ELIAS E OS PROFETAS DE ASERÁ E BAAL
A verdade prática apresenta a seguinte
descrição:
O Senhor sustenta com sua
forte mão todos os que estão dispostos a proclamar a verdade de que Ele é o
único Deus digno de adoração.
Com Elias inicia se de fato a tradição
profética. Sendo que nos dias de Jesus o profeta Elias era de fato um dos
profetas com maior popularidade no meio dos israelitas. Jesus em seu ministério
enfatizou a conduta e dedicação de Elias em suas citações. Portanto, o profeta
Elias é citado e respeitado na narrativa do Novo Testamento. A mensagem de
Elias tinha como propósito o arrependimento dos israelitas.
Pommereing acrescenta a respeito do profeta
Elias:
[...] é um dos mais
importantes personagens da Bíblia. Ele é o maior dos profetas orais – aqueles
que não deixaram escritos –, tanto que, no episódio do monte da transfiguração,
é ele que aparece conversando com Jesus (POMMERENING,
2021, p. 49).
Portanto, a presente lição tem como objetivo
geral: Revelar que Deus opera milagres através de
seus filhos. E como objetivos específicos: Salientar
que é necessário e urgente enfrentar o pecado; Relatar que Deus responde às
nossas súplicas; e, Expor as fragilidades do ser humano.
I – O DESAFIO
NO MONTE CARMELO
Palavra chave para compreensão do presente
tópico é idolatria. Por meio da gestão de Acabe e Jezabel a idolatria se
fortaleceu em Israel. A prática da idolatria está associada com o
desconhecimento em que os indivíduos têm no que se refere a pessoa e a grandeza
de Deus.
Nos dias de Elias os israelitas tornaram
conhecidos por serem henoteítas, ou seja, acreditavam no Deus de Abraão, porém não
desconsideravam a existência de outros deuses. No caso, acreditavam que Deus
era limitado em determinadas ações. Por isso, conclui-se que a idolatria
corresponde com o desconhecer a grandeza de Deus, e quando o indivíduo
desconhece a grandeza do Senhor, desconhece o próprio Deus.
A grande atração que tinha
por Baal pode ter vindo do fato de que, em uma sociedade agropastoril, a fé
numa divindade que manda a chuva é bem-vinda. Israel, durante boa parte da sua
história, era henoteísta, ou seja, acreditava em Javé, porém não negava a
realidade de outros deuses. Sendo assim, Baal era uma divindade real para os
israelitas. Além disso, para os judeus antigos, Javé era o Deus do êxodo, da
libertação, mas não havia clareza quanto à sua condição de provedor da chuva e
do seu poder de fertilizar a terra (POMMERENING, 2021, p. 54).
Entretanto, entre os desconhecedores da
verdade, sempre haverá os que conhecem a veracidade dos fatos. Elias era
antagônico a presente geração conduzida por Acabe. O profeta por saber que Deus
é único desafiou os profetas de Baal. O conhecimento da pessoa de Deus
possibilita certeza na concretização do agir divino mediante os fatos caóticos.
Certeza em que Elias sustentou em suas palavras: e há de
ser que o deus que responder por meio de fogo esse será Deus (1 Re 18.24).
II – A ORAÇÃO
DE ELIAS
A oração de Elias foi bem sintetizada nas
palavras, porém foi bem profunda em descrição teológica, antropológica e
bíblica.
Sucedeu que, no momento de ser
oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó
Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus
em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas
coisas.
Responde-me, Senhor,
responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu
fizeste voltar o seu coração (1 Re 18.36,37).
Ao expressar “tu és Deus” o profeta Elias
transmite a exata compreensão da coerente teologia. Já ao expressar “sou teu
servo” compreende com Elias a exatidão da antropologia bíblica, o cristão foi
chamado para servir. Por fim, “conforme a tua palavra” Elias salienta a
respeito da preciosidade da Palavra do Senhor.
III – ELIAS EM
HOREBE
O cansaço provoca fragilidade emocional,
fator que pode terminar até mesmo o desenvolvimento de depressões e o profeta
Elias é um exemplo claro de que o crente pode sofre de agravantes emocionais,
logo é válido ressaltar que:
A depressão é uma doença
comprovada cientificamente e deve ser tratada. Ao contrário do que normalmente
se pensa, há evidências científicas que mostram alterações químicas no cérebro
do indivíduo deprimido.
Normalmente, a depressão é
classificada em três graus: leve, moderada e grave, e é um problema médico que
afeta milhões de pessoas, cristãs e não cristãs, no mundo todo. É uma das condições
clínicas menos diagnosticadas e mais debilitantes em nossa sociedade (LOPES, 2017, p. 463).
Por fim, em resposta divina pão e água foram
outorgados ao profeta para que ele continuasse a trajetória, o que corresponde à
força espiritual (santificação) e a força física para prosseguir a caminhada. Logo,
o ambiente Horebe torna-se de espaço de sacrifício em lugar de refúgio e
fortalecimento pela a presença do Senhor.
Referência
LOPES,
Jamiel de Oliveira. Psicologia pastoral.
Rio de Janeiro: CPAD, 2017.
POMMERENING,
Claiton. O plano de Deus para Israel em
meio à infidelidade da nação. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.
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