Deus é Fiel

Deus é Fiel

sábado, 1 de março de 2014

EBD - Subsídio da lição: As Leis Civis Entregues por Moisés aos Israelitas.


EBD - Subsídio da lição: As Leis Civis Entregues por Moisés aos Israelitas.
A décima lição As Leis Civis Entregues por Moisés aos Israelitas tem como objetivos estudar o processo de promulgação das leis de caráter civil e religioso, analisar as leis e compreender o caráter social das leis promulgada por Moisés.  E tem como palavra chave “Lei” que significa seta, isto é, indicação do caminho. E indicar o caminho é o maior objetivo da lei.
Para melhor compreender as leis civis é necessário relembrar os dez mandamentos:

Os dez mandamentos
Mandamentos
Dimensão ética
Não terás outros deuses diante de mim.
Ética em sua dimensão divina. É vertical e é correspondente ao relacionamento do homem com Deus.
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar
Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.
Ética em sua dimensão humana. É horizontal e é correspondente ao relacionamento do homem com a sociedade. Sendo que esta dimensão ética se inicia com o relacionamento entre filhos e pais.
Não matarás.
Não adulterarás.
Não furtarás.
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo."

I – MOISÉS, O MEDIADOR DAS LEIS DIVINAS.
1- O mediador (Êx 20.19-22).
2- Leis concernentes à escravidão (Êx 21.1-7).
3- Ricos e pobres (Dt 15.4-11;Jo 12.8).
Comentário:
Moisés em seus 120 anos de idade deixou para as nações o exemplo de servo obediente a Deus. Sendo que seu legado de líder do povo de Israel mostra o segredo do sucesso para uma liderança eficiente e eficaz. O segredo é “ouvir a voz de Deus”. Moisés ouviu a voz de Deus, falou com Deus e recebeu de Deus a lei para a organização da nação israelita.
Sobre a escravidão nos tempos antigos sabe se que três são os motivos para a sua existência. A escravidão existia porque havia desigualdade social, ou seja, por haver pobreza os mais ricos dominavam os pobres querendo estes últimos apenas poder alimentar. Por segundo sem poder pagar a dívida muitos eram entregues a vida escrava. E por terceiro, a escravidão era natural aos povos vencidos. Porém, Deus fala a Moisés que no sétimo ano o servo deixaria a vida de escravidão para viver livremente.
“Os pobres, sempre os tendes convosco”, estas são palavras do Senhor Jesus ditas ao discípulo Judas Iscariotes (Jo 12.8).  A existência da pobreza está associada com o pecado. Não apenas o homem, a mulher e a serpente receberam penalizações pelo pecado cometido por Adão, pois na narrativa bíblica encontra se as seguintes palavras do Senhor: “espinhos e cardos também te produzirá” (Gn 3.18), logo a própria natureza também sofreu limitações e árvores que antes eram frutíferas deixaram de ser. Porém, a pobreza é resultado de catástrofes naturais (exemplo o terremoto no Haiti), problemas com as colheitas (exemplo o aumento constante dos produtos por causa da escassez de chuvas), guerras e rebeldia do povo em obedecer aos mandamentos do Senhor, pois “bem aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor” (Sl 33.12).
II – LEIS ACERCA DE CRIMES.
1- Brigas, conflitos, lutas pessoais (Êx 21.18,19).
2- Crimes capitais.
3- Uma terra pura.
Comentário:
Ao servo do Senhor não convém contender (2 Tm 2.24), porém a natureza humana recebeu como herança do pecado original; a culpa, a corrupção e a morte. Revidar com briga indica que a natureza humana não aceita a submissão de maneira natural. A corrupção é representada pela depravação da natureza humana que de fato corresponde com a entrega aos delitos do pecado.
As leis capitais correspondiam com leis intolerantes, ou seja, a pessoa era julgada e condenada conforme o agravante: se matou a pessoa deveria morrer.
A Lei revela a justiça de Deus. Logo que a lei revela a justiça divina também demonstra a injustiça por parte dos homens. “Estávamos sobre a custódia da lei” isto indica que a lei aprisionava os homens por serem os mesmos injustos.
Em suma, a lei indicava que os homens eram injustos em suas obras e incapazes de se salvarem, sendo que a justiça de Deus se manifesta na pessoa e na obra de Jesus Cristo.
A lei é responsável pelo ensino até a manifestação de Cristo. Anterior ao ministério do Senhor Jesus a lei definia a educação dos judeus.
III – LEIS CONCERNENTES À PROPRIEDADE.
1- Roubo (Êx 22.1-15).
2- Profanação do solo e o fogo (Êx 21.33,34;22.6).
Comentário:
Para o bem estar social era necessário que os homens respeitassem os bens matérias dos outros, ou seja, o roubo era proibido.
Para o bem estar com a natureza sem sofrimento ocasionado pela desestruturação ambiental era e é necessário cuidar do solo e da vegetação, lembrando que a terra é do Senhor e nós seres humanos seus mordomos.

Um comentário:

  1. Os verdadeiros 10 mandamentos (Exodo 34):
    1. Derrotar os amorreus, os cananeus, os heteus, etc, etc!!!
    2. Não adorarás a nenhum outro deus;
    3. Não farás para ti deuses de fundição.
    4. A festa dos pães ázimos guardarás;
    5. Tudo o que abre a madre (primogénitos) é meu
    6. Seis dias trabalharás, mas ao sétimo dia descansarás;
    7. Guardarás a festa das semanas;
    8. Não sacrificarás o sangue do meu sacrifício com pão levedado, nem o sacrifício da festa da páscoa ficará da noite para a manhã.
    9. Os primeiras frutos da terra trarás à casa do Senhor teu Deus.
    10. Não cozerás o cabrito no leite de sua mãe.

    http://quem-escreveu-torto.blogspot.pt/2009/04/moises-e-idolatria.html

    ResponderExcluir