Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 30 de março de 2014

EBD - Subsídio da Lição: E deu dons aos homens.


A verdade prática desta primeira lição é categórica ao afirmar que os dons são dádivas divinas para a Igreja cumprir sua missão até que o Noivo venha buscá-la. A missão da Igreja é pregar o Evangelho a toda criatura, cuidar dos órfãos e das viúvas, proporcionar paz e alívio a todos os cansados e dentre outros trabalhar para a edificação dos santos (Mc 16.15; Tg 1.27; Mt 11.28; Ef 4.11).
A palavra dom tem como significado dádiva, presente oferecido pelo Espírito Santo aos crentes para os encorajarem a irem além no executar da missão.  De maneira mais prática dom quer dizer ministério em ação”.
Em suma os dons são dádivas do Espírito Santo aos santos para a execução da evangelização e para a edificação da igreja.
I – OS DONS NA BÍBLIA.
1- No Antigo estamento.
2- No Novo Testamento.
3- Uma dádiva para a Igreja.
Comentário:
Os reis, os profetas e os sacerdotes, dentre outros, foram vocacionados por Deus na Antiga Aliança pra exercerem o ministério da liderança, da ministração da Palavra e da ministração da bênção por meio da intercessão. Ao serem vocacionados receberam eles dons para servirem ao Senhor.
Sendo assim também na Nova Aliança onde que a Igreja tem recebido dádivas ministeriais para proporcionar bênçãos na vida de muitos. Deus levantou apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres para a edificação e união do corpo Cristo.
Porém, os dons de maneira didática no Novo Testamento são apresentados em três categorias: dons de serviço, dons espirituais e dons ministeriais. Que serão minuciosamente estudados no próximo tópico.
II – OS DONS DE SERVIÇO, ESPIRITUAIS E MINISTERIAIS.
1- Dons relacionados ao serviço cristão.
2- Conhecendo os dons espirituais.
3- Acerca dos dons ministeriais.
Comentário:
Dons de serviço correspondem com o ofício diaconal, exortação, repartir, presidir exercer misericórdia. Os dons de serviço correspondem com atos em benefício ao próximo.
A palavra diácono no grego tem como significado servo. A missão do diácono conforme o texto de Atos 6.1-6 é servir às mesas e também cuidar das viúvas. Há exemplo de excelentes diáconos na Bíblia e dentre eles: Estevão e Filipe. O termo diácono aparece 30 vezes no Novo Testamento, sendo que em 20 casos a palavra é traduzida por ministro, que de fato tem como significado e representação o servo (1 Tm 3.10,13).
Já os dons espirituais são nove e são divididos em três grupos.
Primeiro grupo o de revelação: sabedoria, palavra da ciência e discernimento dos espíritos.
Segundo grupo o de poder: dom da fé, dons de curar e dons de operações de maravilhas.
E o terceiro e último grupo os de elocução: profecia, variedade de línguas e interpretação de línguas.
Acerca dos dons ministeriais os classificados são: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores. Os apóstolos são aqueles diretamente chamados por Deus para exercerem um ministério que agrega outras funções como: a de profeta, a de pastor, a de evangelista e a de doutor. O ministério profético corresponde ao ato de apresentar Deus aos homens. Evangelista ao ministro externo sempre preocupado com as almas perdidas. Pastores são servos com a missão de pastorear o rebanho. Doutor corresponde com os sábios que foram levantados por Deus para instruir o rebanho do Senhor.
Apóstolo – dom especial e agregador dos demais ofícios.
Profeta – dom revelador e anunciador das maravilhas do Senhor.
Evangelista – dom que corresponde ao ato de ir ao encontro dos perdidos.
Pastor – dom administrativo.
Doutor – dom solucionador que proporciona conhecimento aos membros do corpo de Cristo.
III – CORINTO: UMA IGREJA PROBLEMÁTICA NA ADMINISTRAÇÃO DOS DONS ESPIRITUAIS.
1- Os dons são importantes.
2- Diversidade dos dons.
3- Autossuficiência e humildade.
Comentário:
Os dons são importantes para a execução do ministério no qual o cristão foi vocacionado. Portanto, o dom espiritual não caracteriza se o cristão que o possui é superior ao cristão que não possui o determinado dom. Há uma diversidade de dons e estes existem para suprir as necessidades da igreja.
O apóstolo Paulo nos capítulos 12, 13 e 14 da primeira carta aos Coríntios deixa três palavras importantes para a igreja. No capítulo 12 a palavra é poder, já no 13 a palavra é amor e no 14 a palavra é ordem. A mensagem de Paulo aos irmãos é a seguinte: “sem poder, sem amor e sem ordem não há crescimento da igreja”. Pois a igreja que cresce possui poder, ama a todos e é organizada.
Mais uma palavra:
O Espírito Santo é uma pessoa, esta verdade é possível por razões básicas, como: Ele age como uma pessoa, o Espírito Santo tem características de uma pessoa e Ele é tratado como uma pessoa.
As ações desenvolvidas pela pessoa do Espírito Santo são: Ele vive nos crentes (Jo 14.17), ensina os crentes (Jo 14.26), testifica de Cristo (Jo 15.26), fala com os crentes (At 8.29), intercede pelos crentes (Rm 8.26), santifica os crentes (Rm 1.4) e dentre tantas outras operações renova o crente (Sl 104.30, Tt 3.5).
A terceira pessoa da Trindade possui vontade própria, pois na Bíblia estar escrito: mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer (1 Cor 12.11). Se os dons são distribuídos pela pessoa do Espírito Santo conforme o seu querer é porque Ele tem vontade. Porém, o que mais caracteriza o Espírito Santo a uma pessoa para os seres humanos é a possibilidade dEle se entristecer: “e não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção” (Ef 4.30).
O Espírito Santo é entristecido pelas ações carnais como: mentira contra os irmãos, iras que provocam pecados, quando ao diabo é outorgado lugar, quando a existência de furto e quando a preferência cristã está naquilo que não edifica (Ef 4.25-29).

 

2 comentários:

  1. paz pastor otimo comentario,sou professor e sempre estou lendo seus artigos.pb:filipe mattos,belo horizonte/mg,assembleia de Deus

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor.
    Presbítero Felipe Mattos para nós é uma honra tê-lo como leitor do nosso blog. Nossa oração é que Deus continue usando seus oficiais (professores) como canal de bênção para igrejas locais e assim sendo até que de nossas igrejas locais haja um avivamento nacional. Que Deus te abençoe. Muito obrigado.

    ResponderExcluir