As Cortinas do Tabernáculo
O ponto central da
lição é levar-nos a compreender que as cores das cortinas do Tabernáculo
apontam para a nossa salvação, fato corroborado na verdade prática: comparando as coisas simples do Tabernáculo com as
celestiais, aprendemos as verdades que nos levam ao crescimento espiritual.
Entretanto, mostrar que as
cores das cortinas do Tabernáculo aponta para a obra completa da salvação é
o objetivo geral da presente lição que tem como objetivos específicos:
Classificar a coberta e as cortinas do
Tabernáculo.
Descrever a simbologia das cortinas do Tabernáculo.
Expor o significado simbólico das cores
das cortinas do Tabernáculo.
Porém, a respeito do
texto áureo podemos descrever que:
[...]
Paulo enfatizou novamente que as situações as quais acontecem a Israel não são
simplesmente eventos históricos a serem interpretados, mas advertências a serem
consideradas com atenção. Isto é especialmente verdadeiro na visão de Paulo,
uma vez que são chegados os fins dos séculos. Os planos do Senhor estavam
chegando ao clímax (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p. 428).
Já no que corresponde
à aplicação com a lição, assim descreve Cabral:
Essas cortinas
e cobertas feitas para o Tabernáculo eram figuras e tipo celestial e mostrava,
numa linguagem figurada, algumas características da obra redentora de Jesus. Num
sentido especial, Cristo tornou-se a nossa cobertura perfeita porque Ele cobriu
o nosso pecado (CABRAL, 2019, p.68).
I – AS
COBERTAS E AS CORTINAS DO TABERNÁCULO
A cobertura externa
era rústica, feita de peles de animais e representava a humanidade de Jesus.
Lembrando que a cobertura externa tinha como finalidade resistir à oscilação
climática do deserto, isto é, a amplitude térmica.
Já a cobertura interna
por meio das cores e formosura descreve o caráter do Senhor Jesus.
Conforme o pastor
Antônio Gilberto o caráter:
É um
componente da personalidade.
É
adquirido, não herdado.
A
criança herda tendências, não caráter.
Resulta
da adaptação progressiva do temperamento às condições do meio ambiente: o lar,
a escola, a igreja, a comunidade, e o estado socioeconômico (1998,
p.223).
Porém, no que corresponde
o caráter de Cristo manifesto nas cortinas internas percebe-se no linho a
justiça do Messias e no pano vermelho a personalidade de ir até o fim da missão.
Missão esta de se entregar na cruz para outorgar salvação a todos os homens que
o aceitar como Salvador.
II –
AS CORTINAS DO PÁTIO DO TABERNÁCULO
O cortinado transmite
dois significados importantes para o crescimento espiritual dos servos do Senhor.
O primeiro significado corresponde com a separação, isto é, o homem em pecado
estava separado do Deus justo e santo. Já o segundo significado corresponde com
a santificação, sendo Deus santo é necessário que todo aquele que dEle se aproxima
se santifique.
Para falarmos
das cortinas externas do Pátio, temos de falar das suas colunas, as quais
tratam especialmente de Cristo e de sua Igreja, que é o seu povo. Essas colunas
identificam, pelo menos, quatro elementos relacionados aos crentes em Cristo:
segurança, estabilidade, unidade e responsabilidade (CABRAL,
2019, p.72).
Segurança corresponde
em ser o cristão, nova criatura em Cristo Jesus, enquanto a estabilidade
descreve a firmeza que o cristão encontra no Messias, já unidade fala da
existência de único corpo, pois em Jesus somos um, por fim, a responsabilidade
descreve a missão dos cristãos em proclamar a Jesus como Salvador.
III –
AS CORES DAS CORTINAS DO TABERNÁCULO
A cortina azul
celeste apresenta a origem de Jesus, logo relata de sua divindade e de sua
humanidade. Portanto, na Bíblia é Jesus apresentado 100% homem e 100% Deus.
Conforme Paulo (1 Tm 2.5) só há um mediador entre Deus e os homens, Jesus
Cristo homem.
Logo, como ser
humano, Jesus:
Nasceu de uma mulher;
cresceu em estatura e em sabedoria; sentiu sono, fome, sede e cansaço; morreu,
porém ressuscitou ao terceiro dia; e, foi feito semelhante aos homens, porém
sem pecado (Lc 2.6,7,52; Mt 8.24; Jo 19.28; Hb 13.12; Lc 19.41; Mt 26.37; 1 Co
15.3,4; Hb 2.17; Hb 4.15).
A cor púrpura
descreve a realeza de Jesus glorificado e não de Jesus o homem.
Já a cor escarlate
descreve a obra vicária de Jesus no Calvário.
Por fim, a cor branca
fala da santidade de Jesus Cristo.
Referência:
CABRAL, Elienai. O
Tabernáculo: símbolos da obra redentora de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD,
2019.
RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo
comentário Bíblico Novo Testamento. Rio
de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
SILVA, Antonio Gilberto da. Manual da Escola Dominical: um curso de treinamento para professors
iniciantes e de atualização para professores veteranos da Escola Bíblica
Dominical. 17ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.
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