre proporciona vitória, imagine uma mulher que há doze anos padecia de um fluxo de sangue, ao chegar por detrás de Jesus, tocou a orla da veste com uma determinação; se eu tão somente tocar a sua veste, ficarei sã. (Mt 9.21).
Referência:

COELHO, Alexandre; DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário