Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Subsídio da E.B.D: Uma Promessa de Salvação

Uma Promessa de Salvação
O objetivo geral da presente lição é mostrar que a promessa da salvação foi a resposta amorosa de Deus para reconciliar consigo o ser humano; e como objetivos específicos: apresentar o conceito bíblico de salvação, mostrar a importância da doutrina da salvação e saber que a salvação foi prometida ainda no Éden.
Gênesis 3.15 expõe uma das grandezas de Deus, o Senhor por Seu imenso amor para com a humanidade faz promessa de salvação, e descreve que da semente da mulher um feriria a cabeça da serpente, percebe-se que o da semente da mulher indica conforme os rabinos, mestres da Lei, que este (descendente da mulher), não nasceria pela participação de um homem, logo se entende que seria gerado pelo poder do Espírito Santo.
Gênesis 3.15 é chamado por alguns teólogos de proto evangelho, porque neste texto, mesmo de forma indireta, Deus promete o vindouro Salvador, o nosso Senhor Jesus Cristo, que destituiria Satanás de seu poder e desfaria sua má obra, assim como um homem ao esmagar a cabeça de uma serpente debaixo de seus pés. O Senhor estava mostrando misericórdia mesmo quando Ele julgava (Gn 4.15) – (ALLEN; RADMACHER; HOUSE, p. 18).
A presente lição tem como ponto central compreender que a promessa da salvação é a resposta amorosa de Deus para salvar a humanidade pecadora.
CONCEITO DE SALVAÇÃO
A Palavra salvação deriva do grego, soteria, tendo por significado, liberdade ou ser livre de um perigo iminente. O termo salvação no Novo Testamento insere como compreensão o propósito de Deus, que é a salvação da humanidade.
Nos livros do Antigo Testamento percebe-se que a palavra salvação diz respeito à libertação da escravidão e também se associa com a preservação da vida, pois o termo hebraico, yasha, que é traduzido por salvar tem como significados: ajudar, libertar, livrar e salvar. Corresponde com livramento de grandes perigos e de risco de morte.
O conceito de salvação no Novo Testamento inclui a maioria dos elementos e aspectos aludidos no Antigo Testamento, acrescentando-lhe dimensões espirituais. O termo grego soteria compreende tanto a salvação nacional como a pessoal (ALLEN; RADMACHER; HOUSE, p. 18).
No Antigo Testamento a salvação é apresentada de maneira figurada e é prometida.
Salvação Figurada. Quando o homem pecou, logo percebeu que estava nu, em seguida fez para se e para a sua esposa aventais de folhas de figueira (Gn 3.7); Deus não aprovou as vestes feitas pelo primeiro Casal, segundo o texto de Gênesis 3.21, Deus fez túnicas de peles e os vestiu. O animal imolado pelo próprio Deus torna-se uma figura de Cristo, pois só pela morte de Jesus que há salvação para a humanidade.
Salvação Prometida. A primeira promessa a respeito de um salvador na bíblia encontra-se em Gênesis 3.15. Porém, analisando ainda o Antigo Testamento são inúmeras as profecias a respeito de Jesus, vejamos algumas delas:
Profeta semelhante a Moisés (Dt 18.15)
É crucificado (Sl 22)
È Deus e terá um reino eterno (Is 9.)
É ungido e morto depois de 483 anos (Dn 9. 24-27)
É eterno e nascerá em Belém (Mq 5.2)
OS ELOS DA SALVAÇÃO
Os elos da salvação são: fé, arrependimento, conversão, santificação e glorificação.
Fé. Que é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem (Hb11.1). Em suma, quando se trata da fé, podemos citar três dimensões que se relacionam com o elo da fé, são elas:
a) Fé Natural - todas as pessoas dizem possuir uma fé e é claro que possuem, porém a nomeamos de fé natural ou comum.
b) Fé Salvífica - É a fé da entrega, quem possui esta fé não consegue viver sem Jesus.
c) Fé Sobrenatural – é a fé que remove montanhas.

Arrependimento. É um ato de contrição profunda do coração, pela culpa de uma ação cometida com desejo de deixar o erro e praticar o bem.
Conversão. É a entrega total a Jesus e como resultado a mudança completa; espírito, alma e corpo transformados para a ação do Espírito de Deus.
Santificação. É a ação em que se abandona o pecado e passa a ter uma vida pura em toda maneira de viver.
a. Santificação pretérita – estar relacionada ao momento da conversão.
b. Santificação presente – santificamos mediante a palavra de Deus, a oração e a dedicação na casa do Senhor.
c. Santificação futura ou total – quando deixarmos este corpo corruptível e tomar posse de um corpo incorruptível.
Glorificação. É a razão da nossa vida espiritual, quando termos o nosso corpo transformado conforme a imagem celestial (ICor 15.49).
Referência:

ALLEN, Ronaldo B. RADMACHER, Earl D. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico AntigoTestamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário