Deus é Fiel

Deus é Fiel

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Subsídio para a Escola Bíblica Dominical: Santificação: Comprometidos com a Ética do Espírito

 Santificação: Comprometidos com a Ética do Espírito

O texto áureo da presente lição tem como descrição:

Santificação é especialidade do Espírito Santo; ela é instantânea e ao mesmo tempo progressiva, pois acompanha o crescimento espiritual do crente.

Sendo que o objetivo geral do estudo é Mostrar o quanto devemos estar comprometidos com a ética do Espírito. E como objetivos específicos: apresentar a santificação no Antigo Testamento; explicar a santificação no Novo Testamento; e, aplicar o exemplo de santificação à vida dos alunos.

Para Soares:

A santificação é uma doutrina importante para a vida cristã porque ela surge a partir da revelação de um Deus que é santo em si mesmo, em essência e natureza, em grau infinito. Sendo Deus santo, exige santidade de todos nós. É dever nosso conhecer o verdadeiro significado da palavra “santificação” e seus cognatos como, “santidade, ser santo, santificação”. O que significa todo esse conjunto de palavras? São termos de uso comum entre nós, mas há ainda muitos que confundem santificação com legalismo e práticas exteriores; outros esperam ser santificados por meios de recursos próprios, esquecendo que se trata de uma obra da livre graça de Deus (2020, p. 87).

I – A SANTIFICAÇÃO NO ANTIGO TESTAMENTO

Tendo como base Levítico 19.2:

Fala a toda a congregação dos filhos de Israel e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou.

“Santos sereis”, indica que o povo deveria se santificar a cada momento. A palavra, santo, aparece no livro de Levítico por mais de cem vezes e quando relacionada ao ser humano a palavra se define por pureza e por obediência. Assim como era nos dias de Israel enquanto estavam no deserto, deverá ser nos dias hodiernos, enquanto os cristãos estão na terra.

Os israelitas deveriam se santificar nas cerimônias, logo a santificação dos cristãos devem ser vista nas cerimônias (Lv 17). As cerimônias não podem ser vistas como obrigações sem compromisso. O compromisso com Deus define o real teor das cerimônias. Porém, assim fazem os que por Deus são santificados.

Os israelitas deveriam se santificar no momento da adoração, logo a santificação deverá ser vista no instante em que os cristãos adoram a Deus (Lv 23-25). Muitos eventos não passam de apresentações tidas como show gospel. Perdendo a essência cristã e reduzindo a atitude dos vocacionados por Deus. Não é cabível ao cristão realizar shows, mas fazer da sua vida um altar de adoração a Deus. Portanto, apenas os que por Deus são santificados não perdem a real importância da adoração e por Deus são procurados, porque Deus procura os que o adoram em espírito e em verdade (Jo 4.23).

Por fim, os israelitas deveriam se santificar principalmente em sua vida diária. Logo, os cristãos devem se santificar em todos os instantes da sua vida (Lv 18-22). E só será possível pela leitura e estudo da Palavra de Deus, pela prática da oração e pela presença na igreja.

II – A SANTIFICAÇÃO NO NOVO TESTAMENTO

No Novo Testamento percebe-se que a santificação é uma obra da trindade e é uma necessidade a ser suprida pelos cristãos.

As três pessoas da trindade são apresentadas pela santidade. Deus (Pai) é santo, e assim como Ele é, cabe a cada cristão o dever de se santificar (1 Pe 1.16). O Filho é santo (Lc 1.35). E assim também como o Espírito Santo é apresentado com o atributo da santidade (Ef 4.30). Logo:

[...] A salvação em Cristo é acompanhada da santificação, e seu agente ativo é o Espírito que habita no interior do crente (1 Co 3.16; 2 Tm 1.14).

[...] Assim Deus disponibilizou três meios para a santificação – o sangue de Jesus (Hb 13.12), o Espírito Santo (2 Ts 2.13) e a Palavra de Deus (Jo 17.17; Ef 5.26) (SOARES, 2020, p. 87).

A santificação por ser uma necessidade indica o estado em que se encontra o cristão diante de Deus. O cristão no cotidiano executa meios necessários para o desenvolvimento que o separe do mundo, teologicamente nomeada de santificação presente. Também conhecida como santificação progressiva, isto é, aquela que se dá constantemente.

Conforme os Escritos Sagrados à santificação se dá mediante a fé na obra redentora de Jesus; para lhes abrir os olhos e convertê-los das trevas para a luz e da potestade de satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim (At 26.18). Também se dá mediante a palavra de Deus. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade (Jo 17.17). A santificação progressiva também se dá mediante uma vida de oração, se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça (1 Jo 1.9).

 Assim também como no frequentar a igreja, pois na congregação os santos se reúnem para louvarem a Deus, buscarem a face de Deus e aprenderem de Deus mediante o ensino da Escritura Sagrada.

III – A SANTIDADE APLICADA AO CRENTE

Sobra a definição de ética, duas concepções são bem descritivas: a primeira, descrição de cunho teológico; e a segunda, descrição de cunho filosófico.

Portanto, a ética pode ser definida em:

Estudo sistemático dos deveres e obrigações do indivíduo, da sociedade e do governo. Seu objetivo: estabelecer o que é certo e o que errado. Ela tem como fonte a consciência, o direito natural, a tradição e as legislações escritas; mas, acima de tudo, o que Deus estabeleceu em Sua Palavra – a Ética das éticas (ANDRADE, p.121).

O destaque da primeira descrição está quando o autor descreve a relação da origem da ética em ser superior a todos os demais conceitos éticos desenvolvidos e vivenciados.

Ética é o conjunto de valores e princípios que usamos para responder a três grandes questões da vida: 1. quero? 2. devo? e 3. posso? Nem tudo que eu quero eu posso; nem tudo que eu posso eu devo; e nem tudo que eu devo eu quero. Você tem paz de espírito quando aquilo que você quer é ao mesmo tempo o que você pode e o que você deve (CORTELLA, 2014).

Por fim, a ética cristã é a ação do cristão em obedecer a Deus mediante os princípios da ética Bíblica que se resume nas palavras imutável e universal. A base da ética vivenciada pelo cristão é a Bíblia que não altera a sua mensagem e visualiza universalizar as práticas que agradam a Deus.

REFERÊNCIA:

ANDRADE, Claudionor Corrêa. Dicionário Teológico, com definições etimológicas e locuções latinas. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.

CORTELLA, Mário Sérgio e BARROS FILHO, Clovis de. Ética e Vergonha na Cara. São Paulo: Editora Papirus, 2014.

SOARES, Ezequias. O Verdadeiro Pentecostalismo: A atualidade da Doutrina Bíblica sobre a atuação do Espírito Santo. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário