Deus é Fiel

Deus é Fiel

sábado, 12 de outubro de 2013

Subsídio da lição – Trabalho e Prosperidade.


Subsídio da lição – Trabalho e Prosperidade.
A palavra-chave para a 3ª lição deste 4º trimestre é “TRABALHO”. Trabalho é o conjunto de atividades, produtivas ou criativas, que o homem exerce para atingir determinado fim.
O comentário da presente lição desenvolve quatro metáforas. Antes de compreender as metáforas é necessário conhecer o real significado da palavra, que de fato corresponde com palavras ou expressões que produzem sentidos figurados por meio de comparações.
I – A METÁFORA DO CELEIRO E DO LAGAR.
1- A dádiva que faz prosperar.
2- A bênção que enriquece.
Comentário:
Sendo a prosperidade fruto da obediência torna se necessário entendermos a doutrina bíblica da mordomia cristã no que corresponde ao dízimo e a oferta. O dízimo foi instituído por Deus para que haja mantimento. Porém o dízimo não foi instituído no período da lei, mas sim anterior a dispensação da lei e o próprio Jesus ratificou a observância do dízimo (Mt 23.23). No texto áureo do tema dízimo haverá um mandamento, trazei todos os dízimos, haverá um desafio, fazei prova de mim e também haverá uma promessa se não abrir as janelas do céu (Ml 3.10). Além dos dízimos os ensinos bíblicos sobre mordomia cristã enfatizam também as ofertas. Sobre ofertas existem alguns princípios importantes, analisaremos quatro: o princípio da motivação, o que de fato nos leva a contribuir (2 Co 9.7); o princípio da distribuição, ou seja, o que temos possuímos para distribuir; o princípio da proporção, colheremos pela proporção que plantarmos (2 Co 9.6) e em quarto o princípio da provisão, Deus é fiel e proverá o necessário para as nossas vidas.
Sendo obedientes nos dízimos e nas ofertas colheremos de Deus o melhor para as nossas vidas em todas as áreas, sejam elas; física, emocional, profissional, ministerial e principalmente espiritual.
Se o primeiro meio para alcançar a prosperidade é ser fiel o segundo é ser dedicado ao labor diário, ou seja, é trabalhar. Ninguém alcançará a verdadeira prosperidade sem trabalho, lembrando que o trabalho dignifica o ser humano.
Em terceiro, a prosperidade está relacionada aos cuidados com a obra missionária. Quando o servo de Deus se entrega a obra missionária colherá todos os frutos provindos da dedicação e entrega a proclamação do Reino de Deus.
Em quarto os cuidados com nossos líderes, Paulo assim escreveu aos tessalonicenses: e rogamos-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoesta; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós (2 Ts 5. 12,13).
O objetivo de Deus prosperar a igreja e a cada um individualmente está associado à manutenção própria de cada pessoa e também o compromisso da igreja como organização, em segundo para que a obra evangelizadora seja exercida, cada cristão deverá ser um verdadeiro evangelista, e esta atividade é desenvolvida pela contribuição, pela oração e pela entrega ao serviço de evangelização, e por fim, Deus nos prospera para que auxiliemos os necessitados. 
II – A METÁFORA DA FORMIGA.
1- As formigas sabem poupar.
2- As formigas sabem ser autônomas.
Comentário:
Além de ensinar os seres humanos a poupar e como ser autônomo as formigas também ensina a investir. O ser humano por si mesmo tem por hábito exercer investimentos em campos específicos da vida. Porém, quando levamos em conta as diferenças torna – se notório a distinção que há no contexto social quando o assunto é aplicações. Por exemplo, há pessoas que aplicam mais tempo, dinheiro e intelecto aos sentimentos, ou seja, aos assuntos emocionais.
Quando o investimento é em pessoas, torna – se uma aplicação pessoal e na Bíblia é conhecido como Lei da Semeadura, onde colheremos pelo que plantamos.
O investimento só é realizado por quem espera a confirmação das promessas de Deus. Logo investir é ter certeza que dias melhores virão.
Recomendações básicas para quem quer investir. Deus tem propósito com e em tudo que acontece na terra. A vontade do Senhor é boa, perfeita e agradável (Rm 12.2), e isto permite a seguinte conclusão, nada acontece por acaso, em tudo Deus tem um propósito definido. Portanto, ao asseguramos tal conclusão não ratificamos aos questionamentos dos críticos que descrevem a aprovação de Deus ao mal, mas devemos entender biblicamente que o mal existe pela existência do pecado. Se Deus quer o melhor para nós é necessário que invistamos em nós mesmos. Se Deus tem um propósito em tudo devo conhecer o propósito dEle para minha vida. O porquê da minha existência, pois ninguém nasceu por acaso.
Uma segunda recomendação é entender que alto investimento requer esforço. Ao fazer diligência por algo o investidor sabe eliminar o que outorgará fruto do que dará prejuízo. É necessário esforçar para não escolher o supérfluo no lugar do rentável.  Portanto, o esforço inicia – se nas escolhas e boas escolhas possibilitam bons resultados.
III – A METÁFORA DO LEÃO.
1- Conhecendo o leão.
2- Matando o leão.
Comentário:
A metáfora do leão ensina que os preguiçosos possuem uma concepção equivocada acerca do trabalho. Porém, transcrevendo para a modernidade iremos observar que a existência do preguiçoso corresponde com a presença de patrocinadores, ou seja, há alguém que banca as regalias.
No Brasil há inúmeras pessoas vivendo com a aposentadoria dos pais ou dos avôs, é triste, porém é verídico.
IV – O TRABALHO E A METÁFORA DOS ESPINHEIROS.
1- Trabalho, prosperidade e espiritualidade.
2- Trabalho, ócio e lazer.
Comentário:
A prosperidade é bíblica. É um dos assuntos que mais é explanado pelos escritores da Escritura Sagrada. Porém, com tantos textos a respeito deste tema muitas são as heresias provindas de correntes contrárias à verdadeira exegese da palavra de Deus. Portanto, todo cristão deverá conhecer os fundamentos bíblicos para se defender dos erros teológicos. Dois são os erros básicos, quando o assunto é prosperidade. Primeiro erro está relacionado ao extremo da teologia da prosperidade, que induz o cristão a viver uma vida de total riqueza e saúde, sem vivenciar os princípios fundamentais da vida cristã moldada pela palavra do Senhor. O segundo erro está relacionado à teologia da miséria, ensino que associa a pobreza a elevado grau de espiritualidade, fato que o cristianismo vivenciou no período da idade média. São erros que muitos cristãos estão associados por falta de conhecimento e para não sermos mais um seguidor de tais heresias é necessário entender sobre a verdadeira prosperidade, os meios para alcançar a prosperidade e os propósitos da prosperidade financeira para o povo de Deus.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário