Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Subsídio para a Escola Bíblica Dominical: Vivendo o Fervor Espiritual

 Vivendo o Fervor Espiritual

A Verdade Prática da presente lição tem como descrição:

Ser cheio do Espírito pode se referir tanto ao batismo no Espírito Santo como também à vida plena no Espírito.

Soares salienta que o viver o fervor espiritual corresponde a:

[...] ser cheio do Espírito Santo. A expressão “cheio do Espírito Santo”, ou fraseologia similar, pode se referir tanto ao batismo no Espírito Santo como também à vida plena no Espírito (2020, p. 115).

Sendo que o objetivo geral do estudo é Mostrar a necessidade de se viver o fervor espiritual. E como objetivos específicos: destacar a importância da devoção na vida do crente pela Palavra e oração; enfatizar a importância de manter-se “cheio do Espírito”; e, prevenir a respeito da frieza espiritual.

I – A IMPORTÂNCIA DA DEVOÇÃO PELA PALAVRA E ORAÇÃO

Devoção, isto é, o zelo espiritual do cristão se manifesta por meio do fervor na prática à oração e a leitura da Palavra de Deus. Logo, os dois pontos centrais para a compreensão do presente tópico corresponde com a oração e a leitura da Palavra de Deus.

No que tange a respeito da oração, compreende-se que:

A oração é, primeiramente, uma forma de relacionamento. Quem ora quer se relacionar, conversar, ser respondido, abrir o coração e levar suas percepções e anseios a Deus. Oração é diálogo e troca; é uma ação que implica liberdade e aconchego com aquele a quem nos dirigimos (TEDESCO, 2020, p. 9).

E dentre as finalidades da oração pode ser citado:

A oração proporciona melhor relacionamento com Deus. A prática da oração outorga segurança em meio aos desafios. Uma vida de oração possibilita melhor visão diante das questões espirituais e até matérias. E por fim, a oração vivifica a esperança em meio a qualquer situação da vida.

Tedesco acrescenta:

Por intermédio da oração, preparamo-nos, de forma progressiva e vigorosa, para as grandes experiências espirituais em nossa trajetória de vida (2020, p. 9).

Já no que corresponde a leitura da Palavra compreende-se que a Palavra de Deus outorga força para o fraco, ânimo para os que perderam a esperança, e dentre outros fatores, vida para quem está morto espiritualmente. Lembrando que:

[...] uma das grandezas das Escrituras é a sua aplicabilidade na vida diária, na família na igreja, no trabalho e na sociedade. Deus é o nosso Criador e somente ele nos conhece e sabe o que é bom para suas criaturas. E essas orientações estão na Bíblia, o “manual do fabricante” (Rm 12.1,2) (SOARES, 2020, p. 117).

II – A IMPORTÂNCIA EM MANTER-SE “CHEIO DO ESPÍRITO”

E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito (Ef 5.18).

Ser cheio do Espírito corresponde a ir além de receber o selo, indica que a cada instante o cristão necessita se encher. A descrição: mas enchei-vos, corrobora para uma ordem outorgada, ou seja, indica uma ação constante que deve ser desenvolvida.

O ser cheio do Espírito Santo corresponde a não ter uma vida estática. Um ministério parado e limitado às ações humanas, pois ser cheio do Espírito corrobora para que o crente possua uma vida dinâmica sobre a direção do Consolador. Verdade ratificada pela palavra de Jesus a Nicodemos quando disse a ele que o que é nascido do Espírito é igual ao vento (Jo 3.8), isto é, o nascido de novo é dinâmico e não se limita a um espaço específico. E conforme as descrições utilizadas na atualidade seria uma pessoa fora de série.

[...] A ação do Espírito na vida cristã não é estática nele somos renovados no nosso dia a dia. Essa experiência acontece reiteradamente em nossos dias e isso vem desde o Pentecostes (SOARES, 2020, p. 117).

III – VIGILANTES COM A FRIEZA ESPIRITUAL

A vigilância está diretamente relacionada com os cuidados próprios para com a vida espiritual, assim como para com a vinda do Senhor Jesus. No que corresponde com a vida espiritual é necessário que o cristão se dedique a cada dia ao Senhor, já no que corresponde à vinda de Jesus é necessário que os cristãos estejam atentos para com os sinais.

Os versículos 19, 20 e 21 do capítulo 5 da Carta aos Efésios transmitem três ações que são desenvolvidas por parte de quem anda em vigilância.

Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus (Ef 5.19-21).

Logo, as três ações são:

Atitude de adorador (Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração);

Coração grato (Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo);

E, submissão aos desígnios de Deus (Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus).

A característica plena de um adorador está diretamente associada ao princípio de adorar ao Senhor em qualquer situação. Enquanto o possuir um coração grato corresponde a ser compreensivo para com a vontade de Deus. E por fim, a submissão indica obediência, dependência e humilde para com desígnios de Deus.

REFERÊNCIA:

SOARES, Ezequias. O Verdadeiro Pentecostalismo: A atualidade da Doutrina Bíblica sobre a atuação do Espírito Santo. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

TEDESCO, Marcos. Ensina-nos a orar: exemplos de pessoas e orações que marcaram as escrituras. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário