Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Subsídio para a aula da E.B.D: SEJA UM MORDOMO FIEL


SEJA UM MORDOMO FIEL
Os crentes que fielmente zelam pela vida cristã serão gloriosamente recompensados. Esta é a verdade prática que introduz a lição cujo tema é: Seja um mordomo fiel, que tem como objetivo geral: mostrar que os crentes que zelam pela vida cristã serão gloriosamente recompensados.
I – O QUE DEUS ESPERA DE SEUS MORDOMOS
O presente tópico tem como objetivo específico expor o que Deus espera de seus mordomos.
Deus espera prudência e prontidão dos seus servos, e aos que assim procederem, o Senhor outorgará a recompensa. Neste caso específico receberão o galardão do Senhor, evento que é chamado de Tribunal de Cristo.
O Tribunal de Cristo corresponde ao julgamento das obras e dos atos dos crentes. O Tribunal de Cristo não corresponde com a condenação, mas sim com o outorgar de Jesus aos cristãos, de recompensa ou não. Recompensa por tudo que os cristãos fizeram em vida. O estar presente no Tribunal de Cristo indica que o crente alcançou a salvação.
No Juízo Final serão analisados os pecados e as obras dos indivíduos para condenação ou justificação. Já no Tribunal de Cristo os salvos de todos os tempos serão julgados por suas obras para receberem o galardão e não para serem condenados, pois o Tribunal de Cristo não tem a finalidade para condenar, mas para galardoar.
Logo, o Tribunal de Cristo ocorrerá no céu, enquanto que os ímpios estarão passando pela Grande Tribulação na terra. Já o Juízo do Grande Trono Branco ocorrerá após o milênio e no momento deste evento passará o céu e terra.
Para o cristão é necessário que este esteja em Jesus Cristo, pois esta é a condição para ser salvo e para permanecer salvo. O escritor aos Hebreus assim afirmou: segui a paz com todos e a santificação sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb 12.14). A santificação é o elo da salvação que não poderá ser ausente da vida do crente, pois o santificar é o separar de tudo aquilo que desagrada a Deus para ser por Deus usado.
Passar por sofrimento não indica que o indivíduo será salvo. Mas, o sofrimento enfrentado pelos cristãos indica que estes receberão galardão por tudo que passaram e ainda passarão pelo amor a Cristo e ao Evangelho do Senhor Jesus Cristo. E o consolo para os que sofreram perseguições, naquele dia receberá o galardão das mãos do próprio Senhor Jesus (2 Tm 4.8; Jo 5.22).
II – AS CARACTERÍSTICAS DO MORDOMO INFIEL (Lc 12.45-47)
Pontuar as características do mordomo infiel é o objetivo da presente lição.
O servo infiel é apresentado por possuir atitudes antiéticas: espancador e não controlador dos próprios impulsos, ou seja, o mal servo não possui como virtude a temperança.
Temperança no grego εγκράτεια, (transliteração egkrateia) que significa autocontrole (At 24.25; Gl 5.23; 2 Pe 1.6), também poderá encontrar o termo έγκρατεύομαι  (transliteração agkrateuomai) que significa controlar-se, exercer autocontrole (1 Co 7.9; 9.25). E εγκρατής, (transliteração agkratés) definido por ter pleno controle de si mesmo, disciplinado (Tt 1.8).
Gomes assim acrescenta a respeito da temperança:
Na temperança, o homem não se entrega a diversões ou prazeres dissolutos, corruptos, mas tem a posse de si mesmo, sabe controlar seus desejos, emoções (Gn 43.31). Muitos estudiosos falam que no aspecto ético o homem que tem controle de si é prova de que sua alma está agindo, de modo que ele repele aquilo que pode prejudicá-lo. Mas como isso é possível quando tudo no seu ser está contaminado pelo pecado? (2016, p. 133).
III – AS QUALIDADES DO MORDOMO FIEL
O último tópico tem como objetivo específico: destacar as qualidades do mordomo fiel, que é caracterizado por ter as seguintes características: fidelidade, prudência e zelo.
Ser fiel a alguém corresponde a estar bem consigo e a entender o valor e os efeitos da fidelidade. A ausência da fidelidade no mundo estar associada com a multiplicação da iniquidade, porém, quando a fidelidade se manifesta não há lugar para insegurança.
Fidelidade é uma palavra importante, pois descreve o homem em cujo serviço fiel podemos confiar e cuja palavra podemos aceitar sem reservas. Descreve o homem com a fidelidade inflexível de Jesus Cristo e a total fidedignidade de Deus (BARCLAY, 2010, p. 105).
Prudência corresponde o saber discernir para a efetuação da ação correta.
Enquanto, ser zelo indica a ação de quem é cuidadoso naquilo que desenvolve.
Referência:
BARCLAY, W. As Obras da Carne e o Fruto do Espírito. São Paulo: Vida Nova, 2010.
GOMES, Osiel. As Obras da Carne e o Fruto do Espírito, como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual travada diariamente. Rio de Janeiro: CPAD, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário