Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 4 de março de 2014

NÃO TEMAS, CRÊ SOMENTE


E Jesus, tendo ouvido essas palavras disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente (Mc 5.36).
A frase “não temas” é encontrada na Escritura Sagrada em 366 passagens. Não temas significa o cuidado de Deus para com os seus. Deus em seu infinito amor tem protegido e prosperado o seu povo. O tempo não tem limitado a ação de Deus em agir para o bem daqueles que Ele ama (Hb 13.8).
O mestre Jesus anteriormente à ressurreição da filha de Jairo libertou pessoas da opressão maligna, curou os enfermos e acalmou a tempestade. Logo, Jesus tinha demonstrado a sua autoridade sobre a ordem espiritual, física e natural. Agora o que Ele tinha na frente era uma menina moribunda, ou seja, preste a morrer. E para o pai da menina Jesus disse: “não temas, crê somente”.
NÃO TEMAS A ENFERMIDADE
1- Enfermidade da menina. Nos versículos 23 e 35 os relatos sobre a situação da menina são: estava agonizando e havia morrido. Era uma garota de doze anos e muito amada por seu pai (Mc 5.42). O estado da minha era terminal e isto motivou o pai a buscar a Jesus.
2- O porquê das enfermidades? Três são as explicações mais plausíveis para explicar a existência das enfermidades.
A primeira explicação está associada com a origem do pecado. Sem o pecado não haveria enfermidades, porém o primeiro Adão pecou e como uma das consequências para a humanidade à existência das enfermidades.
Já a segunda explicação é para que na pessoa enferma manifeste as obras de Deus (Jo 9.3).
E a terceira explicação associa a enfermidade com a glória de Deus, ou seja, por meio da cura o Filho de Deus seja glorificado (Jo 11.4).
3- Deus está no controle de todas as coisas. Ao aparecer a João, o evangelista, Jesus disse: “tenho as chaves da morte e do inferno” (Ap 1.18). O apóstolo Paulo escreveu a igreja em Roma: “e sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto” (Rm 8.28).
Em suma, Jesus está no controle de todas as coisas e isto indica até da vida dos seus servos, logo o que Ele tem para os seus é conforme a sua vontade (Rm 12.2).
NÃO TEMAS A MULTIDÃO
1- A multidão significa limite em ação. Para Jairo a multidão poderia transforma-se em um limite. Porém, Jairo venceu o limite que dificultava o acesso a Jesus.
A multidão também poderia silenciar o pai aflito, pois em meio a multidão as pessoas demonstram timidez e se calam.
Jairo possuía uma necessidade e sabia que Jesus tinha a solução, por isso, ele prostrou-se aos pés de mestre e rogou-lhe “venhas e lhe imponhas as mãos para que sare e viva” (Mc 5.22,23).
2- Da multidão força é outorgada. Em meio à multidão uma mulher que sofria há doze anos tocou em Jesus e foi curada. Naquele momento se havia dúvida em Jairo a respeito da ação de Jesus em curar sua filha ali cairia em terra, pois, ele como pai testemunhara um grande milagre à cura da mulher que sofria há doze anos a idade da sua filha.
NÃO TEMAS A OPOSIÇÃO
1- Origem da oposição. A oposição na maioria das vezes é proveniente de pessoas próximas. Os amigos de Jairo foram ao seu encontro para lhe informar a morte da menina. Jairo não teve palavras e não sabia o que fazer no momento, por isso, surgiu o consolo de Jesus “não temas, crê somente”.
A enfermidade e nem a multidão silenciaram o desejo do pai, mas a notícia da morte da filha fez com que Jairo se calasse. Da mesma forma para os crentes da atualidade a vitória sobre a enfermidade e sobre a multidão é nítida, porém, a vitória sobre a oposição torna-se impossível, mas tudo é possível ao que crê.
2- A oposição não significa fim, mas transforma – se em meio para prosseguir. José não deixou de acreditar ao sofre a oposição na casa de Potifar. Davi não desanimou com a oposição de Saul. Daniel continuou crendo e orando a Deus em meio ao decreto assinado pelo seu amigo.
Com a presença de Jesus a oposição não significa o fim, mas permite ao que crer continuar a caminhada.
NÃO TEMAS O DESDÉM
1- Os desdenhosos lucram com o sofrimento alheio. As carpideiras lucravam com o sofrimento alheio. Choravam com veemência, porém sendo um choro artificial e profissional.
Os desdenhosos ganham a vida menosprezando aqueles que são por Deus ungidos. Quando Deus chama, Deus permite que as afrontas sobrevenham sobre o escolhido para testá-lo.
Jesus fez com que os desdenhosos saíssem da casa e juntamente com Ele, os pais da menina, Pedro, João e Tiago foram até o local onde encontrava o corpo. Para não temer o desdém é necessário tirar da mente tudo que corresponda com humilhação proveniente de pessoas que lucram com o sofrimento alheio.
2- Os desdenhosos se assombram com a vitória dos que creem em Cristo. A menina saiu da casa andando o que levou os desdenhosos a se assombrarem com grande espanto (Mc 5.42).
Jesus devolveu a vida a Lázaro estando este morto há quatro dias. A família chorou com a morte, chorou no velório e chorou no enterro de Lázaro.
A viúva de Naim chorou com a morte de seu filho, chorou no velório, porém Jesus devolveu a vida aquele jovem antes de ser sepultado.
Já a família de Jairo sofreu com a morte da menina, mas não com o extenso velório e nem com o sepultamento. Não importa quando o importante é esperar no agir do Senhor Jesus.
Nesta passagem Bíblica o evangelista Marcos registra o poder de Jesus sobre a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário