Deus é Fiel

Deus é Fiel

sexta-feira, 15 de julho de 2022

Lições Bíblicas Jovens – Subsídio para aula da Escola Bíblica Dominical –QUEM SEGUE A CRISTO ESTUDA A PALAVRA

QUEM SEGUE A CRISTO ESTUDA A PALAVRA

Conforme o resumo da lição:

O verdadeiro Cristianismo constitui-se em um duplo e contínuo esforço de aprendizagem e ensino das Escrituras.

Lembrando que para seguir a Jesus, [...] é preciso conhecê-lo. E a melhor maneira de fazê-lo é por meio da Bíblia, além de confirma-la por meio de experiências vividas com Ele na caminhada cristã. Ao longo da Bíblia, desde o Antigo ao Novo Testamento, o conhecimento dos textos sagrados é requisito para uma boa prática de fé. Não por acaso, o evangelista Lucas ressalta a seguinte característica da rebenta igreja em Jerusalém: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos [...]” (At 2.42). (BRAZIL; OLIVEIRA; BUENO, 2022, p. 28)

A presente lição tem como objetivos:

Explicar que o chamado missionário do cristão é inato;

Constatar que o cristão é um discípulo por natureza;

E, Compreender que o cristão é um servo de Jesus Cristo.

I – O CRISTÃO COMO MISSIONÁRIO

A presente lição tem como descrições resumidas apresentar o cristão como propagador do Evangelho, exímio mestre da Palavra e por fim, descrever o cristão como autêntico servo de Cristo. Logo, o tópico em apreço tem em foco descrever o cristão como missionário, ou seja, aquele que prega a Palavra. Para a evangelização das nações Deus vocacionou a Israel e posteriormente Deus chamou a Igreja.

É válido lembrar que a missão de Israel era centrípeta, já a missão da Igreja é centrífuga. Ou seja, a missão da nação de Israel era fazer com que as nações fossem até Israel para serem abençoados por Deus. Já a missão da Igreja é diferente, pois a Igreja tem que ir até os confins da terra.

O ir até as nações por meio da pregação da Palavra permite compreender que a evangelização deverá ser abrangente, isto é, a evangelização deverá incluir o indivíduo à comunidade. A igreja na atualidade deverá se preocupar com a evangelização de um, assim como a evangelização de um grupo. Ação que deverá ser executada por meio do evangelismo pessoal ou coletivo.

O evangelismo pessoal corresponde com a pregação direta a uma pessoa. Se há alguém necessitado de ouvir o Evangelho é de responsabilidade dos crentes pregarem as boas novas. Já o evangelismo coletivo corresponde com a pregação que alcança a massa. Um bom exemplo são as cruzadas evangelísticas.

Porém, a Igreja tem que desenvolver meios para que o Evangelho chegue aos lugares mais longínquos. Desde os lugares mais longe do próprio país, caso do Brasil um país continental, assim como dos países mais distantes. Portanto, é dever da Igreja pregar o evangelho do Reino de Deus.

II – O CRISTÃO COMO DISCIPULADOR POR NATUREZA

O amor para com as almas é necessário, pois sem sentir o amor para com as vidas perdidas nenhuma ação será desenvolvida pelo crente para conduzir os perdidos à presença de Deus. Portanto, logo que uma alma é conduzida aos pés do Senhor Jesus, ela deverá ser discipulada, ou seja, ensinada a prosseguir fielmente diante do Senhor, assim sendo, o cristão deverá ser eficientemente um discipulador por natureza e para tal ação é necessário que o mesmo seja fiel estudante da Bíblia Sagrada.

Estudo recente, por entidade de pesquisa ministerial, dá conta de que 57% dos pastores nunca leram a Bíblia toda. É algo preocupante. Se não ler, como pode estimular os crentes a lerem a Palavra de Deus? É por causa dessa negligência na leitura bíblica que o ensino que parte de muitos púlpitos é fraco, superficial e inconsciente (LIMA, 2015, p. 66).

A igreja necessita de líderes que conheçam a Palavra, assim também as almas precisam ouvir a Palavra da parte daqueles que conhecem a Deus.

Entretanto, a Escritura é proveitosa para ensinar, ou seja, proporciona o conhecimento que outorga libertação e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (Jo 8.32). Há também proveito na Bíblia para redarguir. Aqui tem como missão central condenar atos que desagradam a Deus. Ao ser redarguido o indivíduo poderá ser corrigido, isto é ser restaurado ao estado correto. Por isso, que Jesus na oração sacerdotal pediu ao pai para santificar os discípulos na verdade, pois a tua Palavra é a verdade (Jo 17.17).

III – O CRISTÃO COMO SERVO

O apóstolo Paulo citou em seu sermão na sinagoga:

Porque, na verdade, tendo Davi, no seu tempo, servido conforme a vontade de Deus, dormiu, e foi posto junto de seus pais, e viu a corrupção (At 13.36).

O segredo do sucesso de Davi encontra se no seu ato de ter sido servo. O mesmo procedimento é perceptível no ministério particular de Jesus, o ministério particular corresponde ao momento em que Ele supre as necessidades dos discípulos, pois nota-se que Jesus sendo Mestre e Senhor lavou os pés dos Seus discípulos (Jo 13).

Portanto, o segredo para ser abençoado é servir conforme a vontade de Deus.

Como servo o cristão:

[...] não pode duvidar do poder transformador da mensagem do seu mestre; como servo, ele não pode pensar o Reino de Deus como número; como servo, ele tem de desgastar-se na obra da evangelização. O cristão é um servo. (BRAZIL; OLIVEIRA; BUENO, 2022, p. 35)

Referência

BRAZIL, Thiago; OLIVEIRA, Marcelo; BUENO, Telma. Imitadores de Cristo: ensinos extraídos das Palavras de Jesus e dos apóstolos. Rio de Janeiro: CPAD, 2022.

LIMA. Elinaldo Renovato de. As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário