Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 17 de março de 2014

EBD - Subsídio da lição: A consagração dos Sacerdotes


EBD - Subsídio da lição: A consagração dos Sacerdotes.
Nesta lição a Verdade Prática expõe com clareza que o sacrifício de Jesus no Calvário foi perfeito, único e capaz de purificar todo aquele que se aproximar de Deus.
O pecado de Adão deixou como herança para a humanidade três elementos desagradáveis: a culpa, a corrupção e a morte. A corrupção no gênero humano se manifesta de duas maneiras; através da depravação e da incapacidade. Portanto, a morte de Jesus proporcionou a salvação ao homem, logo a obra de Cristo foi perfeita e capaz de transformar a realidade humana.
O sacerdócio de Arão não era perfeito, porém foi importante para Deus abençoar o povo de Israel. Já o sacerdócio de Jesus foi perfeito, por isso, o sacrifício de Jesus só ocorreu uma única vez.
I – A CONSAGRAÇÃO DE ARÃO E SEUS FILHOS.
1- A lavagem com água.
2- A unção com azeite (Êx 30.23-33).
3- Animais são imolados como sacrifício (Êx 29.10-18).
Comentário:
Primeiramente o sacerdote passava pela lavagem com água, que simbolizava purificação e perfeição. Isto é, a lavagem com água purificava o sacerdote e possibilitava ao mesmo exercer o ofício sacerdotal. Na Nova Aliança o cristão é purificado e santificado pela Palavra e pelo sangue (Jo 15.3, 1 Jo 1.7).
O azeite derramado na cabeça do sacerdote indicava que o mesmo estava sendo ungido ao santo ministério.
No primeiro tópico a palavra em destaque é santificação. Santificação significa separar e se algo ou alguém é separado a finalidade é para o uso de Deus.
A santificação possui três aspectos: santificação definitiva, santificação progressiva e santificação final. A santificação progressiva ocorre por meio de uma vida de oração, através da leitura da Bíblia e pela presença do cristão na igreja.
II – O SACRIFÍCIO DA POSSE.
1- O segundo carneiro da consagração (Êx 29.19-35).
2- Sacrifícios diários.
Comentário:
O sangue do segundo carneiro da consagração era posto sobre a orelha direita, o polegar da mão direita e o polegar do pé direito. O real sentido corresponde:
Orelha direita; santificação para atenção.
Polegar da mão direita; santificação para o exercício do ofício.
Polegar do pé direito; santificação para o proceder conforme a vontade de Deus.
O sacrifício não cessava em Israel porque o sacerdócio de Arão era uma figura do Sacerdócio de Jesus Cristo.
O sacerdócio de Arão repetia diariamente o sacrifício pelo pecado, porém, Cristo uma única vez se entregou para salvar a humanidade.
III – CRISTO, PERPÉTUO SUMO SACERDOTE.
1- Sacerdócio segundo a ordem de Melquisedeque.
2- O sacrifício perfeito de Cristo.
3- O sacrifício eterno de Cristo.
Comentário:
JESUS CRISTO SACERDOTE POR EXCELENCIA
Jesus Cristo o próprio sacrifico. Jesus como sacerdote tem funções diferentes e superiores ao sacerdócio de Israel e ao sacerdócio da Igreja. Jesus foi superior em seu sacerdócio por ter que se entregar como sacrifício para a salvação da humanidade. Porque Deus amou o mundo inteiro que deu seu único filho (Jo 3.16), note bem, deu seu único filho. Jesus foi o sacrifício para que por meio dEle todos viessem a serem salvos (Hb 1.3).
O sacerdócio de Jesus foi superior ao sacerdócio dos levitas por ser o sacerdócio de Cristo perfeito e por exercer Jesus seu ministério no céu. Portanto, o sacerdócio de Jesus é perfeito e superior ao sacerdócio dos outros. A superioridade do ministério sacerdotal de Jesus estar associado ao oferecimento do sacrifício. O sacrifício de Jesus era superior porque não foi oferecido no templo terrestre, e sim, no céu (Hb 9.24).
A oração sacerdotal de Jesus. No capítulo 17 do Evangelho de João notaremos que Jesus faz uma oração pelos seus discípulos. O nome de Jesus é o Glorificado e o assunto do capítulo é a oração de Jesus. Na oração sacerdotal Jesus pede ao Pai que o glorifique (v.1), roga pelos discípulos (v.9) para que sejam um (v.11), para que os discípulos sejam guardados do mundo (v.15) e nesta oração Jesus intercede por todos aqueles que o aceitarão como Salvador (v.20).
A missão sacerdotal da igreja: na reconciliação do pecador
A função sacerdotal da igreja é diferente da missão sacerdotal de Jesus Cristo. A missão da Igreja tem como objetivo reconciliar o homem pecador com Deus que é Santo. No contexto histórico o ser humano tem enveredado por caminhos que não agradam a Deus e por isso, tem pecado e distanciado do Senhor.
A cada dia os três inimigos da Igreja tem outorgado ao pecador oferendas para torná-los cada vez mais distantes de Deus. Estes inimigos são: carne, mundo e o diabo. Porém, a igreja pela Palavra do Senhor tem o dever de proclamar a salvação em Cristo Jesus (Mc 16.15). Quando a igreja exerce a sua missão evangelizadora a mesma estar exercendo a missão sacerdotal de reconciliar o pecador com Deus que é Santo.
Os sacerdotes da Aliança entre Deus e Israel foram homens que dedicaram suas vidas para exercerem um ministério sólido e perfeito. Porém, o sacerdócio perfeito e superior foi exercido pelo Senhor Jesus. E para que a igreja seja representante de Jesus aqui na terra tem como responsabilidade pregar, ensinar e interceder por todos (Mt 28.19,1 Tm 2.1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário