Deus é Fiel

Deus é Fiel

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Conhecendo a Bíblia


E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (Jo 8.32).
A Bíblia é o livro sagrado dos cristãos. Em termos práticos a Bíblia é uma biblioteca, pois nela se encontra um conjunto de 66 livros que estão divididos em dois testamentos. Há nos relatos Sagrados conteúdos, símbolos e ensinos práticos para uma vida bem-sucedida.
A palavra Bíblia deriva do grego biblion, que tem como significado conjunto de livros. Porém, a palavra Bíblia foi utilizada pela primeira vez em referência às Escrituras no ano 400 pelo teólogo João Crisóstomo que ficou conhecido como boca de ouro.
O conhecimento bíblico torna-se importante para a compreensão do autor das Escrituras Sagradas, assim como para a defesa da fé cristã e para que o cristão viva de maneira abençoada.

Conhecendo o Autor da Bíblia
1- Os homens foram inspirados, porém o autor é Deus. Cerca de 40 homens escreveram a Bíblia. Esses homens viveram em épocas diferentes e possuíam profissões diversas. Porém, o que há de comum entre eles é o fato de Deus ter os inspirados para comporem as Escrituras.
Foi necessário um pouco mais de 1500 anos para que a Escritura Sagrada fosse concluída. Tantos homens e em tempo diferente não se constituíram em um obstáculo para a escrita da Bíblia, pois os homens foram instrumentos na escrita, mas o autor é o Senhor Deus de Israel.
2- Conhecendo Deus conforme a Bíblia. Três nomes identificam o autor da Bíblia. Deus é o primeiro nome e ensina que o autor da Bíblia tem poder absoluto. O segundo nome é Senhor que tem como ênfase o amor de Deus. E por fim, o terceiro nome é Aba que tem como ênfase a relação íntima entre Deus e os crentes.
Deus é apresentado nas Bíblia com atributos naturais e morais. Os atributos não explicam tudo a respeito de Deus, mas revelam o verdadeiro Deus. Os atributos naturais distingue o Criador das criaturas no corresponde ao limite, pois os seres humanos são limitados e Deus é ilimitado. Os atributos naturais são: a Independência de Deus, a Eternidade de Deus, a Onipresença de Deus, a Onisciência de Deus, a Onipotência de Deus e a Imutabilidade de Deus. Já os atributos morais de Deus distinguem o Criador das criaturas no corresponde à perfeição de Deus e a imperfeição humana. Os atributos morais são: o Amor de Deus, a Santidade de Deus, a Justiça de Deus e a Soberania de Deus.
Por fim, na Bíblia os decretos de Deus são apresentados com quatro características: os decretos são expressões de sua vontade, são eternos, são para a glória de Deus e os decretos de Deus incluem tudo o que acontece. Porém, os decretos de Deus são: criação, providência, redenção e consumação.

Conhecimento da Bíblia proporciona defesa da fé cristã
1- Cristo utilizou as Escrituras como defesa. Jesus após ser batizado por João Batista e ungido pelo Espírito Santo foi conduzido ao deserto para ser tentado (Mt 3.18,17). Por três vezes Jesus usou a Escritura Sagrada para responder a Satanás (Mt 4.4,7,10). Pois, a Palavra de Deus é alimento espiritual (Mt 4.7), é detentora de instrução para uma vida dependente de Deus (Mt 4.7) e para uma vida de adoração (Mt 4.10).
2- A veracidade da Bíblia. Os fatos narrados pelos escritores da Sagrada Escritura são verídicos “porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” (2 Pe 1.21).
A veracidade da Bíblia é também definida pela integridade geográfica, pois as descobertas arqueológicas provam com exatidão o local em que as circunstancias descritas na Bíblia aconteceram. É também definida pela integridade etnológica, isto é, as afirmações bíblicas sobre as raças são corroboradas pelas descobertas acerca dos povos antigos narrados nas Escrituras. Há também a integridade cronológica que relaciona período do fato e não há controvérsia em datas quando se trata das narrativas da Bíblia com as descobertas. E por fim, a integridade histórica, na Bíblia nomes de reis e personagens importantes são citados o que corresponde com as narrativas de anais históricos das antigas civilizações.

Conhecimento da Bíblia proporciona vida abençoada
1- Espiritualmente. “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17.17). Vida espiritual abençoada é proporcionada pelo conhecimento da Palavra de Deus.
2- Fisicamente. “Se vos estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito” (Jo 15.7). O conhecimento da Escritura proporciona uma vida abençoada fisicamente.
3- Financeiramente. “Crede no Senhor, vosso Deus, e estarei seguros; crede nos seus profetas e prosperareis” (2 Cr 20.20b). A Palavra de Deus quando conhecida pelo cristão proporciona a este bênção financeira.
4- Emocionalmente. “Pode uma mulher esquecer-se tanto do filho que cria, que se não compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas, ainda que esta se esquecesse, eu todavia, me não esquecerei de ti” (Is 49.15). O conhecimento do Senhor proporciona alívio e segurança ao cristão.
5- Ministerialmente. “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra” (2 Tm 3.16,17). O conhecimento do chamado proporciona despertamento para com a leitura da Bíblia.
A Bíblia é a palavra de Deus revelada aos homens e nela Deus é revelado como Pai e Senhor.  É a Bíblia a única regra de fé e prática do cristão, por isso, é dever do cristão conhecer as Escrituras Sagradas. Por fim, a Bíblia proporciona uma vida abençoada em todas as áreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário