Deus é Fiel

Deus é Fiel

sábado, 8 de outubro de 2022

Lições Bíblicas Jovens – Subsídio para aula da Escola Bíblica Dominical –A PESSOA DO LÍDER

A PESSOA DO LÍDER

Conforme o resumo da lição:

O líder deve cuidar de sua saúde física, mental e espiritual. Lembrando que, Não há liderança sem a pessoa do líder. Essa é uma declaração óbvia e pode soar, em certa medida, como ingênua; entretanto, quando o assunto é liderança, duas coisas devem ser destacas: I) Essa é uma das verdades mais importantes; II) Essa é uma das realidades mais negligenciadas [...]

[...] Fica, portanto, registrada a importância de o líder ter como meta uma constante autoavaliação, trabalho que depende de: I) Disposição em realiza-lo; II) Sensibilidade para identificar as necessidades e as possíveis falhas; e III) Coragem para agir no sentido de corrigir o que está errado e propor novas atitudes. (TORRALBO, 2022, p. 16).

A presente lição tem como objetivos:

Apresentar o líder como indivíduo;

Expor os cuidados que um líder deve ter;

E, Compreender a respeito da vida espiritual e familiar do líder.

I – O LÍDER COMO INDIVÍDUO

O líder como indivíduo possui personalidade, e é um ser humano que desenvolve relacionamentos. O líder é além de tudo um indivíduo pessoal que possui emoções e que se interagem socialmente. Logo, o líder é um ser pessoal, social que possui talentos, assim como apresenta limitações. Não é um indivíduo isolado e diferente dos demais no que tange ter limites, porém é distinto, ou seja, é diferente por apresentar personalidade própria.

É válido ressaltar que o aspecto moral e ético do líder o distingue dos liderados.

Sobre a humanidade do líder é importante compreender a origem do líder em Deus. Por ter sido criado a imagem e semelhança do Senhor, que por causa do pecado tornou-se uma imagem deturpada, porém por meio da obra vicária de Jesus Cristo na cruz alcançou a restauração. Por ser líder não quer dizer que não precise da presença do Senhor, assim como os demais é dependente de Deus, por isso, é também filho adotado pela graça para viver a eternidade ao lado do Senhor.

Na tangência dos relacionamentos compreende-se que a relação interpessoal do líder se dá na seguinte ordem: Deus, relacionamento espiritual; família, relacionamento familiar; igreja, relacionamento eclesiástico; e, amigos, relacionamento social.

[...] O líder cristão que almeja alcançar êxito na sua trajetória pessoal e ministerial deve ser alguém que valoriza, busca e cuida dos seus relacionamentos em cada uma das áreas da sua vida.

A promoção e a manutenção de relacionamentos saudáveis, portanto, devem ser umas das prioridades na agenda de um líder cristão. (TORRALBO, 2022, p. 21)

II – CUIDADOS QUE UM LÍDER DEVE TER

Todo o cuidado inicia no compreender as limitações, pois quando se conhece não age além de suas possibilidades. Há limites no ouvir, assim como há limites no falar, descrições que correspondem com a limitação própria do indivíduo. Porém, há limite na quantidade a liderar, limitação que correspondem com a habilidade do administrar de cada pessoa.

Ao conhecer o próprio limite o indivíduo estará habilitado para viver em plena humildade. E um dos requisitos do viver no âmbito da humildade compreende-se que o líder buscará desenvolver categoricamente os cuidados necessários para com a sua vida espiritual, intelectual e pessoal.

[...] Um ministro do evangelho não pode ser um despreparado para o ministério. E seu preparo tem que passar pelo costume diuturno de ler, em primeiro lugar, a Palavra de Deus. Estudo recente, por entidade de pesquisa ministerial, dá conta de que 57% dos pastores nunca leram a Bíblia toda. É algo preocupante. Se não ler, como pode estimular os crentes a lerem a Palavra de Deus? É por causa dessa negligência na leitura bíblica que o ensino que parte de muitos púlpitos é fraco, superficial e inconsequente. (LIMA, 2015, p. 66)

Com base na citação compreende-se que o para o pastor como líder cuidar da sua vida espiritual, intelectual e pessoal é a leitura da Bíblia Sagrada, leitura que outorgará os meios necessários para alcançar o desenvolvimento necessário em todas as áreas no ministério.

III – A VIDA ESPIRITUAL E FAMILIAR DO LÍDER

A vida espiritual deve ser cultivada e regada para que haja o crescimento necessário e possível. O cultivo se dá por meio da oração, do jejum, da leitura da Bíblia, assim como se dá por meio da presença do líder na igreja.

O líder não apenas ensina, também aprende.

O líder não apenas orienta, também é orientado.

O líder não apenas direciona o caminho, também precisa ser conduzido a palmilhar no caminho.

O está na igreja permite que o líder seja edificado pelo o ensino e conduzido a andar retamente no caminho de forma eficiente.

Por fim, o líder precisa cuidar de sua família e ama-la como a si mesmo. Família é a base do ministério bem-sucedido. O cuidado para com a família é pré-requisito para o obreiro ser inserido na direção de uma obra específica.

Referências

LIMA, Elinaldo Renovato de. As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.

Torralbo, Elias. Liderança na igreja de Cristo: escolhidos por Deus para servir. Rio de Janeiro, CPAD, 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário