Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 5 de maio de 2019

Subsídio para a aula da E.B.D: As Cortinas do Tabernáculo


As Cortinas do Tabernáculo
O ponto central da lição é levar-nos a compreender que as cores das cortinas do Tabernáculo apontam para a nossa salvação, fato corroborado na verdade prática: comparando as coisas simples do Tabernáculo com as celestiais, aprendemos as verdades que nos levam ao crescimento espiritual.
Entretanto, mostrar que as cores das cortinas do Tabernáculo aponta para a obra completa da salvação é o objetivo geral da presente lição que tem como objetivos específicos:
Classificar a coberta e as cortinas do Tabernáculo.
Descrever a simbologia das cortinas do Tabernáculo.
Expor o significado simbólico das cores das cortinas do Tabernáculo.
Porém, a respeito do texto áureo podemos descrever que:
[...] Paulo enfatizou novamente que as situações as quais acontecem a Israel não são simplesmente eventos históricos a serem interpretados, mas advertências a serem consideradas com atenção. Isto é especialmente verdadeiro na visão de Paulo, uma vez que são chegados os fins dos séculos. Os planos do Senhor estavam chegando ao clímax (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p. 428).
Já no que corresponde à aplicação com a lição, assim descreve Cabral:
Essas cortinas e cobertas feitas para o Tabernáculo eram figuras e tipo celestial e mostrava, numa linguagem figurada, algumas características da obra redentora de Jesus. Num sentido especial, Cristo tornou-se a nossa cobertura perfeita porque Ele cobriu o nosso pecado (CABRAL, 2019, p.68).
I – AS COBERTAS E AS CORTINAS DO TABERNÁCULO
A cobertura externa era rústica, feita de peles de animais e representava a humanidade de Jesus. Lembrando que a cobertura externa tinha como finalidade resistir à oscilação climática do deserto, isto é, a amplitude térmica.
Já a cobertura interna por meio das cores e formosura descreve o caráter do Senhor Jesus.
Conforme o pastor Antônio Gilberto o caráter:
É um componente da personalidade.
É adquirido, não herdado.
A criança herda tendências, não caráter.
Resulta da adaptação progressiva do temperamento às condições do meio ambiente: o lar, a escola, a igreja, a comunidade, e o estado socioeconômico (1998, p.223).
Porém, no que corresponde o caráter de Cristo manifesto nas cortinas internas percebe-se no linho a justiça do Messias e no pano vermelho a personalidade de ir até o fim da missão. Missão esta de se entregar na cruz para outorgar salvação a todos os homens que o aceitar como Salvador.
II – AS CORTINAS DO PÁTIO DO TABERNÁCULO
O cortinado transmite dois significados importantes para o crescimento espiritual dos servos do Senhor. O primeiro significado corresponde com a separação, isto é, o homem em pecado estava separado do Deus justo e santo. Já o segundo significado corresponde com a santificação, sendo Deus santo é necessário que todo aquele que dEle se aproxima se santifique.
Para falarmos das cortinas externas do Pátio, temos de falar das suas colunas, as quais tratam especialmente de Cristo e de sua Igreja, que é o seu povo. Essas colunas identificam, pelo menos, quatro elementos relacionados aos crentes em Cristo: segurança, estabilidade, unidade e responsabilidade (CABRAL, 2019, p.72).
Segurança corresponde em ser o cristão, nova criatura em Cristo Jesus, enquanto a estabilidade descreve a firmeza que o cristão encontra no Messias, já unidade fala da existência de único corpo, pois em Jesus somos um, por fim, a responsabilidade descreve a missão dos cristãos em proclamar a Jesus como Salvador.
III – AS CORES DAS CORTINAS DO TABERNÁCULO
A cortina azul celeste apresenta a origem de Jesus, logo relata de sua divindade e de sua humanidade. Portanto, na Bíblia é Jesus apresentado 100% homem e 100% Deus. Conforme Paulo (1 Tm 2.5) só há um mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
Logo, como ser humano, Jesus:
Nasceu de uma mulher; cresceu em estatura e em sabedoria; sentiu sono, fome, sede e cansaço; morreu, porém ressuscitou ao terceiro dia; e, foi feito semelhante aos homens, porém sem pecado (Lc 2.6,7,52; Mt 8.24; Jo 19.28; Hb 13.12; Lc 19.41; Mt 26.37; 1 Co 15.3,4; Hb 2.17; Hb 4.15).
A cor púrpura descreve a realeza de Jesus glorificado e não de Jesus o homem.
Já a cor escarlate descreve a obra vicária de Jesus no Calvário.
Por fim, a cor branca fala da santidade de Jesus Cristo.
Referência:
CABRAL, Elienai. O Tabernáculo: símbolos da obra redentora de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2019.
RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
SILVA, Antonio Gilberto da. Manual da Escola Dominical: um curso de treinamento para professors iniciantes e de atualização para professores veteranos da Escola Bíblica Dominical. 17ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário