Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão

Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão
Texto: Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão em visão, dizendo: não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão (Gn 15.1).
Abraão é dos personagens da Bíblia que se destaca em estudos e narrativas históricas, tanto em ministrações eclesiásticas como em palestras seculares. Abraão é considerado e tido como referência para as três religiões monoteístas.
Abraão vivenciou temores e conforme Gênesis 15, temores por se sentir inseguro. Insegurança pela existência de inimigos e pela inexistência de um sucessor. Mas, Deus tem muita forma para se comunicar com os teus filhos, por meio de visão Deus encoraja o patriarca dizendo: não temas.
A multiforme comunicação de Deus
Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho (Hb 1.1). A expressão, muitas vezes e de muitas maneiras, corrobora a multiforme comunicação divina referente a períodos da história. Muitas vezes, se refere aos períodos da história; enquanto, muitas maneiras, se referem aos métodos utilizados na comunicação: visitações, sonhos, visões, sinais, parábolas e acontecimentos.
A palavra do Senhor em visão a Abrão serviu para consola-lo mediante a insegurança. Deus e o patriarca ratificaram um pacto de sangue (Gn 15.7-21). Aliança que garantia compromisso em outorgar proteção um ao outro diante as inúmeras ameaças dos inimigos. Quando Deus fala, Deus corrobora as promessas e por meio da Sua palavra desperta os escolhidos, outorgando paz no presente e esperança no futuro.
Abrão, homem vocacionado por Deus
A vida do patriarca pode ser dividida didaticamente em dois períodos: primeiro, quando era chamado de Abrão; e, segundo quando passou a ser chamado de Abraão.
1- Abrão. O nome Abrão tem como significado pai da altura. O que adiantava ser conhecido pelo nome pai da altura se o patriarca não tinha nenhum filho.
No primeiro período da vida do patriarca ocorrem dois acontecimentos marcantes: o chamado de Deus a Abrão e a promessa de Deus para com Abrão.
Deus chama Abrão quando este habitava a terra de Ur dos caldeus (Gn 11.31). E lhe faz a seguinte promessa: e far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra (Gn 12.2,3). No presente texto há três descrições claras da benção de Deus na vida de Abrão caso ele obedecesse a Deus. A benção de Deus para com Abrão seria multiplicativa, progressiva e abrangente.
Multiplicativa em se tratar que de Abraão surgiria uma grande nação, isto é, de um indivíduo um povo. Também, por multiplicar inúmeras bênçãos na vida do patriarca.
Progressiva por se tratar do reconhecimento da pessoa de Abrão no decorrer da história.
E por fim, abrangente, pois não só à nação que surgiria do patriarca que seria abençoada, mas também todas as famílias da terra se tornariam abençoadas no patriarca Abrão.
2- Abraão. O nome é mudado de Abrão, pai da altura, para Abraão, pai duma multidão. Neste período da vida do patriarca cumprisse a promessa do nascimento do filho (Gn 21.1-3).
Deus supre a caminhada. Tal afirmativa é notória na vida de Abraão, pois o mesmo aos setenta e cinco anos era incompleto, em se tratando, da ausência de um filho. Deus chama o patriarca. O patriarca obedece, logo após vinte e cinco anos vem o resultado, o nascimento do filho da promessa.
Não temas
Quando Deus disse a Abrão não temas, eu sou teu escudo, o teu grandíssimo galardão, estava afirmando que o presente e o futuro estar sobre o Seu controle.
1- O temor do presente. No presente as pessoas enfrentam dificuldades, fato que demonstra a incapacidade humana como resultado do pecado.
O pecado abrange cinco esferas da convivência humana:
Esfera moral, sendo conceituado pela expressão errar o alvo.
Esfera da conduta fraternal, convivência afetada pela injustiça e pela violência.
Esfera da santidade, conceituada pelos termos: profano e imundo.
Esfera da verdade, definida pelas palavras mentira e engano.
Esfera da sabedoria, pela expressão ignorância e desordem.
O presente vivenciado por Abrão lhe transmitia insegurança, porém, Abrão seguia o Único e Verdadeiro Deus, que lhe outorgava segurança e proteção ao afirmar, Eu Sou teu escudo.
2- O temor do futuro. Além do presente o futuro também desestrutura o indivíduo. O medo do amanhã, a preocupação com as futuras gerações, a atual conjectura mundial e dentre outros, o processo educacional, proporcionam medo. São inúmeras as razões que provocam temor no que concerne o futuro, porém, o temor do patriarca se relacionava com a inexistência de um descendente. Sendo assim, Deus consola o patriarca ao afirmar: Eu Sou o teu grandíssimo galardão, isto é, Deus outorga recompensa para os que são fiéis a Ele.

Abraão não ficou preso em um passado esquecido por seus sucessores. Todavia, a experiência de vida de Abraão em conhecer e obedecer ao chamado de Deus para a sua vida fez do mesmo um dos personagens mais ilustre da história da humanidade. A importância do patriarca não está limitada na escrita Bíblica, ganhou campo e dimensão gigantesca. Tal dimensão foi conquistada pela obediência ao chamado e pela certeza da Palavra de Deus por meio de visão: não temas, Abrão, eu sou teu escudo, o teu grandíssimo galardão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário