Deus é Fiel

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domingo, 24 de janeiro de 2021

Subsídio para a Escola Bíblica Dominical: Fruto do Espírito: o eu crucificado

 Fruto do Espírito: o eu crucificado

O texto áureo da presente lição tem como descrição:

O fruto do Espírito é um dos temas mais vibrantes da ética cristã, pois mostra para o mundo o que Espírito Santo colocou dentro de cada um de nós.

Sendo que o objetivo geral do estudo é Demonstrar que o Fruto do Espírito é um dos temas mais vibrantes da vida cristã. E como objetivos específicos: conceituar o fruto do Espírito; distinguir e relacionar fruto do Espírito e dons espirituais; e, conscientizar que o Espírito se opõe à carne.

Para Horton:

O fruto tem a ver com o crescimento e o caráter; o modo da vida é o teste fundamental da autenticidade. O fruto, em Gálatas 5.22,23, consiste nas “nove graça que perfazem o fruto do Espírito, o modo de vida dos que são revestidos pelo poder do Espírito que neles habita” (1996, p. 488).

I – O FRUTO DO ESPÍRITO NA VIDA DO CRENTE

Conforme Esequias:

[...] O fruto do Espírito é o resultado natural de um processo de amadurecimento e a consequência de um desenvolvimento natural de crescimento espiritual. Ele surge paulatinamente dentro de cada crente como resultado da regeneração do Espírito Santo de forma instantânea e também gradativa por meio do crescimento na graça de nosso Senhor Jesus Cristo, como acontece com a santificação (2020, p. 75).

Sendo que a vida de santidade proporciona comunhão com Deus. Um viver santo é saber distinguir entre o certo e o errado; praticar o que é correto e invalidar o incorreto. Ser santificado por Deus não indica que o cristão é santo, mas que o cristão é separado por Deus, para o uso de Deus e para Deus.

Separado por Deus indica que é Deus que o santifica. Para o uso de Deus, indica que Deus separa pessoas para serem seus instrumentos de bênção. E para Deus, corresponde que os cristãos pertencem a Deus.

Portanto, os cristãos são separados para serem usados por Deus e para terem comunhão com Deus. Para uma vida de comunhão com Deus é necessário o investimento de tempo em oração, jejum, frequência na Igreja e dentre outros, a leitura da Bíblia.

II – DIFERENÇA E RELAÇÃO ENTRE O FRUTO E OS DONS DO ESPÍRITO

A respeito da relação percebe-se que o fruto e os dons possuem na origem a mesma fonte: o Espírito Santo da Verdade; porém, se distingue na durabilidade. Pois, o fruto tendo como base, o amor, é eterno, enquanto os dons não serão necessários com a conclusão da missão da Igreja na terra.

Didaticamente o fruto do Espírito pode ser dividido em três grupos:

Primeiro grupo: virtudes interligadas ao relacionamento com Deus – amor, alegria e paz.

Segundo grupo: virtudes interligadas ao relacionamento com os outros – longanimidade, benignidade e bondade.

Terceiro grupo: virtudes interligadas ao relacionamento pessoal – fé, mansidão e temperança.

O fruto presente no testemunho cristão revela nove graças, a partir do amor: gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. É, na verdade, a ética do Espírito. Os dons espirituais e o fruto, embora distintos, se relacionam por terem a origem na mesma fonte e por ambos glorificarem a Cristo (SOARES, 2020, p. 77 e 78).

III – O ESPÍRITO SE OPÕE À CARNE

As obras da carne são demonstrações físicas e espirituais da degeneração humana. E didaticamente podem ser agrupadas em quatro grupos.

Primeiro grupo: pecados sexuais – adultério, fornicação, impureza e lascívia.

Segundo grupo: falsa religiosidade – idolatria e feitiçaria.

Terceiro grupo: atitudes impróprias para com o próximo – inimizade, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias e invejas.

Quarto grupo: assuntos relacionados com o domínio próprio – homicídio, bebedice e glutonaria.

Por fim:

E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências (Gl 5.24).

O versículo indica a vitória sobre a carne, logo os frutos do Espírito são desenvolvidos para esta finalidade, vencer os desejos exagerados da carne, sendo que os mesmos são identificadores da real transformação ocorrida na vida do cristão.

REFERÊNCIA

HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática uma perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.

SOARES, Ezequias. O Verdadeiro Pentecostalismo: A atualidade da Doutrina Bíblica sobre a atuação do Espírito Santo. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

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