Deus é Fiel

Deus é Fiel

sexta-feira, 12 de março de 2021

Subsídio para aula da Escola Bíblica Dominical – Lições Bíblicas Jovens – A oração sacerdotal de Jesus

 A oração sacerdotal de Jesus

Conforme a Síntese:

A oração sacerdotal de Jesus nos permite sentir o quão profundo é o amor de Cristo por sua Igreja.

Para Tedesco:

Essa oração, que faz parte de um momento tão decisivo da vida de Jesus e de seus discípulos, permite-nos um alento e um refrigério diante de tantas dificuldades enfrentadas por nós no mundo e nos lembra de que, em Deus, somos mais que vencedores (2020, p. 128).

A presente lição tem como objetivos:

Demonstrar o contexto em que foi proferida a Oração Sacerdotal.

Dimensionar a importância da santificação para o cristão.

Enfatizar a continuação da missão da Igreja.

I – JESUS ENSINA A RESPEITO DA ORAÇÃO

Há dois indicadores que confere a esta oração à identificação de oração sacerdotal, eles estão diretamente associados com a função do sacerdote em conduzir os sacrifícios e em interceder pelo o povo. Jesus se posiciona sendo Ele próprio o sacrifício e intercede pelos discípulos. A oração sacerdotal está dividida em três partes: Jesus ora por si mesmo; Jesus ora pelos discípulos; e, Jesus ora pela Igreja.

Logo, a mensagem da cruz está proferida na oração sacerdotal no momento em que Jesus ora por si mesmo. Momento em que Ele faz apenas um pedido “glorifica a teu Filho” (v.1). Porém, neste pedido há duas razões: primeira, para que o teu Filho te glorifique (v.1), e; segunda, eu glorifiquei-te na terra (v.4).

O pedido glorifica a teu Filho, indica que Jesus estava pronto para ser o sacrifício que justificaria a humanidade.

Para que o Filho fosse glorificado necessário seria que houvesse o sacrifício, isto é, que o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo fosse morto. Mas, que ao terceiro dia viesse a ressuscitar para que a sua vida fosse confirmada, sua morte fosse confirmada e suas palavras fossem confirmadas perante o Pai.

II – SANTIFICA-OS NA VERDADE

Quando o Senhor Jesus ora pelos discípulos Ele pede ao Pai que os guarde, os santifique na Palavra e os livre do mal (vv. 12,15 e 17).

Essa proteção pleiteada por Jesus para os seus nada mais era do que a continuação e o aperfeiçoamento de uma condição moral já existente [...] No entanto, apesar de sua sinceridade, os onze ainda precisavam não só da guarda divina, mas também de aperfeiçoamento; por esta razão seu Mestre continuou a orar por sua santificação, tendo em vista, na verdade, não apenas sua perseverança, crescimento e maturidade na graça como soldados cristãos, mas especialmente que fossem equipados para a função do apostolado (BRUCE, 2007, p.490).

No que tange a santificação compreende-se que a vida plena em santidade tem como origem a Palavra do Senhor. Santifica-os na verdade pois a tua Palavra é a verdade (v.17).

A Palavra de Deus tem um grande valor para aqueles que seguem a Jesus. Quando o Mestre ora pedindo proteção, alegria, santificação, união e amor, faz isso se referindo aos que atendem a requisitos básicos: pertencem a Deus; creem em Jesus; são separados do mundo; guardam a Palavra (TEDESCO, 2020, p. 128).

III – PARA QUE O MUNDO CONHEÇA QUE ME ENVIASTE

No que tange quando a oração se direciona para com a Igreja “Eu não rogo somente por estes, mas também por aqueles que, pela sua palavra, hão de crer em mim” (v.20), percebe-se que obra continua, ou seja, o presente versículo mostra a abrangência da oração sacerdotal de Jesus, pois Ele intercede em prol dos que em um dia iria recebê-lo como salvador. Sendo que ara a Igreja o pedido de Jesus é que haja unidade.

Portanto, a oração sacerdotal apresenta os seguintes pedidos do Senhor Jesus Cristo: para si (glorifica ao teu Filho – Jo 17.1); pedidos de Jesus para que os discípulos sejam guardados do mundo (Jo 17.11); e, pedidos de Jesus para que os membros da Igreja vivam em unidade (Jo 17.21). Logo, para cada pedido o Mestre faz uma consideração básica do seu desejo, isto é, Ele indica o propósito.

De fato o objetivo de guardá-los do mundo corresponde em guardá-los dos desejos carnais produzidos e motivados pela vivência da sociedade. Desejos que impedem ao cristão de manter uma vida santificada. Por isso, Jesus roga ao Pai que santifique-os na verdade; a tua palavra é a verdade (Jo 17.17). A santificação é produzida pela Palavra, pela oração e pela presença do cristão na casa do Senhor, pois tais ações proporcionam a saída do mundo de dentro do coração do ser humano.

Referência

BRUCE, A.B. O Treinamento dos Doze. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

TEDESCO, Marcos. Ensina-nos a orar: exemplos de pessoas e orações que marcaram as escrituras. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário