Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 22 de abril de 2014

Bíblia: manual divino para uma vida abençoada espiritualmente

Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário (Sl 51.10-12).
A vida cristã é molda segundo os aspectos materiais e espirituais. O cristão para viver conforme o padrão da Escritura Sagrada deverá fazer boas escolhas e ser guiado pelo Espírito Santo.
Entre as escolhas a serem feitas o servo do Senhor deverá ser constante nos trabalhos eclesiásticos, exercer com amor uma vida de oração e meditar nas Escrituras Sagradas. Já ao ser guiado pelo Espírito Santo o cristão em si deverá santificar a consciência e compreender a vontade divina conforme a Bíblia.
Logo, a Bíblia é o manual divino para que o cristão tenha uma vida espiritual abençoada. E ser cristão é honrar o nome de Jesus. O cristianismo tem como símbolo o peixe que segundo tradições descrevem que “os cristãos da primeira Igreja, como o evidenciam as catacumbas na cidade de Roma, empregavam comumente acrósticos nos epitáfios. Um dos símbolos favoritos e secretos de sua fé imutável sob o fogo da perseguição era o desenho de um peixe. A palavra grega equivalente a peixe era ichthus.” (Hermenêutica, Lund.E; Nelson P.C2001).
I (Jesus), Ch (Cristo), Th (Theou), U (ios) e S (Soter). A frase após a tradução significa Jesus Cristo Deus meu salvador. Por fim, viver bem espiritualmente é vencer os obstáculos e permanecer olhando para Jesus autor e consumador da fé (Hb 12.2).
Identificadores de uma vida espiritual agradável ao Senhor.
Coração puro, espírito reto, alegria da salvação e espírito voluntário são indicadores que determinam estar o cristão na presença do Senhor.
1- Coração puro. Para o salmista a ideia de coração puro corresponde com a não imaginação de atos que desagradam a Deus. O pensamento naquilo que não é conforme a vontade do Senhor transformará em transgressão a lei de Deus. Salomão escreve que “abomináveis são para o Senhor os pensamentos do mau” (Pv 15.26). Já o profeta Isaias ao tratar dos crimes de Israel afirma “os seus pensamentos são pensamentos de iniquidade” (Is 59.7).
Enfim, o indivíduo que não é conduzido pelo Espírito Santo pensará naquilo não agrada ao Senhor.
2- Espírito reto. Corresponde com a ação que esteja em conformidade com Deus. A conformidade com Deus indica justiça, retidão e conhecimento de Deus.
O espírito reto indica ser justo e reto no realizar das atividades e, além de tudo corresponde no conhecimento da pessoa de Deus.
3- Alegria da salvação. Alegria em saber que o nome está escrito no livro da vida. A alegria da salvação é possível se de fato o cristão estiver na presença do Senhor. Estevão próximo da morte demonstrava alegria (At 7.58-60), logo a alegria da salvação não corresponde a fenômenos ou fatos externos, mas ao contrário por habitar o Espírito Santo no cristão (1 Co 3.16).
4- Espírito voluntário. O termo espírito voluntário corresponde com o desejo de servir. O serviço cristão corresponde com o servi a Deus e o servir ao próximo. O cristão serve a Deus no executar do chamado e ao próximo no proporcionar uma vida melhor. Enfim, espírito voluntário corresponde ao desejo de ser obediente.
Escolhas que santificam
Resultados são provenientes de escolhas. Resultados espirituais são provenientes de escolhas espirituais, e elas deverão ser: a leitura da Bíblia Sagrada, uma vida em plena oração e a presença na assembleia dos santos.
1- Leitura da Bíblia. A leitura da Bíblia define o indivíduo como bem aventurado e como árvore plantada junto a ribeiros de águas (Sl 1.1-3). Também, proporciona purificação da maneira de viver do jovem (Sl 119.9).
A Bíblia deverá ser lida pelas seguintes razões: a Bíblia santifica (Jo 17.17), a Bíblia é alimento (Jr 15.16), a Bíblia é a espada do Espírito, ou seja, é instrumento para operação espiritual (Ef 6.17) e por fim, a Bíblia vivifica (Sl 119.107).
Portanto, a leitura da Bíblia deverá ser diária, completa, aplicativa e com oração.
2- Viver em constante oração. Oração é um diálogo realizado entre o cristão e Deus, sendo que na oração o indivíduo fala com Deus. Jesus promete “e tudo que pedirdes na oração, crendo, o recebereis” (Mt 21.22), “e tudo quando pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho” (Jo 14.13). Portanto, a oração deverá ser feita em nome de Jesus e com fé.
A oração não poderá excluir o louvor a Deus, o desejo do Reino, o pedido de provisão, o perdão e a dependência para com Deus.
Na oração do Pai nosso o louvor ocorre tanto no início como no fim. O louvor no início indica o reconhecimento de quem é (pelo nome e pelo atributo) e onde está Deus. Já no final o louvor é o reconhecimento das propriedades de Deus; Reino, poder e glória.
Em segundo, a oração do Pai nosso apresenta o desejo do cristão para com o Reino de Deus “venha a nós o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”.
Em terceiro, a oração do Pai nosso apresenta o reconhecimento por parte do cristão no que corresponde a origem de toda provisão: “dá-nos hoje o nosso pão de cada dia”.
Já como quarto, na oração não poderá ficar de fora o pedido de perdão.
Em quinto, a oração do Pai nosso descreve o saber que a proteção e segurança são provenientes da parte de Deus.
Em último, o louvor de reconhecimento das propriedades pertencentes a Deus.
3- Reunião dos cristãos na congregação. A reunião dos cristãos é para consolação, exortação, edificação e unificação dos santos, sendo que a reunião é realizada na presença do Senhor. Por isso, os filhos de Corá assim expressaram: “vale mais um dia nos teus átrios do que, em outra parte, mil” (Sl 84.10); já Davi assim afirmou, “alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor” (Sl 122.1).
O conselho do escritor da carta aos Hebreus é que os membros da congregação dos santos não deixe a congregação local como é costume de alguns (Hb 10.25).
Guiados pelo Espírito Santo
Conforme Romanos oito, os guiados pelo Espírito Santo são: filhos de Deus, receberam o espírito de adoção, são herdeiros de Deus e coerdeiros de Jesus.
O cristão é guiado pelo Espírito no que corresponde a consciência e pela Escritura Sagrada.
A consciência corresponde com tudo o que foi aprendido pelo cristão.
Já ao ser guiado pelo Espírito Santo pela Escritura Sagrada indica tudo o que for ensinado pelos oficiais de Deus.
Viver bem espiritualmente só é possível mediante a Bíblia manual de Deus. Pois, não há livro que mecha mais com o íntimo do indivíduo do que as Escrituras Sagradas. Por isso, o salmista assim enfatiza “lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para meu caminho” (Sl 119.105).

Nenhum comentário:

Postar um comentário