Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 9 de março de 2020

Subsídio para a aula da Escola Bíblica Dominical: O Homem do Pecado


Subsídio para a aula da Escola Bíblica Dominical: 
O Homem do Pecado
A verdade prática permite compreender que o homem do Pecado, a encarnação máxima da maldade, será destruído por Jesus Cristo – o Homem Perfeito. Verdade prática que corrobora coerentemente com o texto áureo:
E, então, será revelado o iníquo a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda.
Em 2 Tessalonicense 2.8 compreende que Embora seja revelado como alguém extremamente poderoso (Ap 13.7), o homem do pecado será destruído por Cristo e lançado no lago de fogo quando o Senhor vier (Ap 19,19,20). O poder, e sinais, e prodígios de mentira do iníquo serão ofuscados pela glória e esplendor de Cristo em Sua segunda vinda (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p. 577).
Sendo que a presente lição tem como objetivo geral:
Esclarecer que o Homem do Pecado é a encarnação máxima da maldade.
E como objetivos específicos:
Apresentar o homem do pecado.
Revelar a missão do homem do pecado.
Apontar a destruição do homem do pecado.
I – O HOMEM DO PECADO
O anticristo só manifestará quando a igreja for arrebatada. É evidente que o diabo por não saber a hora em que a igreja será arrebatada tem sempre pessoas em seu plano como possíveis gestores da Grande Tribulação, porém, no longo da história muitos homens se passaram por Cristo, entretanto, o verdadeiro Cristo já se manifestou neste mundo com toda a sua glória, e em um dia futuro virá e arrebatará a Sua Igreja.
Compreende biblicamente que o anticristo é conhecido como o homem do pecado e como filho da perdição (2 Ts 2.3), será o agente gestor de satanás na Terra, fará uma aliança com Israel, tornará se governador mundial, mediante o poder satânico operará grandes sinais, maravilhas e milagres com a seguinte finalidade: a propagação do engano (2 Ts 2.9).
[...] É significativo observar que Satanás, a fim de promover sua mentira no final dos tempos e se passar como um deus, usará o mesmo tipo de poder, sinais e prodígios que o Espírito de Cristo usou no início dos tempos para autenticar a verdade sobre si mesmo como Deus (2 Co 12.12; Hb 2.4) (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p. 577).
II – A MISSÃO DO HOMEM DO PECADO
Satanás em sua saga tem se posicionado contrário a Deus, a Israel, a Jesus e a Igreja; fato de oposição que se notabilizará nas ações do anticristo no período da Grande Tribulação.
Na oposição de Satanás a Deus percebe-se que o inimigo nunca vencerá a Deus, porém a sua saga é se voltar contra as obras do Senhor. Ação que será também executada também pelo anticristo.
Já no que corresponde a oposição do anticristo a Israel percebe-se também que esta ação tem ocorrido no decorrer da história, sendo o mais recente e de grande dimensão o holocausto.
O anticristo em sua gestão negará a humanidade e a divindade de Jesus, ação que o tornará opositor de Cristo.
E por fim, o ensinamento da Igreja será combatido pelo anticristo. A Igreja será arrebatada, porém, a mensagem pregada será lembrado por aqueles que ficarão na Grande Tribulação, logo o anticristo se posicionará contrariamente ao ensino Bíblico.
Somando para compreensão das ações de oposição do anticristo é necessário compreender que a função e os objetivos do anticristo apresentam as seguintes características:
O anticristo negará o Pai e ao filho - Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho (1 Jo 2.22).
Negará a importância da encarnação do Verbo - E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo (1 J o 4.3).
Será adorado - E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta (Ap 13.15).
III – A DESTRUIÇÃO DO HOMEM DO PECADO
No final da Grande Tribulação o povo de Israel estará cercado pelo exército do Anticristo, sendo assim, Jesus descerá do céu e destruirá as nações (Zc 12. 8,9), na batalha do Armagedom ou colina de Megido. Sobre a batalha do Armagedom é necessário saber:
Terá a duração de um dia. Definirá a derrota do Anticristo e do falso profeta. E, Satanás será preso.
E no final da batalha as nações serão julgadas e logo após haverá a instalação do Milênio.
Por fim, os três personagens da grande tribulação serão julgados, anterior à instauração do Juízo Final. A Besta sofrerá a condenação sem direito ao último julgamento. Já no caso do falso profeta que é a representação de toda religiosidade suja surgida desde as narrativas de Gênesis aos dias da ocorrência do Juízo Final, entre a maldade, violência, corrupção e em destaque a idolatria, também será condenado sem direito ao último julgamento. É importante notar que estes inaugurarão o lago de fogo e enxofre.
Já o diabo será lançado no abismo por mil anos (Ap 20.3) e acabando-se os mil anos, satanás será solto (Ap 20.7) e porá a prova a geração da era milenar assim como foi provado Adão. Sendo assim ocorrerá Gogue e Magogue, ou seja, a peleja final que terá o fim do diabo, sendo lançado no lago de fogo e enxofre (Ap 20.10).
Referência:
ALLEN, Ronaldo B. RADMACHER, Earl D. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Antigo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário