Fruto do Espírito: o eu crucificado
O texto áureo da presente lição tem como
descrição:
O fruto do Espírito é um dos
temas mais vibrantes da ética cristã, pois mostra para o mundo o que Espírito
Santo colocou dentro de cada um de nós.
Sendo que o objetivo geral do estudo é Demonstrar que o Fruto do Espírito é um dos temas mais
vibrantes da vida cristã. E como
objetivos específicos: conceituar o fruto
do Espírito; distinguir e relacionar fruto do Espírito e dons espirituais; e,
conscientizar que o Espírito se opõe à carne.
Para Horton:
O fruto tem a
ver com o crescimento e o caráter; o modo da vida é o teste fundamental da
autenticidade. O fruto, em Gálatas 5.22,23, consiste nas “nove graça que
perfazem o fruto do Espírito, o modo de vida dos que são revestidos pelo poder
do Espírito que neles habita” (1996, p. 488).
I – O FRUTO DO ESPÍRITO NA
VIDA DO CRENTE
Conforme Esequias:
[...] O fruto
do Espírito é o resultado natural de um processo de amadurecimento e a consequência
de um desenvolvimento natural de crescimento espiritual. Ele surge
paulatinamente dentro de cada crente como resultado da regeneração do Espírito
Santo de forma instantânea e também gradativa por meio do crescimento na graça
de nosso Senhor Jesus Cristo, como acontece com a santificação (2020, p. 75).
Sendo que a vida de santidade proporciona
comunhão com Deus. Um viver santo é saber distinguir entre o certo e o errado;
praticar o que é correto e invalidar o incorreto. Ser santificado por Deus não
indica que o cristão é santo, mas que o cristão é separado por Deus, para o uso
de Deus e para Deus.
Separado por Deus indica que é Deus que o
santifica. Para o uso de Deus, indica que Deus separa pessoas para serem seus
instrumentos de bênção. E para Deus, corresponde que os cristãos pertencem a
Deus.
Portanto, os cristãos são separados para
serem usados por Deus e para terem comunhão com Deus. Para uma vida de comunhão
com Deus é necessário o investimento de tempo em oração, jejum, frequência na
Igreja e dentre outros, a leitura da Bíblia.
II – DIFERENÇA E RELAÇÃO
ENTRE O FRUTO E OS DONS DO ESPÍRITO
A respeito da relação percebe-se que o fruto
e os dons possuem na origem a mesma fonte: o Espírito Santo da Verdade; porém,
se distingue na durabilidade. Pois, o fruto tendo como base, o amor, é eterno,
enquanto os dons não serão necessários com a conclusão da missão da Igreja na
terra.
Didaticamente o fruto do Espírito pode ser
dividido em três grupos:
Primeiro grupo: virtudes interligadas ao
relacionamento com Deus – amor, alegria e paz.
Segundo grupo: virtudes interligadas ao
relacionamento com os outros – longanimidade, benignidade e bondade.
Terceiro grupo: virtudes interligadas ao
relacionamento pessoal – fé, mansidão e temperança.
O fruto
presente no testemunho cristão revela nove graças, a partir do amor: gozo, paz,
longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. É,
na verdade, a ética do Espírito. Os dons espirituais e o fruto, embora distintos,
se relacionam por terem a origem na mesma fonte e por ambos glorificarem a
Cristo (SOARES, 2020, p. 77 e 78).
III – O ESPÍRITO SE OPÕE À
CARNE
As obras da carne são demonstrações físicas e
espirituais da degeneração humana. E didaticamente podem ser agrupadas em
quatro grupos.
Primeiro grupo: pecados sexuais – adultério,
fornicação, impureza e lascívia.
Segundo grupo: falsa religiosidade –
idolatria e feitiçaria.
Terceiro grupo: atitudes impróprias para com
o próximo – inimizade, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias
e invejas.
Quarto grupo: assuntos relacionados com o
domínio próprio – homicídio, bebedice e glutonaria.
Por fim:
E os que são de Cristo
crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências (Gl 5.24).
O versículo indica a vitória sobre a carne,
logo os frutos do Espírito são desenvolvidos para esta finalidade, vencer os
desejos exagerados da carne, sendo que os mesmos são identificadores da real
transformação ocorrida na vida do cristão.
REFERÊNCIA
HORTON,
Stanley M. Teologia Sistemática uma
perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.
SOARES,
Ezequias. O Verdadeiro Pentecostalismo:
A atualidade da Doutrina Bíblica sobre a atuação do Espírito Santo. Rio de
Janeiro: CPAD, 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário