Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 16 de março de 2021

Subsídio para aula da Escola Bíblica Dominical – Lições Bíblicas Jovens – A oração de Paulo pelos efésios

 A oração de Paulo pelos efésios

Conforme a Síntese:

A oração de Paulo pelos cristãos em Éfeso é um marco de ousadia, intimidade e fé para com Deus. Seus efeitos, ainda hoje, têm uma total influência nos crentes que formam o Corpo de Cristo.

Para Tedesco:

O apóstolo fez impressionantes pedidos: que Deus, no poder do Espírito Santo, fortaleça os irmãos em seu homem interior; que a fé de Cristo habite em cada um para que sejam arraigados e fundados em amor; que possam compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade e conheçam o amor de Cristo, afim de que sejamos participantes do Corpo; que sejamos cheios da plenitude de Deus (2020, p. 140).

A presente lição tem como objetivos:

Apresentar a ousada oração de Paulo aos cristãos em Éfeso.

Perceber o poder do amor de Cristo para a Igreja.

I – UMA ORAÇÃO OUSADA

Por causa disso, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo (Ef 3.14).

A descrição inicial “por causa disso” demonstra o cuidado do apóstolo Paulo para com a Igreja que tange a sua continuidade mediante as perseguições e sofrimentos.

Ponho de joelhos. Paulo demonstra submissão à vontade divina e dedicação para com os irmãos da Igreja em Éfeso. Sobre orar de joelhos pode se afirmar que:

Quando o apóstolo menciona sua posição no momento da oração (Ef 3.14), refere-se a algo que vai muito além de uma simples postura física. Paulo curva-se perante Deus com um ardente desejo de que suas palavras ditas na oração alcancem graça diante do Senhor e venham a edificar a todos os que seguem a Cristo fazendo com que “sua” experiência venha a se tornar “nossa” experiência e assim possamos sentir a maravilhosa presença de Deus em nossa vida, como o apóstolo também sentia (TEDESCO, 2020, p. 142).

II – O PRIMEIRO PEDIDO DE PAULO

Os propósitos da oração de Paulo conforme os versículos 16 e 17 são:

Que a Igreja em Éfeso fosse corroborada com poder do Espírito (v. 16), isto é, que a Igreja fosse fortalecida pelo poder que emana do Espírito Santo.

Assim também Paulo orou para que a Igreja fosse a habitação de Cristo (v. 17). Sendo que o termo original usado pelo apóstolo permite compreender que a petição de Paulo ao Senhor era para que a Igreja fosse a habitação permanente de Deus, e não uma habitação transitória.

Corroborando com os argumentos acima, seguem-se as descrições argumentativas abaixo:

Parece que Paulo estava falando daquela segunda experiência do cristão na qual o Espírito Santo purifica e fortalece o coração. Portanto, ser corroborados pelo Espírito, ter Cristo no íntimo e estar arraigados em amor é o princípio básico para o crescimento cristão. Devemos estar arraigados como uma árvore e fundados no amor que Deus tem por nós e nos dá.

O verbo habite vem de uma palavra grega usada para designar moradia, residência permanente (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p. 508).

Os versículos 17, 18 e 19 permite compreender a respeito do amor. Lembrando que as virtudes são qualidades morais e também intelectuais que caracterizam o indivíduo conduzindo-o à prática do bem. O cristão é seguidor de Jesus Cristo. O termo Cristo tem como significado ungido, e apenas os reis, sacerdotes e profetas eram ungidos na sociedade judaica. Sendo seguidor de Cristo indica que o cristão tem os sentimentos de Jesus Cristo e pratica as obras do Messias. Assim sendo a vida de Jesus proporciona aos cristãos a terem uma vida de fé, esperança e amor. Estas virtudes identificam o autêntico servo de Deus.

Sendo que o termo amor do grego αγάπη, tem como significado afeição o que estima a mais sublime virtude cristã.  Porém, refere-se ao amor de Deus ou de Cristo aos homens Rm 5.8. Também se define como sendo a essência de Deus 1 Jo 4.8, 16. Assim também como pode caracterizar o amor de homens, a Deus ou a Cristo, Jo 5.42; ou a outras pessoas 2 Co 8.7 (GINGRICH & DANKER, 1993, p. 10).

Lembrando que o amor de Cristo é tão grande que vai além de nosso entendimento. A plenitude de Deus implica a abundância de dons que procedem dele (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p.508).

Portanto, no que corresponde a intensidade do amor de Cristo compreende que só por intermédio dEle que o cristão pode desfrutar a grandeza do amor, assim como praticá-lo.

Já os versículos 20 e 21 expressam a dimensão das bênçãos divinas. Esses dois versículos formam uma doxologia, louvor, a Deus, em que Paulo mostra que o Senhor pode fazer tudo muito mais abundantemente além de qualquer coisa que pedimos. Nem o amor de Deus nem Seu poder são limitados pela imaginação humana (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p. 508).

O apóstolo Paulo utiliza o termo περισσοϛ (perissos) que tem como significado estar a mais, exceder, ultrapassar em número ou em medida, resumidamente pode ser definido em ser mais que o suficiente. Outros termos que podem definir a palavra abundantemente no Novo Testamento são: deixar sobrar, superabundar, abundar ricamente, riqueza de alguém, e ir além de certa medida. O muito mais abundantemente de Deus é pós-estabelecido ao dia da angústia e é o resultado das orações e dos pensamentos desenvolvidos em Cristo Jesus.

Referência

GINGRICH, F. Wilbur. DANKER, Frederick W. LÉXICO DO NOVO TESTAMENTO GREGO / PORTUGUÊS. São Paulo: Edições Vida Nova, 1993.

RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

TEDESCO, Marcos. Ensina-nos a orar: exemplos de pessoas e orações que marcaram as escrituras. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário