O Senhor Jesus Cura Hoje
A Verdade Prática da presente lição tem como
descrição:
A cura de enfermidades é um
dos benefícios da obra redentora do Calvário.
Sendo que o objetivo geral do estudo é Esclarecer que a cura divina acontece hoje. E como objetivos específicos: conceituar
a cura divina na Bíblia; pontuar a cura divina como parte da salvação; e,
refletir sobre a cura divina e os desafios atuais.
I – A CURA DIVINA NA BÍBLIA
No Antigo Testamento compreende-se que a
saúde do povo era uma promessa divina, mas não retirava do povo a
responsabilidade prática, principalmente no que correspondia com a obediência.
Assim também como os sacerdotes tinham
funções sanitaristas no agir em prol da saúde da comunidade. Sobre
as funções sanitaristas dos sacerdotes é certo afirmar:
Eram funções preventivas.
Funções que outorgavam aos sacerdotes o poder
de interditar as casas caso o imóvel tivesse contaminado ou até mesmo a
demolição do imóvel.
E também tinha como função ao perceber a
lepra em vestes a de queimá-las.
Andrade complementa ao descrever a respeito
das leis urbanas descritas no livro de Levítico.
De acordo com as leis urbanas que encontramos no Levítico, a
urbanização de Israel deveria começar de dentro para fora; do interior das
casas ao centro da cidade. Se uma casa estava doente, todos os demais
domicílios corriam perigo; a epidemia era eminente (ANDRADE,
2018, p. 51).
Já no Novo Testamento nota-se que as curas
ministradas pelo Senhor Jesus representavam um ponto essencial de Seu ministério
público. A respeito das curas ministradas por Jesus dois pontos merecem
atenção: Jesus curou na diversidade das doenças e na diversidade da
nacionalidade das pessoas enfermas; e, Jesus utilizou da multiforme maneira
para curar.
Jesus curou. O Senhor curou na diversidade, primeiramente,
na diversidade de doenças: O Senhor não era especialista de um tipo específico
de enfermidade, mas de fato Ele curava todos os que se aproximavam dEle, ou
seja, Jesus curou paralítico (Mt 9.2-8), cego (Mt 20.29-34), e dentre outros um
hidrópico (Lc 14.1-4). Em segundo, Jesus curou na diversidade da nacionalidade
e da condição socioeconômica das pessoas: o servo do centurião romano (Mt
8.5-13), o filho do oficial do rei (Jo 4.46-54), a filha da mulher cananeia (Mt
15.21-28) e dentre outros a sogra de Pedro (Mt 8.14,15).
As multiformes maneiras
que Jesus utilizava para curar. Jesus
curou por meio de palavras: levanta-te, e toma o teu leito, e vai para tua casa
(Mc 2.11). Assim como Jesus curou por meio de contato físico e até mesmo com a
própria saliva (Jo 9.6).
No que corresponde às atitudes preventivas na
atualidade assim comenta Soares:
[...] A
prevenção de saúde é dever individual de cada pessoa e isso é bíblico. A alimentação
saudável e a higienização adequada são bons hábitos que contribuem para a
salvação (2020, p. 127).
II – A CURA DIVINA COMO
PARTE DA SALVAÇÃO
A Palavra salvação deriva do grego, soteria,
tendo por significado, liberdade ou ser livre de um perigo iminente. O termo
salvação no Novo Testamento insere como compreensão o propósito de Deus, que é
a salvação da humanidade.
Nos livros do Antigo Testamento percebe-se
que a palavra salvação diz respeito à libertação da escravidão e também se associa
com a preservação da vida, pois o termo hebraico, yasha, que é traduzido por salvar
tem como significados: ajudar, libertar, livrar e salvar. Corresponde com
livramento de grandes perigos e de risco de morte.
O conceito de
salvação no Novo Testamento inclui a maioria dos elementos e aspectos aludidos
no Antigo Testamento, acrescentando-lhe dimensões espirituais. O termo grego
soteria compreende tanto a salvação nacional como a pessoal (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p. 18).
Soares categoricamente associa a salvação com
os demonstrativos da cura da seguinte maneira:
[...] De modo
que a cura de enfermidades é um dos benefícios da obra redentora do Calvário. Dos
36 milagres específicos de Jesus registrados nos evangelhos, 27 deles envolvem
cura e libertação, ou seja, salvação (2020, p. 130).
III – A CURA DIVINA E OS
DESFIOS ATUAIS
A origem de todas as doenças está associada
com o pecado original. Também há doenças que estão diretamente associadas com
pecado atual cometido pelo próprio indivíduo. Logo, não cabe aos cristãos
associarem a doença de um irmão com pecado cometido pelo mesmo. Outro cuidado
básico se associa com não relacionar as doenças com possessão maligna.
Em suma, excelentes são as palavras de Soares
para concluir as descrições argumentativas sobre o presente tema:
A cura de
enfermidades é um milagre, direta ou indiretamente. A ciência médica é
intermediária nesse processo que vem evoluindo ao longo dos séculos e os
médicos, independentemente de sua confissão religiosa, consciente ou não, estão
nas mãos de Deus. É que Deus trabalha no silêncio (2020, p. 129).
Referência
ANDRADE,
Claudionor de. Adoração Santidade e
Serviço: os princípios de Deus para a sua Igreja em Levítico. Rio de
Janeiro: CPAD, 2018.
RADMACHER,
Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O
Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central
Gospel, 2013.
SOARES,
Ezequias. O Verdadeiro Pentecostalismo:
A atualidade da Doutrina Bíblica sobre a atuação do Espírito Santo. Rio de
Janeiro: CPAD, 2020.
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