Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 7 de fevereiro de 2021

Subsídio para a Escola Bíblica Dominical: Cultuando a Deus com liberdade e reverência

Cultuando a Deus com liberdade e reverência

A Verdade Prática da presente lição tem como descrição:

A adoração em espírito diz respeito à posição espiritual do adorador, isso quer dizer que o que vale diante de Deus é como o adorar, não onde adorar. Descrição que ratifica o Texto Áureo e permite compreender que:

Deus não está limitado ao tempo e espaço. E quando alguém nasce no Espírito, Ele pode se comunicar com Deus onde quer que esteja [...] Jesus disse que a adoração é algo do coração. Em verdade é o que está em harmonia com a natureza e a vontade de Deus. É o contrário de tudo que é falso. A verdade aqui é especificamente a adoração a Deus por meio de Jesus Cristo. A questão não é onde alguém adora, e sim como e quem alguém adora (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p. 236).

Sendo que o objetivo geral do estudo é Conscientizar que no culto pentecostal há liberdade e reverência. E como objetivos específicos: conceituar o culto pentecostal; apresentar o centro do culto pentecostal; e, explicar como se expressa a liturgia de nossa igreja.

I – O CULTO PENTECOSTAL: LIBERDADE E REVERÊNCIA

A liberdade do culto pentecostal permite compreender que há flexibilidade no que corresponde a forma da liturgia, principalmente em referência à diversidade de culturas.

Pois, não tem como inserir a forma da igreja brasileira em direcionar o culto à cultura nativa indígena, sendo que os elementos culturais são diferentes. Logo, a forma de como a educação foi construída localmente deve ser considerada.

Porém, no que tange a essência da adoração compreende-se que ela deverá ser realizada decentemente e com ordem (1 Co 14.40), não importa a região geográfica e nem os elementos culturais.

[...] A reverência na casa de Deus não é sinônimo de formalismo, e os nossos cultos combinam os aspectos espontâneos e reverentes (SOARES, 2020, p. 97, 98).

A adoração é espontânea, ou seja, é livre; porém, a adoração apresenta reverência ao Deus criador de todas as coisas. Tendo em vista que para o cristão a adoração é o instante mais sublime de sua vida e este manifesta gratidão por todos os benefícios recebidos e descreve em atos o reconhecimento da grandeza do Criador.

A reverência pode ser compreendida nas palavras de Salomão: Guarda o teu pé, quando entrares na Casa de Deus; chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal (Ec 5.1).

O culto é um espaço reservado para a adoração. Não pode se transformar na “casa de mãe Joana”. É ali onde cultuamos a Deus e prestamos-lhe reverência [...]

[...] Deus não está interessado na observância do sacrifício em si, mas na obediência aos princípios que regulamentam a sua prática. Foi exatamente isso que o profeta Samuel disse a Saul (1 Sm 15.22) (GONÇALVES, 2013, p. 118).

II – O CENTRO DO CULTO PENTECOSTAL

Deus é o centro do culto cristão. O Pai, o Filho e o Espírito Santo são dignos de toda honra e glória. Logo, quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação (1 Co 14.26).

Entretanto, podem ser sintetizados, os elementos presentes no culto no momento da adoração em cânticos (salmo), ensino e pregação (doutrina), e manifestação dos dons espirituais (aqui citados: revelação, línguas e interpretação; o que não se limita apenas a estes dons).

As reuniões dos primeiros cristãos eram compostas pelos seguintes elementos: oração, cânticos, leitura e exposição das Escrituras Sagradas. Lembrando que:

[...] A contribuição financeira, dízimos e ofertas, são elementos do culto e partes da adoração a Deus, esta prática vem desde o Antigo Testamento (Dt 26.10) e se continua no cristianismo (1 Co 16. 1,2; 2 Co 9.7). A administração desses elementos no culto acontece com a manifestação do Espírito Santo (1Co 14.26; Ef 5.18-20) e não de forma mecânica ou formalística (SOARES, 2020, p. 103).

III – COMO SE EXPRESSA A LITURGIA DE NOSSAS IGREJAS?

A liturgia da Igreja no presente século para melhor agregar valores cristãos, edificação dos santos e salvação dos ímpios, tem se organizado com trabalhos que se diversificam, por exemplo:

Culto de ensino: momento em que o líder da Igreja assume a função de mestre do rebanho do Senhor Jesus.

Culto de libertação: culto em que trabalhos por inúmeras denominações são realizados com propósitos diretos a cura e libertação de pessoas possessas.

Culto da família: para melhor atender as necessidades familiares.

Culto de missões: trabalhos voltados para a conscientização missionária.

Escola Bíblica Dominical: trabalho de ensino.

Em suma, é necessário compreender que:

O fervor espiritual do crente vai além das reuniões de adoração, na casa de Deus, é um estilo de vida contínuo como parte essencial da vida doméstica diária (SOARES, 2020, p. 102).

REFERÊNCIA:

GONÇALVES, José. Sábios Conselhos para um viver vitorioso: sabedoria bíblica para quem quer vencer na vida. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.

RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

SOARES, Ezequias. O Verdadeiro Pentecostalismo: A atualidade da Doutrina Bíblica sobre a atuação do Espírito Santo. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário