Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 26 de agosto de 2018

Subsídio da EBD: Ofertas Pacíficas para um Deus de Paz


Ofertas Pacíficas para um Deus de Paz
A presente lição tem como objetivo geral compreender que o crente oferece sacrifícios pacíficos a Deus quando pratica e semeia a paz do Senhor Jesus Cristo no poder do Espírito Santo. E como objetivos específicos:
Mostrar a excelência da oferta pacífica.
Discutir a respeito da oferta pacífica na história sagrada.
Compreender a oferta pacífica na vida diária.
A presente lição proporciona o conhecimento a respeito da polemologia versus irenologia, polemologia corresponde com a arte da guerra, enquanto irenologia descreve o estudo sistemático da paz de acordo com várias culturas.
A respeito da paz, assim escreveu o apóstolo Paulo: se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens (Rm 12.18).
A aspiração do cristão deveria ser a de viver uma vida em paz. Mas, às vezes, a paz não depende unicamente de nós; é por isso que Paulo limita assim o mandamento: se for possível (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p.396).
O termo paz proporciona a formação das seguintes bases propicias para relacionamentos satisfatórios: harmonia, saúde, integridade e bem-estar.
A paz é condição fundamental para progredirmos na união, para acolhermos os ministérios de outras pessoas e para aprendermos, ainda que através dos fracassos. O exercício dos dons deve levar à maior união e paz... Por isso, é fundamental aprendermos a tratar com ternura uns aos outros e a buscar o sumo bem de todos (HORTON, 1996, p.489).
A paz tem sua origem em Deus, isto é, paz de Deus. Porém, também há possibilidade do ser humano viver a paz com Deus, sendo que a possibilidade para tamanho ato só é possível mediante a justificação.
I – A EXCELÊNCIA DA OFERTA PACÍFICA
1- Oferta pacífica.
2- Tipos de ofertas pacíficas.
3- Objetivos das ofertas pacíficas.
Comentário:
Esta é a regulamentação da oferta de comunhão que pode ser apresentada ao Senhor: Se alguém a fizer por gratidão, então, junto com sua oferta de gratidão, terá que oferecer bolos sem fermento e amassados com óleo, pães finos sem fermento e untados com óleo, e bolos da melhor farinha bem amassados e misturados com óleo (Lv 7.11,12).
Ofertas pacíficas eram apresentadas ao Senhor com louvor e declarava publicamente a bondade de Deus com ações benevolentes para com os israelitas. Em outras palavras a oferta pacífica era o reconhecimento de que Deus era o outorgador de todas as bênçãos transformadas em benefícios para com o povo.
Portanto, as ofertas pacíficas eram divididas em: ofertas de agradecimento (Lv 7.12), oferta de voto (Lv 7.16), e oferta movida ou voluntária (Lv 7.16).
Portanto, as ofertas pacíficas tinham como objetivos: [...] aprofundar a comunhão entre Deus e o crente, e levar o ofertante a reconhecer que tudo quanto temos vem do Senhor, porque dEle é a terra e a sua plenitude (Sl 24.1). (ANDRADE, 2018, p.116).
II – A OFERTA PACÍFICA NA HISTÓRIA SAGRADA
1- Jacó, filho de Isaque.
2- Ana, mãe de Samuel.
3- Davi, rei de Israel.
Comentário:
O voto de Jacó é perceptível em Gênesis 28.20,21 e 22, onde está escrito: Se Deus estiver comigo, cuidar de mim nesta viagem que estou fazendo, prover-me de comida e roupa, e levar-me de volta em segurança à casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus. E esta pedra que hoje coloquei como coluna servirá de santuário de Deus; e de tudo o que me deres certamente te darei o dízimo. Com Jacó se aprende que é necessário que o crente entenda que fazer voto não é pecado, porém o voto não poderá ser desenvolvido entorno do que é ordinário à obrigação cristã, exemplo prometer se caso receba algo passar a ser dizimista, sendo que o dízimo já é uma obrigação espiritual ao cristão.
Já a respeito da oferta de Ana percebe-se nas seguintes descrições: Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados (1Sm 1.11). Deus honrou a Ana outorgando a ela além de Samuel três filhos e duas filhas (1Sm 2.21).
Por fim, ninguém é obrigado a realizar um voto, porém caso o faça é necessário que o cumpra, pois o comprometimento com o voto feito demonstra amor espontâneo do votante ao Senhor (Dt 23.21,22;Ec 5.4,5). Entretanto, fazer um voto era uma atitude espontânea e não necessária para o desenvolvimento da comunhão com Deus (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p.344).
III – A OFERTA PACÍFICA NA VIDA DIÁRIA
1- Consagração incondicional.
2- Sacrifício de louvores.
3- Adoração contínua.
Comentário:
Atualmente os cristãos podem ofertar a Deus como oferta pacífica a santificação (consagração incondicional), a entrega de louvores, sendo esta adoração contínua.
A respeito da santificação cabe-se compreender que a santificação é a doutrina bíblica que explica a ação do indivíduo em ser separado do mundo para o uso exclusivo de Deus.
A santificação difere da justificação no que corresponde ao estado e a posição. A santificação indica o estado em que se encontra o cristão diante de Deus, enquanto a justificação corresponde com a posição do cristão diante de Deus.
Porém, existem outras diferenças importantes que ajuda a compreensão dos termos justificação e santificação.
Na justificação o indivíduo é declaro justo, já na santificação o indivíduo se torna justo.
A justificação é a ação de Deus para o bem daqueles que entregam a sua vida Cristo, enquanto a santificação é ação de Deus no indivíduo.
Por fim, a justificação outorga segurança ao cristão, enquanto a santificação torna os cristãos sãos.
Referência:
ANDRADE, Claudionor de. Adoração Santidade e Serviço: os princípios de Deus para a sua Igreja em Levítico. Rio de Janeiro: CPAD, 2018.
HORTON, S.M. Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.
RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Velho Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário