Deus é Fiel

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domingo, 18 de agosto de 2019

Subsídio para a aula da E.B.D: A Mordomia do Tempo


A Mordomia do Tempo
A presente lição tem como verdade prática: Não se pode recuperar o tempo perdido; por isso, é indispensável aproveitar diligentemente o tempo que Deus nos concede. Sendo que o enunciado também ratifica o objetivo geral: conscientizar de que o tempo não pode ser desperdiçado, mas aproveitado diligentemente.
Diligentemente corresponde a rapidez, eficácia e reponsabilidade. Logo, ao usar o tempo com diligência corresponde a usá-lo com rapidez, eficácia e de maneira responsável.
A leitura bíblica em classe proporciona conhecer que há quatorze pares antitéticos conforme Eclesiastes 3.2-8, que são:
Primeiro par, nascer e morrer (v.2). Corresponde a acontecimentos naturais da vida humana.
Segundo tempo, de plantar e de arrancar o que plantou (v.2). Também corresponde aos acontecimentos naturais.
Terceiro par de tempos, o de matar e o tempo de curar (v.3). Morte no tempo de Deus, sendo que alguns teólogos utilizam o presente versículo para ratificar a pena de morte a bandidos.
Quarto, de derribar e de edificar (v.3). Há momento específico para demolir ao ponto de demolir até mesmo nações (Jr 5.5).
Quinto par de tempos, o de chorar e o de rir (v.4). Corresponde com demonstração específica dos indivíduos em está triste ou alegre.
Sexto par de tempos, prantear e saltar (v.4). Corresponde com demonstração específica dos indivíduos, pranto ou dança.
Sétimo, de espalhar pedras e de ajuntar pedras (v.5). As pedras eram ajuntadas no período das guerras para impedir os inimigos, porém no período de paz as pedras eram retidas para o desenvolvimento agrícola.
Oitavo, de abraçar e de afastar de abraçar (v.5). No presente texto corresponde ao envolvimento sexual.
Nono par de tempos, o de buscar e o de perder (v.6).
Décimo, o tempo de guardar e o tempo de deitar fora (v.6).
Décimo primeiro, tempo de rasgar e tempo de coser (v.7).
Décimo segundo, de calar e de falar (v.7).
Décimo terceiro, o tempo de amar e o tempo de aborrecer (v.8).
Décimo quarto, o tempo de guerra e o tempo de paz (v.8).
A respeito do versículo 8, assim conclui-se:
Neste versículo, a primeira parte identifica o termo positivo amar antes, e o negativo aborrecer depois. A segunda parte emprega a ordem invertida, o negativo depois o positivo, para terminar em paz (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p.996).
I – CONCEITOS IMPORTANTES
O presente tópico tem como objetivo específico conceituar o tempo diferenciando o tempo de Deus do tempo do homem.
O tempo do homem é definido pela palavra chronos que corresponde ao tempo cronometrado, definindo assim o tempo limitado do homem em vida e no que corresponde à origem do ser humano por parte de Deus. Logo, o homem não é eterno, mas tem a promessa de viver a eternidade.
Já o tempo de Deus é definido pelo o vocábulo, kairós, que expressa à eternidade do Senhor e o controle do tempo pelo o Senhor.
Portanto, o tempo é uma série ininterrupta e eterna de instantes [...] Época determinada (definição dissertada na revista).
II – A MORDOMIA DO TEMPO
Salientar a mordomia do tempo é o objetivo do presente tópico. Tópico que tem como versículo chave Efésios 5.16, na utilização do termo: remindo o tempo.
Remindo o tempo significa aproveitar bem o tempo e as oportunidades que Deus nos dá para servir-lhe. Cada um de nós tem um tempo limitado neste mundo, e Paulo exorta-nos a usar o máximo possível desse tempo, da melhor forma possível, para promover os objetos de Cristo (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p.512).
Para assim reforçar o objetivo, outro texto utilizado no tópico é o do Salmo 90.12: Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.
Ensina-nos. Moisés buscava uma nova compreensão do sentido de sua vida.
Contar os nossos dias. Não se trata apenas de ter o senso de mortalidade; significa valorizar o tempo que temos, empregando-o em propósitos eternos (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p.902).
III – COMO APROVEITAR BEM O TEMPO
Mostrar como aproveitar o tempo é o objetivo específico do presente tópico. Primeiramente, usar o tempo para Deus; em segundo, usar o tempo para nós; e, em terceiro, usar o tempo para com a família.
Para com Deus corresponde a três pontos básicos: oração, leitura da Bíblia e presença na igreja.
O tempo utilizado para com os cuidados pessoais que são necessários, exemplo: saúde física e emocional.
Por fim, o tempo deverá ser utilizado para o bem da família, pois assim perceberá o cuidado exercido aos familiares, sendo que se alguém não cuidar dos seus, negou a fé e é pior do que o infiel (1Tm 5.8).
Referência:
RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Velho Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

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