Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 9 de março de 2014

EBD - Subsídio da lição: DEUS Escolheu Arão e Seus Filhos para o Sacerdócio.


EBD - Subsídio da lição: DEUS Escolheu Arão e Seus Filhos para o Sacerdócio.
O sacerdote era um dos oficiais de Deus no Antigo Testamento. A missão principal do sacerdote era possibilitar a relação entre o homem e Deus. Ou seja, tinha como missão levar o homem até Deus por meio de sacrifícios e pela oração intercessora. Jesus em seu ministério foi Sacerdote perfeito, pois por meio da sua morte Ele foi o próprio sacrifício oferecido ao Pai para a salvação de todos os que creem.
No Antigo Testamento o homem deveria aproximar se de Deus através de um sacrifício e manter-se junto de Deus por meio da intercessão. O sacerdote era responsável pelo sacrifício e também pela intercessão. Logo, o sacerdote era o elo entre o homem e Deus. Ao contrário do profeta que era o elo entre Deus e o homem.
I – O SACERDOTE (Êx 28.1-5).
1- O sacerdote.
2- O ministério dos sacerdotes.
3- O sumo sacerdote.
Comentário:
ATRIBUIÇÕES AO SACERDOTE.
Sacrifício.  A principal função que vem a nossa mente do sacerdote é o sacrifício. Pois, o sacerdote tinha como principal função a de sacrificar, ou seja, oferecer vítimas a Deus. Porém, o sacrifício era incompleto, pois o sacerdote se apresentava constantemente perante Deus com sacrifícios.
No dia dez do sétimo mês, no contexto histórico da nação israelita no Antigo Testamento o sumo sacerdote tinha a oportunidade de entrar no Santo dos Santos para interceder por meio do sacrifício o perdão para com o povo (Êx 30.10, Hb 9.7, Lv 16).
Intercessão. Se a principal função de um sacerdote era o sacrifício. A ideia fundamental do sacerdote era a de um mediador entre o homem e Deus. Isto é, o sacerdote levava a Deus as necessidades dos homens e por meio de orações colocava o indivíduo diante de Deus. O homem chegava-se a Deus por meio de um sacrifício e se mantinha diante de Deus por meio da oração. Tanto o sacrifício e a intercessão cabiam ao sacerdote e por meio de tais ações o indivíduo aproximava-se de Deus.
Por meio do sacrifico Deus perdoava o indivíduo e pela intercessão Deus santificava o indivíduo. Seria hoje a conversão que é à saída do homem do mundo e também seria a santificação que é à saída do mundo de dentro do cristão. Logo, o perdão do pecado do povo era realizado por meio do sacrifício e por meio da intercessão.
II – A INDUMENTÁRIA DO SACERDOTE.
1- A túnica de linho e o éfode (Êx 28.4-28).
2- O Urim e Tumim (Êx 28.30).
Comentário:
A indumentária do sacerdote era composta pela mitra, peitoral, cinto, manto azul e túnica de linho.
Na mitra havia uma lâmina de ouro com a seguinte descrição “Santidade ao Senhor”.
O peitoral era uma referência ao Urim e Tumim, palavras que significam luz e perfeição.
O cinto de linho tinha como objetivo prender as roupas, porém ao ser de linho indica santidade.
O éfode tipo de colete tinha duas pedras na direção dos ombros nas quais havia os nomes das tribos de Israel.
E por fim, a túnica de linho indica santidade.
Urim e Tumim indicam que as decisões do cristão deverão ser tomadas conforme a vontade de Deus. Lembrando que resultados são provenientes de escolhas.
III – MINISTROS DE CRISTO PARA A IGREJA.
1- Chamados por Deus.
2- Qualificações.
3- Comprometidos com a palavra.
Comentário:
CARACTERÍSTICA ESPECIFICA DO CHAMADO
Divina. O dom ministerial ou o chamado corresponde a Deus, pois Deus é quem chama, a igreja é quem reconhece e o ministério é quem ordena. Todavia, o chamado tem como característica primordial ser de origem Divina. Portanto, Deus é quem de fato chama, capacita e envia. O propósito do envio da pessoa chamada é para que dê fruto e estes frutos permaneçam (Jo 15.16).
Pessoal. Charles Spurgeon dizia que nem todos são chamados para trabalhar no ensino da palavra, nem para serem presbíteros e nem bispos. Sendo que na prática é desenvolvida desta maneira, cabe a cada um reconhecer o propósito de Deus em sua vida e desenvolvê-la da melhor maneira possível.
Note-se nos exemplos abaixo que o chamado é pessoal.
Moisés teve como missão guiar, proteger e amar. Ou seja, Moisés liderou um povo numeroso no deserto.
Davi teve como missão firmar o reino israelita.
Elias teve como missão dentre tantas, ungir a Eliseu como sucessor.
Os doze tiveram como missão pregar o evangelho, primeiramente às ovelhas perdidas da casa de Israel, a curar os enfermos, a limpar os leprosos, a ressuscitar os mortos e a expulsar os demônios (Mt 10. 6-8).
Definitiva. O chamado é definido por Deus. Não cabe ao homem impor condições. Se a pessoa que foi chamada tiver conhecimento dos benefícios do chamado perceberá que desenvolver atividades no Reino de Deus é um privilégio (Mt 19.29).

Nenhum comentário:

Postar um comentário