Deus é Fiel

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domingo, 12 de julho de 2020

A Obra Missionária se faz com e por amor


A Obra Missionária se faz com e por amor
Texto: E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.
Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. 
Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas (Jo 21.15-17).
O versículo mais citado no meio cristão diz:
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3.16).
A ênfase perceptível no versículo é o amor de Deus, porém o amor em si é demonstrado por atos, sendo que o ato no presente texto é a doação do único Filho de Deus. Entrega esta para morrer e outorgar salvação à humanidade.
Portanto, a obra missionária se desenvolve com e por amor, sendo Deus o exemplo perfeito para o desenvolvimento da obra missionária, pois Ele amou o mundo e doou o Seu Único Filho, pois missão se concretiza e se notabiliza com a doação de amor.
A Obra Missionária e o Amor de Deus
Deus é amor (1 Jo 4.8). E por amar a humanidade Deus se fez carne, Deus agiu e age, e por fim, Deus ratifica as suas promessas.
1. A Encarnação do Verbo. A encarnação do Verbo descreve que Deus ama a humanidade, logo Deus se fez presente no meio dos homens. Sobre a doutrina da encarnação é necessário saber que:
Deu-se a encarnação quando a Segunda Pessoa da Trindade tomou a nossa forma e substância para executar o plano redentivo de Deus (Jo 1.12). O processo, que se constitui no maior mistério das Sagradas Escrituras, em nada lhe alterou a divindade.
Jesus é o verdadeiro homem e o verdadeiro Deus.
A encarnação constitui-se no segundo pilar da história sagrada. O primeiro é o êxodo dos filhos de Israel. Sem este mistério, não poderia haver Evangelho (ANDRADE, p.113).
Ao se tornar homem Jesus compreendeu melhor a condição humana para exercer a compaixão, do grego metripatheia, isto é, moderar nas paixões, ser gentil e compassivo.
2. A Obra de Cristo. As obras de Jesus Cristo descrevem a ação de Deus que ama a humanidade e atua para com a salvação dos homens. Em especial a morte de Jesus foi uma morte vicária, isto é, morte substituta. Os homens estavam condenados em seus delitos, porém Deus por amou estabeleceu o plano de salvação para todos os que receberem a Jesus como Salvador (At 4.12).
3. A Ressurreição de Jesus. Jesus ressuscitou ao terceiro dia, logo, a promessa de Deus se cumpre. A promessa que o missionário deverá se firmar é em saber que Jesus salva. Pois, a Palavra deverá ser pregada para que vidas sejam salvas em Jesus.
A Obra Missionária revela o Amor de Deus
Ágape, amor de Deus. O termo amor do latim, amorem, corresponde à dedicação afetiva. Philis, amor entre amigos. A amizade poderá ser exercida entre pessoas de sexos diferentes, entre crianças, entre parentes e assim por diante. Todavia, por mais que o indivíduo tenha inúmeros amigos, o amigo de fato se revelará no dia da angústia. O amigo será aquele que rejeitará as emoções pecaminosas e levará o próximo para mais perto de Deus (Pv 17.17).
Jesus por três vezes perguntou a Pedro se o ama. O interessante é que na escrita do Novo Testamento em grego nas duas primeiras vezes Jesus perguntou a Pedro se o amava utilizando o termo amor divino (ágape) e Pedro respondeu a Jesus que sim, utilizando como resposta o amor entre amigo (philis). Porém, na terceira vez Jesus perguntou utilizando o termo amor entre amigos (philis), Pedro chora, pois compreendeu que negou a Jesus e não demonstrou o amor entre amigos no momento da angústia do Mestre, porém, mesmo assim em lágrimas respondeu que o amava (philis).
Em suma, a obra missionária acontece com e por amor. Sendo assim Pomerening diferencia a manifestação do amor de Deus da manifestação do amor dos homens, da seguinte maneira:
O amor de Deus manifesta-se terno e compassivo, muito acima do amor humano, que é apenas responsivo (2017, p. 43).
O amor demonstrado pelo ser humano é responsivo por indicar a condicionalidade.  Porém, o amor de Deus tem como objetivo a salvação dos pecadores mediante a propagação do Evangelho do Senhor Jesus, por isso, o amor de Deus é terno e compassivo.
Referência:
ANDRADE, Claudionor Corrêa. Dicionário Teológico, com definições etimológicas e locuções latinas. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.
POMMERENING, Claiton Ivan. A obra da Salvação, Jesus Cristo é o caminho a verdade e a vida. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

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