Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 6 de outubro de 2013

Subsídio da lição – Advertências Contra o Adultério.


Subsídio da lição – Advertências Contra o Adultério.
A palavra-chave para a 2ª lição deste 4º trimestre é “ADULTÉRIO”. Adultério é a violação da regra de fidelidade conjugal imposta aos cônjuges pelo compromisso matrimonial.
Adultério tem como significado dormir em cama alheia. O adultério é um ato condenado pela Palavra do Senhor sendo que no Antigo Testamento a pessoa que adulterasse deveria ser apedrejado (Lv 20.10).
O sexo em si não é pecado se o mesmo for realizado no casamento. Porém, antes ou fora do casamento o sexo deixa de ser uma bênção e passa a ser uma maldição.
A concupiscência dos olhos e da carne são fatores decisivos para as traições conjugais. Por isso, cabe a cada um dos cônjuges a vigilância e o dever de não alimentar a mente com pensamentos contrários ao bem estar conjugal e assim também não alimentar a visão daquilo que se transformará em transtorno familiar.
 A sequência fundamental das nossas vidas deverá ser: Deus, família e ministério. O primeiro rebanho do pastor é a sua família. Para com a família devemos prestar os cuidados fundamentais que são deveres do pastor.
I – CONSELHOS SOBRE A SEXUALIDADE HUMANA.
1- Uma dádiva divina.
2- Uma predisposição humana.
Comentário:
Sexualidade corresponde ao conjunto dos fenômenos da vida sexual, qualidade sexual, em fim aos fenômenos ligados ao sexo.
O sexo em si não é pecado se o mesmo for realizado no casamento. Porém, antes ou fora do casamento o sexo deixa de ser uma bênção e passa a ser uma maldição.
Como bênção o sexo proporciona maior harmonia entre os cônjuges e é o meio pelo qual Deus em sua bondade outorga a possibilidade da vida se perpetuar, ou seja, por meio do sexo há a procriação, porém o sexo tem finalidades além da procriação.
Já como maldição o sexo é realizado fora do casamento. De tal ação se percebe o aumento das DST que dentre tantos é mais um problema social. Logo o sexo passa a ser um meio de dor e de angustia social.
Dica: Inicie o tópico com um comparativo “o sexo como bênção e o sexo como maldição”.
II – AS CAUSAS DA INFIDELIDADE.
1- Concupiscência.
2- Carências.
Comentário:
Existem veículos que são verdadeiras armadilhas do diabo para corromper os cristãos, por exemplo: a TV e a internet. Tais veículos possuem grande abrangência e um formidável poder de persuasão o que levam crianças e adultos ao palmilhar do pecado.
 Há três maneiras que o pecado se manifesta por meio da atividade sexual. Fornicação, relação sexual que envolva os jovens. Prostituição, venda do corpo, ou seja, atividade sexual por moeda. Adultério, relação sexual que envolva pessoas casadas. Porém, o sexo antes e fora do casamento é pecado.
Para uma vida sexual bem sucedida é fundamental o respeito aos padrões bíblicos que são: monogamia, fidelidade conjugal e o amor ao cônjuge.
III – AS CONSEQUÊNCIAS DA INFIDELIDADE.
1- Perda da comunhão familiar.
2- Perda da comunhão com Deus.
Comentário:
Viver bem com o cônjuge é fundamental para viver próximo de Deus. Lar sem traição é de fato um lar vivo e cheio de esperança, isto indica que Deus está presente. Porém, se de repente a infidelidade for consumada as consequências serão gravíssimas não apenas para quem a praticou, mas para toda a família. Ao cristão vitima de traição cabe perdoar se tiver condição, pois Deus outorga força e restauração para aqueles que o busca.
Assim como José cada cristão deverá fugir da aparência do mal. Se José ficasse alguns segundos ouvindo as conversas da esposa de Potifar o mesmo não resistiria em manter fiel a Deus. Da mesma forma, se José deixasse que a mulher o acariciasse o mesmo não seria fiel a Deus. Portanto, fuja de toda tentação e principalmente das virtuais. Honre o seu cônjuge e outorgue lhe o respeito necessário e sempre beba a água da mesma cisterna.
IV – CONSELHOS DE COMO SE PREVENIR CONTRA A INFIDELIDADE.
1- Sexo com intimidade.
2- Apego à Palavra de Deus e à disciplina.
Comentário:
O sexo com intimidade corresponde ao conhecimento que os cônjuges possuem sobre ambos. Identifica-se com avanços sem se envolverem em pecados da carne. Trata-se da alegria provinda do ato, pois existem pessoas que veem no ato sexual uma obrigação e não em uma fonte de prazer e alegria. Uma psicóloga afirmou: “é muito comum ver no meu consultório mulheres que se submetem ao desejo do outro sem ter vontade só por medo de perdê-lo. Isso faz com que ela passe a temer o sexo.” Se a cama não for uma bênção será uma maldição.
Deus abomina a infidelidade conjugal. Pois, tal prática produz consequência a toda à família que impedem o desenvolvimento intelectual, emocional e até mesmo espiritual dos filhos e de outros tantos.
Os dez mandamentos passam a ser de fato um resumo dos valores éticos e divide estes valores em duas dimensões: ética com Deus (Divina) e ética com os homens (humana).

Os dez mandamentos
Mandamentos
Dimensão ética
Não terás outros deuses diante de mim.
Ética em sua dimensão divina. É vertical e é correspondente ao relacionamento do homem com Deus.
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.
Ética em sua dimensão humana. É horizontal e é correspondente ao relacionamento do homem com a sociedade. Sendo que esta dimensão ética se inicia com o relacionamento entre filhos e pais. E surge o sétimo mandamento com relação direta ao casal. Mandamento que no qual enfatiza a fidelidade conjugal.
Não matarás.
Não adulterarás.
Não furtarás.
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
“Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.”

2 comentários: