Deus é Fiel

Deus é Fiel

quarta-feira, 31 de março de 2021

EBD - Subsídio da Lição: E deu dons aos homens

 E deu dons aos homens

A verdade prática desta primeira lição é categórica ao afirmar que os dons são dádivas divinas para a Igreja cumprir sua missão até que o Noivo venha buscá-la. A missão da Igreja é pregar o Evangelho a toda criatura, cuidar dos órfãos e das viúvas, proporcionar paz e alívio a todos os cansados e dentre outros trabalhar para a edificação dos santos (Mc 16.15; Tg 1.27; Mt 11.28; Ef 4.11).

As habilidades dadas a cada pessoa pelo Espírito Santo são chamadas de dons espirituais. E capacidade a quem os recebe para ministrar às necessidades principalmente do Corpo de Cristo que é a Igreja. Nesta análise, de natureza introdutória, chamamos de “dons de Deus” a todos os carismas concedidos por Deus, de diversas formas, como recursos de origem divina, que têm o propósito de capacitar os salvos em Cristo Jesus, como membros da Igreja, para que esta alcance sua Missão e seus objetivos, definidos pelo seu Senhor, Cabeça e Mestre (RENOVATO, 2014, p. 11).

A palavra dom tem como significado dádiva, presente oferecido pelo Espírito Santo aos crentes para os encorajarem a irem além no executar da missão.  De maneira mais prática dom quer dizer “ministério em ação”. Em suma os dons são dádivas do Espírito Santo aos santos para a execução da evangelização e para a edificação da igreja.

I – OS DONS NA BÍBLIA

Os reis, os profetas e os sacerdotes, dentre outros, foram vocacionados por Deus na Antiga Aliança pra exercerem o ministério da liderança, da ministração da Palavra e da ministração da bênção por meio da intercessão. Ao serem vocacionados receberam eles dons para servirem ao Senhor.

Sendo assim também na Nova Aliança onde que a Igreja tem recebido dádivas ministeriais para proporcionar bênçãos na vida de muitos. Deus levantou apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres para a edificação e união do corpo Cristo.

Porém, os dons de maneira didática no Novo Testamento são apresentados em três categorias: dons de serviço, dons espirituais e dons ministeriais. Que serão minuciosamente estudados no próximo tópico.

II – OS DONS DE SERVIÇO, ESPIRITUAIS E MINISTERIAIS

Dons de serviço correspondem com o ofício diaconal, exortação, repartir, presidir exercer misericórdia. Os dons de serviço correspondem com atos em benefício ao próximo.

A palavra diácono no grego tem como significado servo. A missão do diácono conforme o texto de Atos 6.1-6 é servir às mesas e também cuidar das viúvas. Há exemplo de excelentes diáconos na Bíblia e dentre eles: Estevão e Filipe. O termo diácono aparece 30 vezes no Novo Testamento, sendo que em 20 casos a palavra é traduzida por ministro, que de fato tem como significado e representação o servo (1 Tm 3.10,13).

Já os dons espirituais são nove e são divididos em três grupos.

Primeiro grupo o de revelação: sabedoria, palavra da ciência e discernimento dos espíritos.

Segundo grupo o de poder: dom da fé, dons de curar e dons de operações de maravilhas.

E o terceiro e último grupo os de elocução: profecia, variedade de línguas e interpretação de línguas.

Sobre a escrita de Paulo em 1 Coríntios 13.1,2 pode compreender que:

Fica bem claro que, se os crentes tiverem dons espirituais em abundância, mas não tiverem amor, o exercício desses carismas de nada adianta diante de Deus. Nesses dois versículos Paulo mostra a síntese da inutilidade dos dons, quando usados sem amor (RENOVATO, 2014, p. 19).

Acerca dos dons ministeriais os classificados são: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores. Os apóstolos são aqueles diretamente chamados por Deus para exercerem um ministério que agrega outras funções como: a de profeta, a de pastor, a de evangelista e a de doutor. O ministério profético corresponde ao ato de apresentar Deus aos homens. Evangelista ao ministro externo sempre preocupado com as almas perdidas. Pastores são servos com a missão de pastorear o rebanho. Doutor corresponde com os sábios que foram levantados por Deus para instruir o rebanho do Senhor.

Apóstolo – dom especial e agregador dos demais ofícios.

Profeta – dom revelador e anunciador das maravilhas do Senhor.

Evangelista – dom que corresponde ao ato de ir ao encontro dos perdidos.

Pastor – dom administrativo.

Doutor – dom solucionador que proporciona conhecimento aos membros do corpo de Cristo.

Ministérios são serviços ou funções exercidos na igreja local, como parte do Corpo de Cristo, que é a sua Igreja. No âmbito cristão, ministérios são serviços que devem ser exercidos por pessoas que tenham a mentalidade de servas de Cristo. Quem não pode ser servo não pode ser ministro na Igreja de Cristo. Ele disse que não veio para ser servido, mas para ser servo (Mt 20.28) (RENOVATO, 2014, p. 20).

III – CORINTO: UMA IGREJA PROBLEMÁTICA NA ADMINISTRAÇÃO DOS DONS ESPIRITUAIS

Os dons são importantes para a execução do ministério no qual o cristão foi vocacionado. Portanto, o dom espiritual não caracteriza se o cristão que o possui é superior ao cristão que não possui o determinado dom. Há uma diversidade de dons e estes existem para suprir as necessidades da igreja.

O apóstolo Paulo nos capítulos 12, 13 e 14 da primeira carta aos Coríntios deixa três palavras importantes para a igreja. No capítulo 12 a palavra é poder, já no 13 a palavra é amor e no 14 a palavra é ordem. A mensagem de Paulo aos irmãos é a seguinte: “sem poder, sem amor e sem ordem não há crescimento da igreja”. Pois a igreja que cresce possui poder, ama a todos e é organizada.

Referência

RENOVATO, Elinaldo. Dons Espirituais e Ministeriais. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário