O Reino dividido – Jeroboão e Roboão
A presente lição apresenta a seguinte
descrição na verdade prática:
Os maus conselhos levam o
homem à ruína, mas o conselho amoroso tem o poder de nos livrar da morte.
O período do Reino dividido corresponde aos
anos de 975 a.C até 606 a.C. Durou cerca de 350 anos. Sendo que os escritos
Bíblicos deste período da história de Israel se encontram registrados nos
livros de 1º Reis a 2º Crônicas.
A palavra de Deus não volta vazia (Is 55.11)
para cumprimento profético o reino de Israel se dividiu, pois assim Deus usou o
profeta Aías (1 Re 12.15). Todavia, há atitudes vivenciadas no contexto
histórico que ocasionou tal discrepância nacional.
Sendo que a presente lição tem como objetivo
geral: Ressaltar a importância de ouvir bons
conselhos. E como objetivos específicos: Elencar
as principais causas da divisão do reino; Apresentar as falhas e más decisões
de Roboão; e, Pontuar o pecado de idolatria de Jeroboão.
I – AS
PRINCIPAIS CAUSAS DA CISÃO
O nome Roboão significa ele faz o povo
aumentar, porém com atitude egoísta ocorreu o contrário, Israel se dividiu.
Roboão é descendente direto de Davi, com isto o mesmo é parte do cumprimento da
promessa de Deus a Davi. A aliança de Deus com Davi é incondicional e assegura
três elementos essenciais para com a nação israelita: um trono, um reino e um
rei (2 Sm 7. 8-17).
Salomão em meio a sua sabedoria foi conduzido
por desejos carnais. Nos livros de Provérbios e de Eclesiastes o rei Salomão
expõe regras básicas para uma vida bem-sucedida, portanto na prática o próprio
Salomão buscou ser bem-sucedido nos prazeres da carne e também na busca de
poder.
Tais atitudes proporcionou ao rei Salomão
alianças iníquas com nações pagãs (1 Re 11.1,2). No decorrer das alianças realizadas por
Salomão o seu coração foi pervertido e conduzido ao pecado da idolatria (1 Re
11.8). O que ocasionou a indignação do Senhor a Salomão, e por isso o reino
seria rasgado da mão do filho de Salomão (1 Re 11.9-13). Se a primeira causa da
divisão do reino de Israel foi o pecado de Salomão a segunda causa era
propósito de Deus para manter um remanescente fiel através de Judá (1 Re
11.13).
II – OS ERROS
DE ROBOÃO
O erro de Roboão foi o de não saber escolher
o conselho ideal para a solução do problema vigente. Dois são os tipos de
conselhos proferidos:
O conselho que outorgam êxito
(1 Re 12.7);
E o conselho que proporciona o
insucesso.
O primeiro tipo de conselho citado nem sempre
corresponde ao tipo de palavras que o indivíduo deseja ouvir, porém é o tipo de
palavras que a pessoa precisa ouvir. Já o segundo é o tipo de conselho que são
desejados, todavia não é o tipo de conselho que dará fruto para a vida do cristão.
Para refletir: Que tipo de conselho define as
suas escolhas?
[...] Ao tomar conselhos
com os anciãos e com os jovens, decidiu acatar os conselhos dos jovens. Dessa
forma, Roboão demonstrou total despreparo para exercer a posição em que estava.
Os conselhos dos anciãos direcionavam para a resolução do problema [...]
Certamente que os anciãos já estivessem plenamente apercebidos do perigo que o
reino corria já na época de Salomão, pelo que queria evitar a divisão do reino,
mas os seus sábios conselhos foram preteridos pelos dos mais jovens, que eram
afoitos e inexperientes (POMMERENING,
2021, p. 30).
O conselho dos anciãos teve como início as
seguintes palavras: “se hoje fores servo deste povo”
(1 Re 12.7), logo o desejo de ser sobre todos e de ser servido por todos fará
com que as pessoas se aproxime ou separe das demais. Com base no texto que
trata dos conselhos a Roboão o orgulho é o primeiro elemento que proporciona a
divisão. Além da ausência de submissão, outro fator que provoca a divisão de um
grupo é a presença do pecado.
III – O REINADO
E A IDOLATRIA DE JEROBOÃO
O Reino do norte, também conhecido como reino
de Israel era formado por dez tribos e teve como primeiro rei Jeroboão. Em todo
o período histórico do reino do norte 19 foi o número exato dos monarcas, porém
não apenas de uma mesma, mas de 9 dinastias diferentes.
Jeroboão por medo de perder a sua liderança
fundou um falso sistema religioso, fazendo dois bezerros de ouro e pondo os em
Betel e em Dã (1 Re 12. 26-30). Portanto, com Onri foi fundada a cidade de
Samaria que mais tarde seria a capital política do reino do norte.
[...] Onri comprou um
monte de um cidadão chamado Semer, onde fundou uma cidade à qual deu o nome de
Samaria, em homenagem ao dono anterior, e fez dela a capital do seu reino (1 Rs
16.24). Acabe construiu nela um templo a Baal (1 Rs 16.32) e desde então a
cidade se tornou um centro de idolatria (Jr 23.23; Os 8.5,6) (SOARES & SOARES, 2018, p. 124).
Entretanto, no ano de 722 a.C o reino do
norte tornou se cativo da Assíria (1 Re 17. 6,7). Os assírios tinham como
prática de colonização misturar povos diferentes em um mesmo ambiente, fato que
ocorreu com as dez tribos do norte (2 Rs 17.24-31), resultando que os
descendentes dos israelitas não eram completamente judeus e nem gentios, mas
daí o surgimento dos samaritanos.
Referências
POMMERENING,
Claiton. O plano de Deus para Israel em
meio à infidelidade da nação. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.
SOARES
& SOARES. Batalha Espiritual: o
povo de Deus e a guerra contra as potestades do mal. Rio de Janeiro: CPAD,
2018.
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