Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 4 de agosto de 2019

Subsídio para a aula da E.B.D: A Mordomia da Adoração


A Mordomia da Adoração
A presente lição tem como verdade prática, a seguinte descrição: Deus procura os verdadeiros adoradores, e não as celebridades. Enunciado que é ratificado pelo objetivo geral: mostrar que Deus procura os verdadeiros adoradores.
E como objetivos específicos:
Conceituar a palavra adoração.
Explicar como adorar a Deus.
Pontuar gestos e atitudes na adoração a Deus.
O texto áureo proporciona conhecer que Deus não está limitado ao tempo e espaço. E quando alguém nasce no Espírito, Ele pode se comunicar com Deus onde quer que esteja [...] Jesus disse que a adoração é algo do coração. Em verdade é o que está em harmonia com a natureza e a vontade de Deus. É o contrário de tudo que é falso. A verdade aqui é especificamente a adoração a Deus por meio de Jesus Cristo. A questão não é onde alguém adora, e sim como e quem alguém adora (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p. 236).
I – O QUE É ADORAÇÃO
Compreende que adoração é o louvor, a adoração e a reverência a Deus, tanto em público quanto em particular. É a celebração da excelência de Deus, e, por meio da adoração, damos honra ao nome do Senhor (GUIA CRISTÃO DE LEITURA DA BÍBLIA, p.790).
Da palavra hebraica shaha compreende que adoração é o ato de curvar diante de Deus, enquanto a palavra hebraica abad transmite como definição o serviço a Deus. Portanto, adoração no Antigo Testamento corresponde ao ato de servir e de se inclinar diante de Deus.
Já no Novo Testamento a palavra grega proskuneo identifica a adoração com a prestação de homenagem ao ponto de beijar a mão. E as palavras grega latreía que significa serviço no ato contínuo do culto e leitougia que corresponde com a organização no culto.
II – COMO ADORAR A DEUS
Conforme o texto áureo a adoração deverá ser em Espírito e em verdade, isto elimina a existência de um local fixo para a ocorrência do culto e enaltece a atitude do adorador que deverá ser em verdade.
Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional (Rm 12.1).
O culto racional segundo o texto Sagrado deverá ser a apresentação do corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.
A descrição sacrifício vivo corresponde ao ato desenvolvido na Antiga Aliança em que o animal era imolado consumando a adoração na morte do animal, porém na Nova Aliança não é necessário a morte, mas em contrapartida a adoração deverá ser desenvolvida em um corpo vivo. Além de ser um corpo vivo também é necessário à apresentação ao Senhor em santidade, tornando assim o sacrifício um ato agradável a Deus.
[...] Racional indica que ofertar é a única reação possível de ser pensada diante de todas as boas dádivas que Deus nos deu (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p. 393).
III – GESTOS E ATITUDES NA ADORAÇÃO A DEUS
O tópico apresenta as seguintes ações no ato da adoração: ajoelhar-se, prostrar-se, louvar, cantar e glorificar a Deus. Portanto, é necessário que o cristão compreenda que Deus é grandioso, motivo inicial da adoração do crente; a adoração eleva o espírito, e quando desenvolvida pela congregação proporciona estímulo aos crentes fracos; e, por fim, a adoração realizada em Espírito e em verdade desperta o poder de Deus na vida de cada servo obediente.
Por fim, adorar é apenas concentrar toda a nossa mente, coração e vida em algo em que encontramos satisfação. Por isso, as pessoas de alguns lugares constroem estátuas para agradar os espíritos que, segundo acreditam, irão ajudar ou atrapalhar a vida delas.
Pessoas de outros lugares se devotam ao trabalho, aos ideais políticos, aos passatempos e assim por diante. Mas para o cristão, só Jesus, o Pai e o Espírito Santo são dignos de adoração. Só eles mantêm tudo junto e dão sentido e propósito para a vida (GUIA CRISTÃO DE LEITURA DA BÍBLIA, p.732).
Referência:
GUIA CRISTÃO DE LEITURA DA BÍBLIA. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.
RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário