Deus é Fiel

Deus é Fiel

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Bíblia: manual divino para uma vida abençoada fisicamente

Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir (1 Tm 4.8).

Faça sua parte que Deus o ajudará, este adágio cristão é autêntico, pois não basta pedir a Deus e não fazer com que as bênçãos do Senhor venham. As promessas do Senhor requerem que as condições sejam obedecidas. Não há cumprimento das promessas em meio às desobediências.
No pacto das obras Adão representante da humanidade falhou, por isso, todos pecaram e distanciaram do Senhor (Rm 5.12), logo Adão recebeu a promessa, vida eterna; tinha uma condição, obediência; e, uma pena, a morte. Pela desobediência Adão sofreu a morte e deixou para a humanidade as seguintes heranças: culpa, corrupção e a morte.
As enfermidades possuem como origem o pecado original. Então as enfermidades são consequências da desobediência.
Portanto para viver bem fisicamente é necessário depender de Deus, pois o milagre é ação divina para abençoar os teus, e zelar por bons hábitos que proporciona vida longa.
A enfermidade é uma consequência do pecado
Nos dois primeiros capítulos da Bíblia é narrada a obra da criação. São narrativas correspondentes ao mundo sem a presença do pecado. Porém, no capítulo três do livro de Gênesis o pecado passa a ser uma célula cancerosa no seio da sociedade. O pecado tem ocasionado a ruína e a destruição de reinos.
O ser humano antes do pecado não sofria nenhuma enfermidade, porém com a consumação do pecado o ser humano passou a ser vítima de todo tipo de doenças. Portanto, as doenças são consequências diretas do pecado de Adão, pecado de desobediência a Palavra de Deus.
Em suma, nos dias hodiernos algumas das doenças que tem afetado a humanidade são consequências do pecado cometido pela geração atual. Isto de fato corresponde ao contato direto com elementos que põem em risco a saúde das pessoas e principalmente pela desobediência a Palavra do Senhor. De fato, o pecado ao ser consumado foi aprovado pela escolha humana. Os resultados são provenientes de escolhas. As dores de parto, os problemas relacionados aos sistemas do corpo humano são provenientes da escolha de Adão. Sendo assim, também hoje o individuo é responsável pelas suas escolhas. Deus perdoa o pecado, porém as consequências do mesmo não serão omitidas.
Milagres ação divina
O termo utilizado em hebraico para criar é bará, que significa uma ação divina que produz um resultado novo e imprevisível. Logo, isto é um grande milagre.
No livro de Gênesis os registros pós - dilúvio passa a ser voltados para a eleição de Israel. A história é marcada com inúmeros milagres. Basta notar que Sara teve o seu filho com 90 anos de idade, isto sim é um grande milagre. Outros exemplos são Raquel e Rebeca, elas eram estéreis, porém Deus abriu a madre e ambas tiveram filhos.
Conforme o profeta Oséias no capítulo 11 e versículos 1,2 e 3; Deus amou a Israel e o tirou do Egito, tomando a Efraim pelos seus braços e mesmo assim os israelitas não conheceram que Deus os curava.
A travessia do mar vermelho e do rio Jordão são verdadeiros atos de Deus para livrar o seu povo, sem citar vários momentos de conflitos bélicos vivenciados por Israel em que tudo parecia não ter mais jeito para os israelitas, mesmo assim o livramento se manifestava pelo poder de Deus.
Também no Novo Testamento notaremos os milagres realizados pelo Senhor Jesus. Na Bíblia encontra se que, onde Jesus passava havia a manifestação de milagres. Isto já tinha sido proferido por Isaías; O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas – novas aos mansos; enviou – me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos, a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; a ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê ornamento por cinza, óleo de gozo por tristeza, veste de louvor por espírito angustiado, a fim de que se chame árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado (Is 61.1-3).
Posição humana diante das enfermidades
O indivíduo doente deverá tomar algumas atitudes concernentes à enfermidade.
Primeira atitude, buscar ao Senhor em oração e ser ungido pelos presbíteros (Tg 5.14).
Segunda atitude, saber que Deus não condena a busca de especialista para cuidar da saúde. Porém, com o monarca Asa, Deus tratou de modo diferente por causa do menosprezo que o rei fez para com Ele (2 Cr 16.12).
Já como terceira atitude, a pessoa doente deverá se informar sobre as doenças e seus sintomas e, principalmente sobre as indicações e contra indicações. Paulo aconselhou a Timóteo a beber um pouco de vinho por causa das frequentes enfermidades (1 Tm 5.23).
Os milagres proporcionam: evangelismo, glorificação e libertação
1- Evangelismo. Nota-se que na realização de milagres as portas para a evangelização se abrem, com isto entende se que os milagres proporcionam para as pessoas curadas a oportunidade de ouvir a palavra de Deus
2- Glorificação. O milagre é nosso e a glória é de Deus. Esta verdade é clara na cura dos dez leprosos citados pelo evangelista Lucas no capítulo 17 e versículos 11 – 19, onde dez homens foram curados, porém somente um voltou para agradecer. Foi o único que entendeu: o milagre é nosso e a glória é de Deus.
3- A vitória. Imagine uma mulher que há doze anos padecia de um fluxo de sangue, ao chegar por detrás de Jesus, tocou a orla da veste com uma determinação; se eu tão somente tocar a sua veste, ficarei sã ( Mt 9.21).
Para ser bem sucedido fisicamente cabe ao individuo cuidar do seu próprio físico, e isto com muita vigilância, atendendo aos comandos concernentes ao corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário