Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 23 de março de 2021

Subsídio para a Escola Bíblica Dominical: Voltados os Olhos para a Bendita Esperança

 Voltados os Olhos para a Bendita Esperança

A Verdade Prática da presente lição tem como descrição:

A nossa esperança é algo vívido e real, não se baseia em utopia e nem em imaginação humana, mas em fatos revelados na Palavra de Deus e confirmados pela História.

Sendo que o objetivo geral do estudo é Voltar os olhos para Bendita Esperança. E como objetivos específicos: Afirmar que breve Jesus virá; destacar a necessidade da vigilância; e, estimular a viver com fidelidade.

[...] Assim, a nossa esperança é algo vívido e real, não se baseia em utopia e nem imaginação humana, mas em fatos revelados na Palavra de Deus e confirmados pela História (SOARES, 2020, p. 151, 152).

I – BREVE O SENHOR VIRÁ

O presente tópico tem como objetivo afirmar que breve Jesus virá. E, para consolar os discípulos em meio à turbação, Jesus assim ensina: credes em Deus, credes também em mim; na casa de meu Pai a muitas moradas; e, vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também.

Crede em Deus, credes também em mim (v.1). Coração turbado, vida desolada e o fracasso em todas as áreas tem uma solução simples, porém profunda, o crer em Deus. A travessia do mar Vermelho teve como solução simples, porém profunda, o crer em Deus. Assim são caracterizadas as ações dos crentes do passado e do presente nas convicções mais fortes em Deus, pois a questão deferida está na pessoa em que os cristãos deveriam e devem crer.

Crer em Deus faz com que os cristãos pensem de forma correta. Pensar da forma correta é a base de uma atitude correta, e nós começamos a pensar da forma correta quando pensamos em Deus. Assim, em todo o capítulo 14 do Evangelho de João vemos Jesus, o Mestre eterno, falando a nós acerca de Deus (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p. 265).

 Na casa de meu Pai a muitas moradas (v.2). Estas palavras foram tão importantes para o apóstolo Pedro que posteriormente assim escreve: bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável e que se não pode murchar, guardada nos céus para vós (1 Pe 1.3,4). No presente o cristão enfrentará tribulações, já no futuro o cristão terá um lugar de descanso, consolo e paz.

Jesus retornará (v.3). A segunda vinda de Cristo será dividida em duas fases: na primeira, Ele virá para arrebatar a Igreja, e na segunda, Ele virá com a Igreja para governar sobre a terra por mil anos. Portanto, o arrebatamento será no abrir e fechar de olhos e tem como propósitos: a ressurreição dentre os mortos (1 Co 15.22,23), a transformação dos vivos (1 Co 15.51,52), o arrebatamento dos fiéis e a apresentação da Igreja a Cristo na qualidade de esposa (Ap 19.7-9).

Portanto, com palavras motivacionais conclui-se esta análise Bíblica: não se preocupe, existe um lugar maravilhoso esperando por nós. Lá não haverá doença, nem morte, nem traumas ou sofrimento algum. Haverá então uma alegria maravilhosa e sensacional, com as maiores surpresas a cada dia da eternidade. Não se preocupe porque Jesus voltará com poder, glória e majestade, acompanhado de milhões de anjos, justamente nesta época de medo, insegurança e angústia. Está chegando o grande dia em que o Senhor virá nos buscar (HAYNES, 2010, p. 553).

II – A NECESSIDADE DE VIGILÂNCIA

A vigilância está diretamente relacionada com os cuidados próprios para com a vida espiritual, assim como para com a vinda do Senhor Jesus. No que corresponde com a vida espiritual é necessário que o cristão venha dedica-se a cada dia ao Senhor, já no que corresponde à vinda de Jesus é necessário que os cristãos estejam atentos para com os sinais.

Sinais que se cumprirão na Igreja, nos céus e na terra. É necessário que os cristãos vigiem no que corresponde à apostasia que é um sinal que demonstra que Jesus breve virá.

A apostasia é um adultério espiritual, ou seja, é uma traição a Deus. Assim comenta Lima:

Apostasia (gr. apostasia) significa desvio, afastamento, abandono. Tem o sentido também de revolta, rebelião, no sentido religioso. Numa definição clara, apostasia quer dizer abandono da fé [...] Apostasia, no original do Novo Testamento, vem do verbo aphistemi, com o sentido de rejeitar uma posição anterior, aderindo a posição diferente e contraditória à primeira fé, repelindo-a em favor de nova crença (2015, p.23).

A apostasia é o abandono premeditado da fé. E conforme os ensinos bíblicos é um tipo de adultério espiritual. No contexto ministerial há líderes que se apostataram da fé, abraçando posições que outrora eram rejeitas pelo mesmo. Porém, o maior problema causado por tal atitude se refere ao desvio de uma comunidade. Líderes que mudam suas concepções erroneamente levam consigo inúmeras pessoas. E pelo o passar do tempo percebe o fracasso espiritual de inúmeras famílias. Logo, é necessário que o cristão seja vigilante para não cair em tentação.

III – VIVENDO COM FIDELIDADE

A fidelidade no grego πιστιϛ significa fé, confiança, compromisso, confiabilidade, lealdade e comprometimento.

... frequentemente significa a confiança expressa numa vida de fé. Nesse contexto, significa fidelidade. A fidelidade reflete a natureza do nosso Pai celeste. Ele é fidedigno. Sua paciência para conosco nunca se esgota, por mais vezes que o tenhamos decepcionado. Ele tem um compromisso conosco, à altura do seu grande plano de redenção! Devemos refletir diante dos outros as características divinas (HORTON, 1996, p. 491).

Portanto, a fidelidade é uma virtude desenvolvida pela ação do Espírito Santo, quando mais o cristão se consagra a Deus, por meio da leitura das Sagradas Escrituras, da presença na Igreja tendo como objetivo adorar a Deus, e por meio da oração e jejum, o cristão desenvolverá as virtudes do Espírito.

Deus é fiel. A fidelidade de Deus corresponde a um atributo moral, que expressa a majestade da natureza divina. A fidelidade de Deus é constatada no cumprimento das promessas.

Fidelidade é uma palavra importante, pois descreve o homem em cujo serviço fiel podemos confiar e cuja palavra podemos aceitar sem reservas. Descreve o homem com a fidelidade inflexível de Jesus Cristo e a total fidedignidade de Deus (BARCLAY, 2010, p. 105).

Referência

ALLEN, Ronaldo B. RADMACHER, Earl D. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Antigo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

BARCLAY, W. As Obras da Carne e o Fruto do Espírito. São Paulo: Vida Nova, 2010.

HAYNES, Gary. Manual bíblico de promessas. Belo Horizonte: Atos, 2010.

HORTON, S.M. Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.

LIMA, Elinaldo Renovato de. O Final de todas as coisas, esperança e glória para os salvos. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário