Deus é Fiel

Deus é Fiel

sexta-feira, 26 de março de 2021

Subsídio para aula da Escola Bíblica Dominical – Lições Bíblicas Jovens – A oração de Paulo em favor do seu espinho

 A oração de Paulo em favor do seu espinho

Conforme a Síntese:

Paulo ao orar para se ver livre de seu espinho recebe de Deus uma resposta diferente, porém mais excelsa do que imaginava.

Para Tedesco:

O apóstolo dos gentios, ao escrever a sua segunda carta aos crentes da igreja em Corinto, faz revelações impressionantes em relação a alguns episódios de sua vida [...]

Ao nos ensinar acerca das suas três orações não atendidas como inicialmente desejava, mostra-nos vividamente como a graça de Deus torna-se suficiente em nossas vidas, permitindo-nos uma maravilhosa relação de dependência daquele que tanto nos ama. Ao precisar viver com o seu espinho na carne, bem como sobre as demais dificuldades, aprendeu a confiar e a descansar na magnífica certeza de que a graça do nosso Senhor nos basta. Pensemos nisso! (2020, p. 151).

A presente lição tem como objetivos:

Dimensionar o valor da experiência na vida cristã.

Compreender o contexto da oração de Paulo pelo seu “espinho”.

I – AS VISÕES CELESTIAIS

O apóstolo Paulo inicia a narrativa do parágrafo do capítulo 12 relatando a respeito da revelação recebida da parte de Deus. Fato que se notabiliza em ser um testemunho vivenciado mediante as experiências por servir ao Senhor. A palavra que sintetiza a revelação descrita no texto é pelo o apóstolo, chamada de “inefável”, ou seja, não tem como definir em palavras.

Paulo foi levado ao terceiro céu. Teologicamente o primeiro céu corresponde ao céu atmosférico, o segundo céu ao céu espacial, e o terceiro céu, corresponde com a presença de Deus.

Segundo certas crenças tradicionais, supõe-se que existam sete céus, mas as próprias Escrituras se referem apenas a três: o céu atmosférico (At 14.17); o céu estelar (Gn 1.14), e o terceiro céu (2 Co 12.2; Dt 10.14) (BRANCOFT, 2006, p. 366).

Por fim, pode se aplicar dois pontos essenciais para a vida cristã conforme o tópico em estudo:

As revelações de Deus para com o cristão às vezes são inefáveis, não tem como explicar, porém devem ser sentidas.

E em segundo, as experiências espirituais edificam tanto o que a vivencia, assim como os que escutam a narrativa do testemunho.

II – O ESPINHO NA CARNE

O espinho na carne corresponde a um mensageiro de satanás enviado para esbofetear o apóstolo Paulo, tendo como finalidade que o mesmo não se gloriasse. O fato que se aprende com o relato do apóstolo Paulo, o que o poderia prejudica-lo acabou contribuindo para a concretização dos planos de Deus na vida do mesmo.

O espinho na carne conduziu o apóstolo a ser mais dependente de Deus, fator que outorgou crescimento espiritual. A dependência para com Deus outorga crescimento ministerial e salvação de vidas. Pois a dedicação de quem se entrega à obra permite que vidas sejam alcançadas.

Por fim, Deus respondeu ao apóstolo, não da maneira que Paulo queria escutar, porém da maneira que Deus orquestrava em aperfeiçoa-lo: a minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.

Referência

BRANCROFT. Emery H. Teologia Elementar, doutrina e conservadora. São Paulo: Editora Batista Regular, 2006.

TEDESCO, Marcos. Ensina-nos a orar: exemplos de pessoas e orações que marcaram as escrituras. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário