Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 30 de março de 2020

Subsídio para a aula da Escola Bíblica Dominical: Carta aos Efésios – Saudação aos Destinatários


Carta aos Efésios – Saudação aos Destinatários
A verdade prática permite compreender que A Epístola aos Efésios revela o propósito eterno de Deus para a Igreja de Cristo. A epístola é chamada de coroa dos escritos de Paulo e até de rainha das epístolas, sendo que esta designação está relacionada com a excelência das revelações bíblicas que a fazem sobrepujar as demais cartas de Paulo (BAPTISTA, 2020, p. 11).
Lembrando que a presente lição tem como objetivo geral: Mostrar o propósito divino na Epístola aos Efésios.
E como objetivos específicos:
Apresentar a autoria e a data da Epístola.
Identificar para quem foi dirigida a Epístola aos Efésios.
Explicar o propósito da escrita e a mensagem contida na Epístola.
I – AUTORIA E DATA
O apóstolo Paulo se identifica como o autor da carta de Efésios e cita a sua credencial, neste caso, apóstolo. Era comum nas cartas antigas o autor se identificar e expor a sua credencial. Fato que Paulo utilizava constantemente ao iniciar a escrita das epístolas.
Outro fato marcante corresponde em que a carta faz parte de um grupo conhecido como cartas da prisão, ou seja, foram escritas quando Paulo se encontrava preso. Além de Efésios, se soma a esta divisão, Filipenses, Colossenses e Filemom.
Depois de ter escrito Romanos, Paulo se dirigiu a Jerusalém. Ali ele foi preso por soldados romanos, na tentativa de impedir que ele fosse linchado pelos enfurecidos judeus, que acreditavam que ele havia profanado o templo de Jerusalém. Mesmo diante dos insistentes apelos de Paulo por inocência, ele ficou preso por um longo tempo. Por último, ele usou o recurso da apelação para o tribunal em Roma, a que tinha direito por ser cidadão romano.
...Quando chegou a Roma, ficou numa prisão domiciliar, esperando o dia do seu julgamento. Foi durante esse período doloroso de sua vida que ele produziu as cartas da prisão (MIRANDA, p. 97,98).
II – DESTINATÁRIOS
 Éfeso era uma cidade comercial e religiosa, também definida como centro político. Seus moradores adoravam a Diana, deusa da fertilidade. Sendo que a economia girava em torno do turismo que proporcionava elevado consumo que diretamente possibilitava a renda comercial.
A respeito da igreja presente na cidade compreende-se que:
Paulo evangelizou a cidade e o seu entorno durante três anos (At 20.31).
Destes três anos, três meses foram dedicados à evangelização dos judeus nas sinagogas (At 19.8).
Deus usou o apóstolo Paulo de maneira poderosa, de forma que os próprios lenços e aventais do apóstolo eram objetos usados para a ministração de cura (At 19.12).
Éfeso teve segundo alguns dados históricos os seguintes líderes, dentre tantos outros: Timóteo, Apolo e João.
III – PROPÓSITO E MENSAGEM
O propósito da epístola se notabiliza com a demonstração de Paulo em visualizar a igreja sob o pleno governo de Jesus Cristo ressurreto (2.20-22). Tendo em vista que a carta está dividida em duas partes.
A primeira parte (cap.1-3), o apóstolo outorga ênfase às doutrinas centrais da fé cristã:
Descrevendo o plano de Deus para a humanidade (1.3-23);
Dissertando sobre a salvação pela graça (2.1-22);
Notificando a multiforme sabedoria de Deus em vocacionar pessoas e a importância da prática da oração (3.1-21).
Não tem como esquecer que também na primeira parte o apóstolo Paulo defende o seu ministério apostólico (3.1-13).
Paulo se refere à Igreja como o Corpo de Cristo, e não como uma igreja local específica. E, se as cartas aos Coríntios estão repletas de problemas na congregação local, em Efésios essas alusões não aparecem de modo algum (ALLEN; RADMACHER;HOUSE, p.501).
Já na segunda parte o Paulo descreve como as verdades espirituais devem refletir na conduta cristã (cap.4-6). A unidade da fé mediante a diversidade de dons (4.1-6), a nova vida com Cristo (4.7-5.21), bom relacionamento com Jesus e com a família (5.22-6.9), e por fim, a armadura espiritual do cristão (6.10-20). (SILVA, 2015, p.135).
Referência:
ALLEN, Ronaldo B. RADMACHER, Earl D. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
BAPTISTA, Douglas Roberto de Almeida. A Igreja Eleita, Redimida pelo Sangue de Cristo e Selada com o Espírito Santo da Promessa. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.
MIRANDA, Valtair. Fundamentos da Teologia Bíblica. São Paulo: Mundo Cristão, 2011.
SILVA, Andreson Côrte Ferreira da. Introdução ao Novo Testamento. Seteblir – Seminário Teológico Batista Livre Renovado, Formando obreiros visionários. Mundial Gráfica, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário