Daniel Ora por um Despertamento
A verdade prática permite compreender que O crente dedicado à oração pode exercer influência no céu, na
Terra e até contra os poderes malignos. Associando a verdade
prática à pessoa de Daniel percebe-se que ele é apresentado na sua própria obra
com três características básicas: como homem público, como homem de oração e
como profeta.
Como homem público Daniel se destacou pela
sabedoria e pelo compromisso às atividades assumidas. Como homem de oração em
meio à afronta dos inimigos para silenciá-lo o profeta continuou seu costume de
orar a Deus diariamente e por três vezes. Como profeta Daniel entra no cenário
como profeta que notificou a Israel a respeito da libertação da nação dos seus
inimigos.
Lembrando que a presente lição tem como
objetivo geral: Conscientizar os alunos sobre a necessidade
de estudar a Palavra e orar em busca de um despertamento, proveniente de Deus,
nesses dias trabalhosos.
E como objetivos específicos:
Apresentar os motivos que
levaram Daniel a ser despertado para a oração.
Pontuar a resposta divina
às orações de Daniel.
Destacar o resultado de um
despertamento proveniente de Deus.
I – DANIEL FOI DESPERTADO
PARA ORAR
Possuir uma vida consagrada ao Senhor indica
que Daniel se santificava para agradar a Deus. Consagração ou separação para o
uso do Senhor. Separado ao ministério profético Daniel permaneceu fiel a Deus
até mesmo em período de ameaças contra a sua vida.
Tendo Daniel como modelo o cristão deverá se
santificar por três motivos:
Primeiro motivo; há uma necessidade da
santidade por que, por meio do pecado original todos pecaram e se distanciaram
de Deus.
Segundo motivo; é necessário santificar para
servir ao Senhor. Deus é Santo, logo quem serve ao Senhor tem que se santificar
a cada dia.
Por fim, o terceiro motivo, descreve que sem
santificação ninguém verá o Senhor.
Compreende-se que uma vida santificada
outorga ao cristão a capacidade para enfrentar combates em oração, pois a
oração proporciona força ao cristão assim como o possibilita a se aproximar do
Senhor que é a fonte de toda vitória sobre o mal.
II – A RESPOSTA ÀS ORAÇÕES
DE DANIEL
O presente tópico enfatiza que Deus responde
as orações a Ele desenvolvidas e conforme o apóstolo Paulo as orações são
respondidas por Deus da seguinte maneira: tudo muito mais
abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos (Ef 3.20).
O apóstolo Paulo utiliza o termo περισσοϛ
(perissos) que tem como significado estar a mais, exceder, ultrapassar em
número ou em medida, resumidamente pode ser definido em ser mais que o
suficiente. Outros termos que podem definir a palavra abundantemente no Novo
Testamento são: deixar sobrar, superabundar, abundar ricamente, riqueza de
alguém, e ir além de certa medida.
O muito mais abundantemente de Deus é
pós-estabelecido ao dia da angústia e é o resultado das orações e dos
pensamentos desenvolvidos em Cristo Jesus.
No que corresponde à resposta as orações dos
israelitas as conquistas foram:
Todos livres para retornarem a Judá (Ed 1.3).
Permissão para reconstruir o templo.
As despesas para a construção poderiam ser
tiradas dos tributos.
E por fim, a devolução dos vasos sagrados (Ed
1.7).
III – O RESULTADO DE UM
DESPERTAMENTO PROVENIENTE DE DEUS
O versículo em análise no presente tópico assim
está escrito:
No primeiro ano de Ciro, rei
da Pérsia (para que se cumprisse a palavra do SENHOR, pela boca de Jeremias),
despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão
por todo o seu reino, como também por escrito, [...] (Ed 1.1).
Para que se cumprisse a
palavra do Senhor, por boca de Jeremias. Jeremias tinha profetizado que o
cativeiro babilônico duraria, pelo menos, 70 anos (Jr 25.12-14). Isto de fato
ocorreu (RADMACHER;
ALLEN; HOUSE, 2013, p.728).
A grande ênfase que o comentário outorga é
que Ciro foi despertado pelo Senhor, ou seja, Deus conduziu o rei a fazer o que
estava determinado: proporcionar o regresso dos judeus a Jerusalém.
Referência:
RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo
B. HOUSE, H. Wayne. O
Novo comentário Bíblico Velho Testamento. Rio de Janeiro:
Editora Central Gospel, 2013.
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