Deus é Fiel

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domingo, 26 de julho de 2020

Subsídio para a aula da Escola Bíblica Dominical – Edição Especial: Zorobabel Recomeça a Construção do Templo


Zorobabel Recomeça a Construção do Templo
A verdade prática permite compreender que Sob o poder de Deus, a Igreja torna-se imbatível no cumprimento das tarefas que Cristo lhe entregou. Sendo que o Texto Áureo corrobora para entender que Deus determinou que abençoaria o Seu povo, mas este deveria reconhecer que o Senhor era sua fonte de prosperidade (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p. 1390). Lembrando que a presente lição tem como objetivo geral: Compreender como se deu a reconstrução do Templo sobre a liderança de Zorobabel.
E como objetivos específicos:
Mostrar como Deus levantou os profetas Ageu e Zacarias para incentivar o povo a reconstruir o Templo.
Saber que o ministério profético é uma prova da manifestação de Deus.
Explicar o ministério profético a luz da Bíblia.
I – DEUS SUSCITA OS PROFETAS AGEU E ZACARIAS
Ageu foi levantado por Deus ao ministério profético no período histórico de Israel conhecido de pós-exílio e objetivou seu ministério na reedificação do templo, que há 14 anos tinha sido suspenso.
Já o profeta Zacarias teve também o seu ministério profético em exercício no período pós-exílio, o que corresponde que teve como temática ministerial, a valorização que deveria outorgar os judeus para com o templo.
Em suma, Zacarias foi contemporâneo de Ageu e, juntos foram motivadores para a reconstrução do templo.
No que corresponde aos personagens Zorobabel e Josué, pode-se afirmar:
Zorobabel foi o líder político do povo e teve como obras: a restauração do culto verdadeiro (Ed 3) e a reedificação do templo. Templo este que ficou conhecido na história como o Templo de Zorobabel.
Josué, líder religioso e foi o sumo sacerdote no período pós-exílio.
II – O MINISTÉRIO PROFÉTICO, UMA PROVA DA MANIFESTAÇÃO DE DEUS
Deus se manifestou no Antigo Testamento por intermédio dos profetas, e dois são fundamentais para a compreensão do ministério profético no Velho Concerto: Moisés e Elias.
No que tange a pessoa de Moisés, a primeira coisa a se observar é a fé, pois pela fé Moisés contemplou as maravilhas de Deus em abrir as águas do Mar Vermelho e em destruir o exército egípcio (Hb 11.29). As maravilhas de Deus em abençoar o povo israelita não se limitaram no milagre do Mar Vermelho. Deus por seu amor incondicional ao povo outorgou maná dos céus, água doce, longevidade das roupas e sandálias dos judeus que cresceram acompanhando o desenvolvimento físico das pessoas (Dt 8.2-4).
Entretanto, Moisés é considerado o maior vulto do Antigo Testamento e isto só se tornou possível por Moisés ser temente a Deus. No contexto histórico Moisés se notabilizou como historiador, libertador, estadista, poeta, moralista e legislador do povo israelita. Grandes coisas, Deus fará quando o seu povo sem reservas confiar na sua atuação.
A respeito de Elias pode-se afirmar que a sua fé é notória quando o mesmo conclama os profetas de Baal para um duelo que tinha como finalidade provar quem de fato era o verdadeiro Senhor, o Deus de Abraão ou Baal. Sendo que o próprio nome Elias já indica que Deus é Deus, e era neste Deus verdadeiro e justo que Elias confiava.
O presente tópico também descreve a respeito do dom de profecia. É necessário lembrar que o dom de profecia corresponde com a mensagem verbal inspirada pelo Espírito Santo na língua conhecida pelo mensageiro e pelo destinatário. Sendo que a mensagem é divina.
III – O MINISTÉRIO PROFÉTICO À LUZ DA BÍBLIA
O profeta era o elo entre Deus e o homem, ou seja, o ministério profético corresponde à atividade de entregar a mensagem de Deus a quem lhe é direcionada. No Antigo Testamento a palavra de Deus foi direcionada a líder político (1 Sm 15.10-23), a líder religioso (1 Sm 2.27-36) e a profeta (1 Re 13.20-22) por meio do ministério profético.
Função do ministério profético. Sendo o profeta o elo entre Deus e o homem. A função do profeta era tornar conhecida a vontade de Deus. Sendo que para isto o profeta ouvia a voz de Deus e transmitia ao homem, portanto, a função do profeta se resume em: primeiro, ouvir a voz de Deus e em segundo transmitir.
Virtudes dos profetas. Virtude é à disposição de um indivíduo em praticar o bem e trata-se de hábitos constantes que proporcionam ao indivíduo uma vida bem-sucedida. Enfim, virtudes são nomeações de qualidades.
a) Submissão. A primeira qualidade analisada no ministério profético é a submissão. Um grande exemplo de submissão como qualidade é o profeta Eliseu. Em 2 Reis 3.11, ocorre a primeira obra realizada por Eliseu que foi lavar as mãos do profeta Elias. Eliseu reconheceu que um ministério bem-sucedido é construído sobre bases bem fortificadas, que são resumidas na palavra serviço. Servir é o passo inicial para receber a porção dobrada da Unção de Deus.
b) Coragem. Não temer. O profeta no seu ministério não poderá temer ameaças provindas de homens e nem mesmo do diabo. A coragem é fundamental para a concretização ministerial. Um grande exemplo de coragem é demonstrado no ministério profético de Natã (2 Sm 12.7-12) que não temeu ao rei Davi e entregou a mensagem Divina.
c) Dependência de Deus. Como terceira virtude, será notória no ministério e na vida dos profetas a dependência de Deus. De fato Deus chama, e aos chamados Deus capacita, aos capacitados Deus envia, aos enviados Deus supre as necessidades. E assim foi com os profetas. Homens dependentes de Deus em tudo: desde a vida civil (Os 1.2, Jr 16. 1,2) à alimentação (1 Re 17.9).
Referência:

RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Velho Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

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