Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 28 de abril de 2014

EBD - Subsídio da Lição: Dons de Elocução.


Os dons de elocução correspondem com os tipos de dons em que Deus exprime sua vontade. Elocução significa dicção, locução ou expressão. Nesta classificação encontram-se os dons de profecia, variedades de línguas e o dom de interpretação, ambos possuem como propósito edificar, exortar e consolar a Igreja de Jesus.
 I – DOM DE PROFECIA (1 Co 12.10).
1- O que é o dom de profecia?
2- A relevância do dom de profecia.
3- Propósito da profecia.
Comentário:
O dom de profecia corresponde com a mensagem verbal inspirada pelo Espírito Santo na língua conhecida pelo mensageiro e pelo destinatário. Sendo que a mensagem é divina.
Porém, a igreja deve ser ciente que há três tipos de profecia, conforme a origem: divina, carnal e diabólica. A mensagem quando é de origem divina conforta, consola e edifica. Já a mensagem humana e a diabólica provocam no seio da comunidade confusão, não edifica e nem consola.
Toda profecia de origem divina se cumpre:
A profecia de Gêneses 3.15 se cumpriu (Mt 1.25).
A profecia presente no Salmo 22.16, “transpassaram-me as mãos e os pés” se cumpriu na cruz.
A profecia que Jesus nasceria em Belém (Mq 5.2) se cumpriu.
Logo, toda profecia que tem como origem em Deus se cumprirá.

Dom de profecia
Erro
Certo
Profecia utilizada para guiar a igreja
A igreja é guiada pelo Espírito Santo. O espírito Santo guia a igreja pela Bíblia e pela consciência do cristão. Há oficiais de Deus na terra para ensinarem a autêntica Palavra do Senhor.
Dom de profecia como um oráculo
Deus fala quando quer, logo não há necessidade de sair ao encontro de vasos para saber o que Deus manda.
Dom de profecia como fonte de doutrina
Toda sã doutrina tem sua origem em Deus e está presente nos Escritos Sagrados.

Logo, a profecia tem como finalidade edificar (na formação do caráter e da personalidade do cristão), exortar (isto é, confortar, inspirar, defender e guiar) e consolar (que corresponde com a doação de alegria e de paz).
II – VARIEDAE DE LÍNGUAS (1 Co 12.10).
1- O que é o dom de variedade de línguas?
2- Qual é a finalidade do dom de variedade de línguas?
3- Atualidade do dom.
Comentário:
Com base nas seguintes palavras: “porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar” (At 2.39), corresponde com a abrangência da promessa que é para a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar.
No Novo Testamento tanto os judeus como os gentios foram cheios do Espírito Santo, isto sem ocorrência de acepção de pessoas conforme a profecia de Joel.
Assim, como Deus uso o profeta Joel para profetizar o dia de pentecoste com a descida do Espírito Santo, em Atos capítulo dois, Deus usa o apóstolo Pedro para confortar e esclarecer aos crentes a respeito do batismo no Espírito Santo.
Portanto, para receber o Batismo no Espírito Santo é necessário convicção da promessa, pois o próprio Jesus descreve o batismo como promessa do Pai (Lc 24.49) e viver uma vida de oração, consagração, obediência e por fim, cuidando da espiritualidade. Em suma, o dia de pentecoste é bíblico e o batismo no Espírito Santo é para os dias de hoje. Porém, o dom de variedades de línguas corresponde com algo além do batismo no Espírito Santo. Para que haja eficácia o dom de línguas precisa de interpretação. Com este dom o Espírito Santo toca em nosso espírito. Outorga liberdade para a exaltação proporcionando edificação (HORTAN, 2003).
 III – INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS (1 Co 12.10).
1- Definição do dom.
2- Há diferença entre dom de interpretação e o de profecia?
Comentário:
O dom de interpretação corresponde com a identificação da mensagem divina e não com a tradução de uma língua.
O dom de interpretação difere do dom da profecia por ser um dom associado a outro. Alguém fala em línguas e outra pessoa interpreta. Por fim, o presente dom não foge do propósito dos anteriores; edificar, exortar e consolar.
Portanto, os dons de elocução estão associados com três palavras chaves para uma igreja local saudável. Estas palavras são ministério, adoração e dom. Ministério é o executar do dom. Adoração é a ação de gratidão em forma de louvor e oração. E dom é o ministério em ação.
Referência:
HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática, uma perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
RENOVATO, Elinaldo. Dons Espirituais e Ministeriais, servindo a Deus e aos com poder extraordinário. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.

Um comentário: