Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Subsídio para a Escola Bíblica Dominical: A atualidade dos dons espirituais

 A atualidade dos dons espirituais

O texto áureo da presente lição tem como descrição:

Ser pentecostal significa crer na atualidade das manifestações do Espírito Santo, e isso envolve o batismo no Espírito e os dons espirituais.

Sendo que o objetivo geral do estudo é Apresentar a atualidade dos dons espirituais. E como objetivos específicos: apontar a necessidade dos dons espirituais hoje; situar a função dos dons espirituais; e, reconhecer que os dons revelam a unidade na diversidade.

A palavra dom tem como significado dádiva, ou seja, são presentes oferecidos pelo Espírito Santo aos crentes para os encorajarem a irem além no executar da missão.  De maneira mais prática dom quer dizer “ministério em ação”. Em suma, os dons são dádivas do Espírito Santo aos santos para a execução da evangelização e também são para a edificação da igreja.

Logo, o batismo no Espírito Santo poderá ser definido como o:

Os dons espirituais são necessários porque a igreja não avança nenhum passo sem eles. A igreja está numa batalha contra o reino das trevas. O conflito está fora da esfera física, ela é espiritual. O nosso inimigo é invisível aos olhos físicos, detectamos os efeitos maléficos da ação deles. É uma luta que ninguém poder vencer sem ajuda de Deus. Jesus disse: “Porque sem mim vocês não podem fazer nada” (Jo 15.5) o mesmo pode ser dito do Espírito Santo, o outro consolador (Jo 14.16). E os dons espirituais são capacitações especiais e sobrenaturais concedidas pelo Espírito de Deus ao crente para serviço especial na execução dos propósitos divinos por meio da Igreja. São meios pelos quais o Espírito equipa os membros do corpo de Cristo para realizar o que não seria possível por meio dos recursos humanos. Além disso, é por meio deles que confessamos o nome de Jesus e somos edificados (SOARES, 2020, p. 57).

I – A NECESSIDADE DOS DONS ESPIRITUAIS HOJE

Os dons são importantes para a execução do ministério no qual o cristão foi vocacionado. Portanto, os dons espirituais não caracterizam se o cristão que possui algum dom é superior ao cristão que não possui o determinado dom. Há uma diversidade de dons e estes existem para suprir as necessidades da igreja.

Sobre diversidade compreende-se que os dons proporcionam o suprimento das necessidades do ser humano. Há uma variedade, sendo esta variedade soluções que edificam e solucionam problemas desde o corpo a alma.

Muitas coisas melhoraram para a Igreja dos dias de hoje. As construções dos templos são melhores e maiores, existem rádios, coros e bandas à disposição dos pastores. Eles possuem automóvel, literatura à vontade, etc. Porém, nenhuma dessas coisas boas e úteis pode jamais substituir os dons do Espírito (BERGSTÉN, 2019, p. 108).

Sendo que os dons espirituais são recursos espirituais que outorgam maior harmonia e interação entre Deus e os cristãos, assim como entre os cristãos e o próximo.

II – A FUNÇÃO DOS DONS ESPIRITUAIS

Didaticamente o apóstolo Paulo ao escrever para a Igreja em Coríntios descreve nove dons espirituais que para compreensão eficiente os estudiosos os dividem em três grupos.

Primeiro grupo o de revelação: sabedoria, palavra da ciência e discernimento dos espíritos.

O dom da palavra da sabedoria corresponde “a uma capacitação divina sobrenatural para tomada de decisões sábias e em circunstâncias extremas e difíceis”.

O dom da Palavra da Ciência corresponde com o resultado da iluminação do Espírito Santo proporcionando ao cristão o conhecimento a respeito das profundezas da Escritura Sagrada e também o conhecimento de fatos e circunstâncias atuais que estão ocultos.

E o dom de discernimento de espíritos permite que a igreja de Deus não seja enganada.

Segundo grupo o de poder: dom da fé, dons de curar e dons de operações de maravilhas.

Para que haja uma ação extraordinária por parte da igreja, a fé como dom é a capacidade outorgada pelo Espírito Santo ao cristão para que coisas sobrenaturais ocorram. A fé como dom sobrenatural ultrapassa a esfera natural das coisas.

Os dons de cura são importantes para a igreja nos dias de hoje pelos seguintes motivos: a cura proporciona evangelização, a cura proporciona glorificação; e, a cura proporciona vitória.

O dom de operações de maravilhas altera a ordem natural das coisas consideradas impossíveis e impensáveis. Como exemplo, a ressurreição e o acalmar o vento e a tempestade.

E o terceiro e último grupo os de elocução: profecia, variedade de línguas e interpretação de línguas.

O dom de profecia corresponde com a mensagem verbal inspirada pelo Espírito Santo na língua conhecida pelo mensageiro e pelo destinatário. Sendo que a mensagem é divina.

O dom de interpretação corresponde com a identificação da mensagem divina e não com a tradução de uma língua.

III – OS DONS REVELAM A UNIDADE NA DIVERSIDADE

Indiretamente o apóstolo Paulo trata-se da Trindade no capítulo em apreço de 1 Coríntios 12 ao citar:

Diversidade de dons, associando ao Espírito Santo;

Diversidade de ministérios, associando a pessoa de Jesus Cristo;

E, ao citar diversidade de operações, relatando sobre a ação do Pai.

Porém, o grande objetivo do apóstolo é enfatizar que em meio à diversidade há uma unidade operante (v.11). Pois:

[...] os vv. 12 e 13 formam o elo entre os dons e os membros do corpo de Cristo, que o apóstolo usa uma linguagem metafórica nessa ilustração. A ilustração do corpo humano com a Igreja nos versículos seguintes, além de mostrar a unidade na diversidade, nos ensina também que precisamos uns dos outros (1 Co 12.21), diferimos uns dos outros (1 Co 12.18) e precisamos cuidar uns dos outros (1 Co 12.25). Isso é Igreja (SOARES, 2020, p. 71).

REFERÊNCIA

BERGSTÉN, Eurico. Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: CPAD, 2019.

SOARES, Ezequias. O Verdadeiro Pentecostalismo: A atualidade da Doutrina Bíblica sobre a atuação do Espírito Santo. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário