Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 8 de abril de 2014

Conhecendo o Antigo Testamento


Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarde a lei, esse é bem-aventurado (Pv 29.17).
O Antigo Testamento é de suma importância para o cristão e, é composto por trinta e nove (39) livros dos sessenta e seis (66) que compõe os escritos Sagrados.
Quatro motivos proporcionam a leitura do Antigo Testamento. E os motivos são: quantidade, autoridade, unidade e utilidade.
Quantidade, por representar três quartos da Escritura Sagrada.
Autoridade por representar assuntos concernentes à fé, e por ser reconhecido por Jesus e pelos apóstolos.
A unidade se associa com a relação entre o Antigo e Novo Testamento. A mensagem do AT não é omitida pelo NT. Mas, a mensagem de ambos se complementa.
O AT ajuda o cristão a evitar a idolatria, ajuda os filhos de Deus a desenvolverem ações de louvor e permite por meio de seus escritos que o cristão tenha conhecimento de Deus. Logo, por estas características o AT é útil para o desenvolvimento espiritual dos cristãos.
Para entender o Antigo Testamento é necessário conhecer os livros que o compõe, conhecer os escritores dos livros e por fim entender a sua mensagem.
Livros e Mensagens do Antigo Testamento
Nos sermões de Jesus a mensagem do Antigo Testamento era nítida.  O livro de Isaias é citado 419 vezes no Novo Testamento, seguido por Salmos que é citado 414 vezes.
Os livros são classificados em Lei, Históricos, Poéticos e Proféticos.
1- Lei. Os primeiros cinco livros do AT são conhecidos como Pentateuco, que nos manuscritos hebraicos se encontravam unidos a um mesmo pergaminho, porém com a tradução dos setenta (septuaginta) se dividiram em 5 livros.
Gênesis – livro do princípio. Narra os primeiros acontecimentos da história da humanidade até a morte de José no Egito.
Êxodo – Livro da saída do Egito para a Terra Prometida.
Levítico – livro da santidade. Deus fala a Moisés.
Números – livro das contagens.
Deuteronômio – livro da repetição da Lei. Moisés fala ao povo.
E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas (Dt 6.6-9).
2- Históricos. São os livros que esclarecem a história do povo israelita. São em número de doze: Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester.
Josué – conquista de Canaã. Livro que enfatiza “os líderes passam, mas a aliança deve permanecer”.
Juízes – a instabilidade espiritual do povo. O povo desobedece, Deus entrega o povo nas mãos dos inimigos, o povo se arrepende e ora, e por último, Deus levanta um libertador.
Rute – abertura às nações.
1 Samuel – instalação da monarquia.
2 Samuel – o governo de Davi.
1 Reis – Reino dividido.
2 Reis – crise espiritual que se efetuou na crise política.
1 e 2 Crônicas, Esdras e Neemias – narrativa histórica com base nos seguintes temas: templo, culto e esperança.
Ester – Livramento divino em terra estrangeira.
Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido (Js 1.8)
3- Poéticos. São livros devocionais por conter o drama, Jó; poesia, Salmos; didática poética, Provérbios; sentimentos poéticos ou uma história de amor, Cantares; e, a busca pelo sentido da vida, Eclesiastes.
Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra (Sl 119.9).
4- Proféticos. Estes livros estão divididos em dois grupos. Profetas maiores: Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel. E profetas menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva. Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente (Is 40.7,8).
Escritores dos livros do Antigo Testamento
Os homens que foram usados por Deus para escreverem o AT possuíam funções diversas. De legislador a boieiro, Deus usou a cada um com o objetivo único, narrar o que foi por Ele decretado.
1- Legislador. Moisés é reconhecido por ser o libertador dos israelitas, estadista, historiador, poeta, moralista e legislador dos hebreus. Moisés é o escritor do Pentateuco e do Salmo 90 e provavelmente do livro de Jó.
2- Líder. Josué, Davi, Salomão e Esdras foram líderes em períodos diferentes. E cada um deles foi usado por Deus para escreverem livros que compõem a Escritura Sagrada.
3- Escriba. Os escribas eram no início apenas escrivães, que tinha como objetivo do ofício copiar as Escrituras. Porém, com o passar do tempo, tornaram conhecedores da Lei e assim, passaram a interpretá-la. Tal circunstância tornou os escribas em mestres da lei ou eruditos bíblicos. Esdras escreveu 1 e 2 Crônicas, Esdras e Neemias.
4- Profetas. O profeta era o elo entre Deus e o homem, ou seja, o ministério profético corresponde à atividade de entregar a mensagem de Deus a quem lhe é direcionada. No Antigo Testamento a palavra de Deus foi direcionada a líder político (1 Sm 15.10-23), a líder religioso (1 Sm 2.27-36) e a profeta (1 Re 13.20-22) por meio do ministério profético.
5- Boieiro. Amós era um homem simples que não era filho de profeta, mas boieiro e colhedor de sicômoros. Amós em seu livro denuncia os abusos sociais em período de tranquilidade econômica em que judeus não compartilhava com os necessitados.
Deus usou homens simples para escreverem a mensagem do Antigo Testamento, tendo como objetivo, proferirem a respeito da salvação da humanidade por intermédio do Messias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário