Deus é Fiel

Deus é Fiel

sexta-feira, 21 de março de 2014

ALCANÇANDO A BÊNÇÃO FINANCEIRA


TEXTO: Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos (1 Tm 6.10).
O amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males (1 Tm 6.10). O dinheiro em si não é um mal, porém o amor ao dinheiro é a causa de toda espécie de males, como por exemplo: mal espiritual (1 Tm 6.9), físico (At 5.1-10) e social.
Ocupações não legais existem por causa do amor ao dinheiro. A prostituição é uma ocupação condenável pela Escritura Sagrada e também não é aceitável pela maioria da população global, porém, mesmo assim é um mercado atuante que gira milhões, abusa da inocência das pessoas, aproveita da fragilidade financeira do próximo e escraviza os indivíduos espiritualmente como também fisicamente.
Portanto, o dinheiro é um bom servo e um péssimo patrão. Juntamente com o orgulho e com o sexo fora do casamento o amor ao dinheiro tem conduzido pessoas boas à ruína.
Mas, ao contrário da visão de inúmeras pessoas na Bíblia Sagrada há promessa de Deus para o âmbito financeiro “e tudo quanto fizer prosperará”.
RESULTADO FINANCEIRO É PROVENIENTE DA FIDELIDADE.
Quando o assunto em foco é bênção financeira a fidelidade se divide em: fidelidade espiritual e fidelidade financeira.
A fidelidade espiritual corresponde a uma vida santa. Trata-se do cristão que é guiado pelo Espírito Santo e não pelo conselho dos ímpios, enfatiza a vida dos que estão no Caminho e não com os que estão na vereda da transgressão e, corresponde com o cristão que se reúne na congregação dos santos e não na roda dos escarnecedores (Sl 1.1-3). E para estes a promessa é “tudo quanto fizer prosperará”.
Já a fidelidade financeira corresponde a ser fiel a Deus nos dízimos e ofertas. O dízimo foi instituído por Deus para que haja mantimento. Porém o dízimo não foi instituído no período da lei e o próprio Jesus ratificou a observância do dízimo (Mt 23.23). No texto áureo do tema dízimo haverá um mandamento, trazei todos os dízimos, haverá um desafio, fazei prova de mim e também haverá uma promessa se não abrir as janelas do céu (Ml 3.10). Além dos dízimos os ensinos bíblicos sobre mordomia cristã definem e explicam com clareza sobre as ofertas. Sobre ofertas existem alguns princípios importantes, como: o princípio da motivação, o que de fato leva as pessoas a contribuírem (2 Co 9.7); o princípio da distribuição, ou seja, o que possui é distribuído; o princípio da proporção, colhe o que se planta (2 Co 9.6) e em quarto o princípio da provisão, Deus é fiel e proverá o necessário para a felicidade dos seus servos. Sendo obediente nos dízimos e nas ofertas o cristão colherá de Deus o melhor para a sua vida em todas as áreas, sejam elas: física, emocional, profissional, ministerial e principalmente espiritual.
RESULTADO FINANCEIRO É PROVENIENTE DO AMOR.
O amor aos líderes conduz o cristão fiel a ofertar para o bem físico da liderança (1 Co 9.11). Logo, o cuidado do membro da igreja para com a liderança permitirá a abertura do céu em bênção para sua própria vida. Quando o cristão ama o seu pastor e torna-se seu amigo desfrutará da bênção financeira. Por isso, é fundamental andar com o pastor, falar bem do pastor e além de tudo ser amigo do pastor. Pois, não é notório que o amigo do pastor não seja abençoado, pois todo amigo de pastor é bênção e abençoado em tudo. Paulo assim escreveu aos tessalonicenses: e rogamos-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoesta; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós (2 Ts 5.12,13).
A bênção financeira também está relacionada ao amor para com a obra missionária. Quando o servo de Deus se entrega a obra missionária colherá todos os frutos provindos da dedicação e entrega à proclamação do Reino de Deus.
RESULTADO FINANCEIRO É PROVENIENTE DO TRABALHO.
Ninguém alcançará a verdadeira prosperidade sem trabalho, lembrando que o trabalho dignifica o ser humano.
Cada indivíduo é dotado de conhecimento, habilidade e atitude.
No contexto profissional o cristão deverá ser conhecedor da sua área. Logo, como profissional o cristão deverá focar no que o mesmo é bom e isto para ser eficiente e eficaz. Na capacitação 80% do tempo deverá está voltado naquilo em que o profissional é bom, 15% naquilo que está aprendendo e, 5% naquilo que é necessário.
Habilidade é saber fazer. Deus outorgou segundo seus decretos habilidades aos seres humanos para que os mesmos venham a desfrutarem da vida da melhor maneira.
O conhecimento, saber, e a habilidade, saber fazer, não são os únicos elementos para que o cristão venha alcançar sucesso financeiramente, pois para a concretização é necessário o saber fazer acontecer, e isto é, chamado de atitude.
RESULTADO FINANCEIRO É PROVENIENTE DA GRATIDÃO.
Com cinco pães e dois peixinhos Jesus alimentou uma multidão de quase cinco mil homens (Jo 6.9,10). O milagre é antecedido pela ação de graças de Jesus.
Ser grato a Deus pelo que tem é fundamental para possuir algo a mais no futuro. Davi era grato a Deus por ter a ocupação de ser pastor de ovelhas e se tornou em rei de Israel. José era grato a Deus daí se tornou em vice-governador do Egito. Em suma, quando há gratidão Deus permite o crescimento necessário, por isso, o que hoje é existente é também o meio para Deus multiplicar para os dias vindouros.
Ao dar graças a Deus pelo emprego, duas coisas acontecerão: o indivíduo trabalhará com motivação e será uma pessoa eficaz profissionalmente, isto é, a empregabilidade fará parte do seu currículo.
Por fim, o texto áureo deste estudo é claro ao expor que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, pois por causa dele pessoas se casam e se divorciam, outros por causa dele mentem e matam. Por isso, Agur assim escreveu: Duas coisas te pedi; não mas negues, antes que morra: afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção acostumada; para que, porventura, de farto te não negue e diga: Quem é o Senhor? Ou que, empobrecido, venha a furtar e lance mão do nome de Deus (Pv 30. 7-9). Portanto, o dinheiro é excelente servo e péssimo patrão.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário