A Mordomia do Tempo
A presente lição tem
como verdade prática: Não se pode
recuperar o tempo perdido; por isso, é indispensável aproveitar diligentemente
o tempo que Deus nos concede. Sendo que o enunciado também
ratifica o objetivo geral: conscientizar de
que o tempo não pode ser desperdiçado, mas aproveitado diligentemente.
Diligentemente corresponde a rapidez, eficácia e reponsabilidade. Logo, ao
usar o tempo com diligência corresponde a usá-lo com rapidez, eficácia e de
maneira responsável.
A leitura bíblica em classe proporciona conhecer que há quatorze pares
antitéticos conforme Eclesiastes 3.2-8, que são:
Primeiro par, nascer e morrer (v.2). Corresponde a acontecimentos
naturais da vida humana.
Segundo tempo, de plantar e de arrancar o que plantou (v.2). Também
corresponde aos acontecimentos naturais.
Terceiro par de tempos, o de matar e o tempo de curar (v.3). Morte no
tempo de Deus, sendo que alguns teólogos utilizam o presente versículo para
ratificar a pena de morte a bandidos.
Quarto, de derribar e de edificar (v.3). Há momento específico para
demolir ao ponto de demolir até mesmo nações (Jr 5.5).
Quinto par de tempos, o de chorar e o de rir (v.4). Corresponde com
demonstração específica dos indivíduos em está triste ou alegre.
Sexto par de tempos, prantear e saltar (v.4). Corresponde com demonstração específica dos
indivíduos, pranto ou dança.
Sétimo, de espalhar pedras e de ajuntar pedras (v.5). As pedras eram
ajuntadas no período das guerras para impedir os inimigos, porém no período de
paz as pedras eram retidas para o desenvolvimento agrícola.
Oitavo, de abraçar e de afastar de abraçar (v.5). No presente texto
corresponde ao envolvimento sexual.
Nono par de tempos, o de buscar e o de perder (v.6).
Décimo, o tempo de guardar e o tempo de deitar fora (v.6).
Décimo primeiro, tempo de rasgar e tempo de coser (v.7).
Décimo segundo, de calar e de falar (v.7).
Décimo terceiro, o tempo de amar e o tempo de aborrecer (v.8).
Décimo quarto, o tempo de guerra e o tempo de paz (v.8).
A respeito do versículo 8, assim conclui-se:
Neste
versículo, a primeira parte identifica o termo positivo amar antes, e o
negativo aborrecer depois. A segunda parte emprega a ordem invertida, o
negativo depois o positivo, para terminar em paz (RADMACHER;
ALLEN; HOUSE, p.996).
I – CONCEITOS
IMPORTANTES
O presente tópico tem
como objetivo específico conceituar o
tempo diferenciando o tempo de Deus do tempo do homem.
O tempo do homem é
definido pela palavra chronos que corresponde ao tempo cronometrado, definindo
assim o tempo limitado do homem em vida e no que corresponde à origem do ser
humano por parte de Deus. Logo, o homem não é eterno, mas tem a promessa de
viver a eternidade.
Já o tempo de Deus é definido
pelo o vocábulo, kairós, que expressa à eternidade do Senhor e o controle do
tempo pelo o Senhor.
Portanto, o tempo é uma série ininterrupta e eterna de instantes [...] Época
determinada (definição dissertada
na revista).
II –
A MORDOMIA DO TEMPO
Salientar
a mordomia do tempo é o objetivo do
presente tópico. Tópico que tem como versículo chave Efésios 5.16, na
utilização do termo: remindo o tempo.
Remindo
o tempo significa aproveitar bem o tempo e as oportunidades que Deus nos dá
para servir-lhe. Cada um de nós tem um tempo limitado neste mundo, e Paulo
exorta-nos a usar o máximo possível desse tempo, da melhor forma possível, para
promover os objetos de Cristo (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p.512).
Para assim reforçar o
objetivo, outro texto utilizado no tópico é o do Salmo 90.12: Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que
alcancemos corações sábios.
Ensina-nos.
Moisés buscava uma nova compreensão do sentido de sua vida.
Contar
os nossos dias. Não se trata apenas de ter o senso de mortalidade; significa
valorizar o tempo que temos, empregando-o em propósitos eternos (RADMACHER;
ALLEN; HOUSE, p.902).
III –
COMO APROVEITAR BEM O TEMPO
Mostrar
como aproveitar o tempo é o objetivo específico do presente tópico. Primeiramente,
usar o tempo para Deus; em segundo, usar o tempo para nós; e, em terceiro, usar
o tempo para com a família.
Para com Deus
corresponde a três pontos básicos: oração, leitura da Bíblia e presença na igreja.
O tempo utilizado
para com os cuidados pessoais que são necessários, exemplo: saúde física e
emocional.
Por fim, o tempo
deverá ser utilizado para o bem da família, pois assim perceberá o cuidado
exercido aos familiares, sendo que se alguém não cuidar dos seus, negou a fé e
é pior do que o infiel (1Tm 5.8).
Referência:
RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo
comentário Bíblico Novo Testamento. Rio
de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Velho Testamento.
Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
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