Deus é Fiel

Deus é Fiel

sexta-feira, 9 de julho de 2021

Subsídio para aula da EBD – OSEIAS: O CASAMENTO COMO UM REFLEXO DA COMUNHÃO COM DEUS

 OSEIAS: O CASAMENTO COMO UM REFLEXO DA COMUNHÃO COM DEUS

A presente lição tem como Síntese: Oseias recebeu a missão de profetizar para Israel, um povo ingrato e obstinado. Na consecução deste propósito, vivenciou um drama particular ao ser traído por sua mulher. E apresenta os seguintes objetivos específicos: Refletir a respeito da vida de Oseias e seu drama pessoal; Compreender a linguagem do casamento como reflexo da comunhão de Deus com o seu povo; e, Explicar como experiência pessoal de Oseias contribuiu para fundamentar sua profecia.

É necessário compreender que [...] Oseias denunciou a corrupção religiosa de seus dias. Ao apresentar a imagem do casamento como reflexo da comunhão com Deus, ele acusou os líderes religiosos e o próprio povo de traição e infidelidade ao Senhor (TROTA, 2021, p. 14).

I – A VIDA DE OSEIAS

Uma palavra-chave para compreender a mensagem profética e ministerial de Oseias é “Matrimônio”. Matrimônio corresponde a união voluntária entre um homem e uma mulher.

O relacionamento de Oseias torna-se modelo descritivo da situação em que Israel se encontrava com Deus. Gomer desiste da família para viver uma vida leviana. Da mesma forma o povo israelita deixava de andar conforme os princípios da Bíblia Sagrada para adorarem a deuses estranhos.

Já na tangência escrita da obra percebe-se que a estrutura do livro está dividida em duas partes:

1ª parte: os capítulos 1,2 e 3.  Que descreve o relacionamento de Oseias com sua esposa infiel e compara tal situação à nação israelita.

2ª parte: estar dividida em dois subgrupos; do capítulo 4 ao 10 que trata da mensagem de julgamento e do capítulo 11 ao 14 que trata da mensagem de amor.

Lembrando que a mensagem principal do profeta Oseias é o Amor de Deus.

Amor (ágape) amor divino que doou o único filho para salvação da humanidade (Jo 3.16), já o amor (philis) é o amor entre amigos e amor (Eros) é o amor com conotações sexuais. Deus é amor (1 Jo 4.8) esta é a mensagem principal do profeta Oseias.

II – CONTEXTO HISTÓRICO

O império assírio exercia supremacia militar e política na época em que Oseias profetizava. A mensagem do profeta era voltada para Samaria, capital do Reino do Norte. No período havia prosperidade econômica, mas os passos da nação eram motivados pela apostasia.

Apostasia é o abandono premeditado da fé, isto é, desvio dos princípios fundamentais da fé cristã. Os israelitas em vários momentos da história judaica se desviaram, como exemplo: no período dos juízes e no período do reino dividido. Neste último os profetas considerava apostasia ao adultério. E esta é a realidade encontrada nos três primeiros capítulos do livro de Oseias.

III – O CASAMENTO COMO REFLEXO DA COMUNHÃO COM DEUS

O casamento foi instituído antes do pecado e tem sobrevivido no período pós o pecado em meio aos trancos e barrancos. Trata-se de uma união legal entre um homem e uma mulher com abrangência social e espiritual que outorga felicidade a ambos. O casamento torna-se símbolo do relacionamento entre Cristo e a igreja (2 Co 11.2, Ef 5.31-33).

Em suma, a história de Oséias relata o amor do marido à esposa situação que corresponde diretamente com a demonstração de amor de Deus para com Israel. Amor incondicional. O único que ama de maneira incondicional é Deus, explicação categoricamente definida na Sua pessoa e no Seu nome, pois Deus é amor “Ele nunca deixará de ser quem Ele é. Eis aí algo, que parece que Deus não pode fazer: Ele não pode escolher não amar, pois isso fere sua essência” (POMERENING, 2017, p. 42,43).

Referência

POMMERENING, Claiton Ivan. A obra da Salvação, Jesus Cristo é o caminho a verdade e a vida. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

TROTA, Israel Thiago. Vigilância, justiça e o culto a Deus: Um chamado para a Igreja nos Escritos dos Profetas Menores. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário