Deus é Fiel

Deus é Fiel

quinta-feira, 4 de março de 2021

Subsídio para aula da Escola Bíblica Dominical – Lições Bíblicas Jovens – Jesus e a oração do Pai-nosso

 Jesus e a oração do Pai-nosso

Conforme a Síntese:

A oração do Pai-Nosso foi deixada por Jesus para nos ensinar acerca da importância da oração em oculto, da primazia de Deus no direcionamento de nossas petições e do valor do altruísmo em nossa trajetória cristã.

Para Tedesco:

A oração do Pai-Nosso nos mostra o valor do altruísmo e a relevância do princípio da reciprocidade, bem como a necessidade magna de glorificarmos a Deus com toda a nossa vida.

Essa oração é um convite a vivermos com intensidade o verdadeiro cristianismo, seguindo a Jesus de forma integral e convicta (2020, p. 115).

A presente lição tem como objetivos:

Mostrar que Jesus Cristo é o nosso maior referencial de vida e de oração.

Contemplar os principais ensinos da oração do Pai-Nosso.

Destacar que a glória e o poder pertencem somente a Deus.

I – JESUS ENSINA A RESPEITO DA ORAÇÃO

Jesus é o Mestre dos mestres. Jesus ensinou por meio de suas palavras e por meio de seu exemplo prático. No que concerne à oração o Senhor Jesus instruiu e inspirou os seus discípulos a terem uma vida prática em fervente oração.

Jesus orou antes de escolher os seus discípulos (Lc 6.1,13). Instante em que Jesus ensina aos cristãos a orarem antes de tomarem uma decisão.

Jesus orou para abençoar o alimento (Mt 14.19). Instante em que Ele inspira aos cristãos a orarem dando graças a Deus por outorgar o alimento de cada dia.

Jesus orou antes de ser preso (Lc 22.41-44), instante em que por meio da oração o Senhor Jesus instruiu os discípulos a orarem no momento de aflição.

[...] Essas orações mostram a dependência de Jesus de seu Pai para conseguir força e sabedoria, além de sua completa confiança na vontade do Pai (Guia Cristão de Leitura da Bíblia, 2013, p. 52)

Sendo que o Pai-Nosso é a oração modelo e universal, e por isso, ela é acompanhada de instruções que habilita ao cristão a obterem os meios devidos para como o mesmo deverá se portar diante do Senhor.

Tendo como base a descrição argumentativa de Tedesco (2020) percebe-se que a oração do Pai-Nosso apresenta seis pedidos divididos em duas partes exclusivas. A primeira parte corresponde com a descrição do reconhecimento da santidade e a vontade de Deus. E a segunda parte concerne às descrições referentes às necessidades do indivíduo.

II – OS PRINCIPAIS ENSINOS DA ORAÇÃO DO PAI-NOSSO

A oração do Pai-Nosso é altruísta, ou seja, ela nos direciona a amar o próximo e a olhar para a coletividade e não para o individualismo. Também ensina ao cristão a ser reciproco: perdoa-nos as nossas dividas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores (Mt 6.12). E por último, conforme o presente tópico compreende-se que a oração do Pai-Nosso conduz o crente a confiar em Deus, pois Deus é quem livra o cristão de todo tipo de mal.

Lembremos: o nosso Mestre amado nos revela que a vitória sobre as dificuldades sé é possível orando e vigiando (Mt 26.41). Logo, façamos dessas práticas uma rotina diária de devoção e permitamo-nos ser conduzidos pelo Santo Espírito (TEDESCO, 2020, p. 123).

Ao ter uma vida de constante oração o cristão revela que possui intimidade com Deus e também confia na ação miraculosa do Senhor. Nota-se a confiança ao Senhor presente nas palavras de Davi: pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus no seu lugar santo. Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca (Sl 68.5,6), Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam (Sl 23.4). Portanto, quem ora confia em Deus.

III – A GLÓRIA E O PODER PERTENCEM A DEUS

O último reconhecimento que se nota na oração do Pai-Nosso refere-se ao entendimento de que o Reino, o poder e a glória pertence ao Senhor.

No que tange ao ensino de Jesus concernente ao Reino de Deus entende-se que o Reino é abrangente, isto por que o Reino vai além da salvação e além da Igreja. A Igreja faz parte do Reino, porém não é o Reino, pois no Reino Deus se revela com poder, com glória e com prerrogativas contra o domínio de Satanás. Portanto, o Reino dos Céus é a demonstração do poder de Deus em ação. O que corresponde com o domínio espiritual divino no meio de seu povo.

Logo, percebem-se quatro verdades a respeito do Reino de Deus nas Escrituras Sagradas, que são: O Reino de Deus é abrangente na atribuição do poder; O Reino de Deus possui aspectos que abrange o tempo; o Reino de Deus possui mistérios revelados nas parábolas; e, O Reino de Deus tem o amor como padrão ético.

Por fim, A oração é uma dádiva e um privilégio. Também é uma responsabilidade porque é o meio pelo qual abrimos a nós mesmos e ao mundo para o poder transformador de Deus (Guia Cristão de Leitura da Bíblia, 2013, p. 55).

Referência

GUIA CRISTÃO DE LEITURA DA BÍBLIA. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.

TEDESCO, Marcos. Ensina-nos a orar: exemplos de pessoas e orações que marcaram as escrituras. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário