Deus é Fiel

Deus é Fiel

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Subsídio para aula da Escola Bíblica Dominical – Lições Bíblicas Jovens – Moisés: Um líder de oração

 

Subsídio para aula da Escola Bíblica Dominical – Lições Bíblicas Jovens – Moisés: Um líder de oração

Conforme a Síntese:

Moisés foi um líder que se destacou pela forma como se relacionava com Deus.

Pois, Desde sua formação inicial em solo egípcio, passando pelas experiências durante os anos de solidão como um pastor do deserto e as magníficas histórias protagonizadas à frente do povo israelita no êxodo, a vida de Moisés foi marcada por uma condicionante decisiva: um relacionamento de grande intimidade com Deus (TEDESCO, 2020, p. 32).

A presente lição tem como objetivos:

Identificar o efeito da oração na vida de um líder.

Descrever a íntima relação entre Deus e Moisés.

Enfatizar a importância em definir prioridades.

I – MOISÉS FALA COM DEUS

Moisés significa o que foi tirado, nome outorgado pela filha de faraó que o chamou de Moisés e disse: Por que das águas o tenho tirado (Ex 2.10). Moisés viveu 120 anos e nestes a sua vida foi dividida em três etapas, porém duas delas abrangem o período de Israel no Egito (Moisés no palácio e Moisés no deserto) e a última corresponde ao período de Israel no deserto (Moisés no deserto guiando o povo em direção à terra prometida).

Ao relatar a respeito da vida de Moisés percebe-se que ele pode ser considerado um homem experimentado, pois a etapa que corresponde ao palácio mostra a chegada de um menino descendente dos hebreus que se torna príncipe. Já no segundo momento a experiência do líder se dá por intermédio dele não aceitar a violência aos descendentes de Abraão. Em resumo, Moisés em todos os seus anos alcançou experiências o que o torna um homem experimentado no labor da liderança.

Porém, na última etapa percebe-se a construção da experiência no que se refere à formação do grande líder Moisés. E o grande desafio era liderar um povo que inicialmente se apresenta por característica em ser obstinado. Característica que não fez com que Moisés os negligenciasse, mas permitiu que:

Movido por um amor só encontrado naqueles que verdadeiramente servem a Deus, Moisés queria algo mais do que apenas a sobrevivência física do povo hebreu. Ele queria o perdão e a restauração do povo almejava a presença do Pai celeste à frente de um povo arrependido e confiante em marcha triunfante (TEDESCO, 2020, p. 34).

II – DEUS FALA COM MOISÉS FACE A FACE

O presente tópico tem como olhar específico para o texto de Êxodo 33. 11: E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda (Êx 33.11).

No que tange “e falava o Senhor” pode compreender que:

O diálogo aqui estudado (Êx 33.11-23) nos mostra um impressionante padrão no relacionamento existente entre Moisés e Deus. As orações desse grande homem assumiam uma dimensão de profunda intimidade, algo que evidencia um amadurecimento espiritual do ser humano dirigido a Deus em uma verdadeira oração de fé (TEDESCO, 2020, p. 36).

A maioria dos cristãos não se despertaram para escutar a voz de Deus enquanto estão em oração, pois a oração corresponde a um diálogo, ou seja, ambos falam e ambos escutam.

Moisés escutava a voz de Deus. Moisés falava com Deus. Logo, Moisés possuía intimidade com o Senhor. A intimidade com o Senhor se constrói por intermédio de uma vida de oração.

III – MOISÉS ROGA A DEUS A SUA PRESENÇA

O diferencial de um grande líder está no Ps (palavra e presença).

Todo líder deverá ser fiel em suas palavras e sempre se apresentar nos momentos em que seus liderados necessitarem de sua presença.

Aplicando à liderança cristã percebe-se que é necessário entender que a Palavra de Deus condiciona a eficiência e a eficácia no desenvolvimento das funções do líder. Fato que também é corroborado pela presença do Senhor. Sabendo desta realidade Moisés roga a presença do Senhor.

A aprendizagem que se tem da oração do personagem em apreço é que Moisés tinha como prioridade a presença de Deus.

Sendo assim:

Devemos, assim como Moisés, buscar com intensidade a presença de Deus em nossas vidas. Que possamos sentir Cristo em nós, promovendo uma sede crescente pela glória, graça e bondade do Pai. E, para tanto, a oração torna-se um caminho vital em direção a um constante amadurecimento do relacionamento entre a criatura e o Criador (TEDESCO, 2020, p. 41).

 REFERÊNCIA

TEDESCO, Marcos. Ensina-nos a orar: exemplos de pessoas e orações que marcaram as escrituras. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário