Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 22 de novembro de 2016

A Oração Sacerdotal de Jesus

A Oração Sacerdotal de Jesus
Texto: 9- Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. 20- Eu não rogo somente por estes, mas também por aqueles que, pela sua palavra, hão de crer em mim (Jo 17.9,20).
Jesus constantemente em seu ministério utilizou (Mc 6.46) e ensinou sobre a oração (Mt 6.9-13). A oração sacerdotal de Jesus passa a ser modelo para a Igreja de hoje, assim como também é riquíssima ao apresentar a vontade de Deus para com o seu povo.
Há dois indicadores que confere a esta oração a identificação de oração sacerdotal, eles estão diretamente associados com a função do sacerdote em conduzir os sacrifícios e em interceder pelo o povo. Jesus se posiciona sendo Ele próprio o sacrifício e intercede pelos seus.
A oração sacerdotal de Jesus
A oração realizada pelo Senhor Jesus no capítulo 17 do evangelho de João é considerada a conclusão do ministério particular do Mestre com os seus discípulos. Ou seja, após as instruções de Jesus para com os discípulos, o Mestre encerrou com uma oração, sendo esta, sacerdotal. Esta oração é considerada sacerdotal pelo seguinte motivo: é intercessora.
A oração sacerdotal está dividida em três partes:
1- Jesus ora por si mesmo. O momento em que Jesus ora por si mesmo, Ele apenas faz um pedido, glorifica a teu Filho (v.1). Porém, neste pedido há duas razões: primeira, para que o teu Filho te glorifique (v.1), e; segunda, eu glorifiquei-te na terra (v.4).
O pedido glorifica a teu Filho, indica que Jesus estava pronto para ser o sacrifício que justificaria a humanidade.
Para que o Filho fosse glorificado necessário seria que houvesse o sacrifício, isto é, que o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo fosse morto. Mas, que ao terceiro dia viesse a ressuscitar para que a sua vida fosse confirmada, sua morte fosse confirmada e suas palavras fossem confirmadas perante o Pai.
2- Jesus ora pelos discípulos. Jesus pede ao Pai que guarde os discípulos os livrando do mal (vv. 12,15). Essa proteção pleiteada por Jesus para os seus nada mais era do que a continuação e o aperfeiçoamento de uma condição moral já existente... No entanto, apesar de sua sinceridade, os onze ainda precisavam não só da guarda divina, mas também de aperfeiçoamento; por esta razão seu Mestre continuou a orar por sua santificação, tendo em vista, na verdade, não apenas sua perseverança, crescimento e maturidade na graça como soldados cristãos, mas especialmente que fossem equipados para a função do apostolado (BRUCE, p.490).
3- Jesus ora pela Igreja. Eu não rogo somente por estes, mas também por aqueles que, pela sua palavra, hão de crer em mim (v.20). O presente versículo mostra a abrangência da oração sacerdotal de Jesus, pois Ele intercede em prol dos que em um dia iria recebê-lo. Para a Igreja o pedido de Jesus é que haja unidade.
O propósito da oração sacerdotal de Jesus
Portanto, a oração sacerdotal apresenta os seguintes pedidos do Senhor Jesus Cristo; para si (glorifica ao teu Filho – Jo 17.1), pedidos de Jesus para que os discípulos sejam guardados do mundo (Jo 17.11) e pedidos de Jesus para que os membros da Igreja vivam em unidade (Jo 17.21).
Logo, para cada pedido o Mestre faz uma consideração básica do seu desejo, isto é, Ele indica o propósito.

De fato o objetivo de guardá-los do mundo corresponde em guardá-los dos desejos carnais produzidos e motivados pela vivência da sociedade. Desejos que impedem ao cristão de manter uma vida santificada. Por isso, Jesus roga ao Pai que santifique – os na verdade; a tua palavra é a verdade (Jo 17.17). A santificação é produzida pela Palavra, pela oração e pela presença do cristão na casa do Senhor, pois tais ações proporcionam a saída do mundo de dentro do coração do ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário