Os
dons de elocução correspondem com os tipos de dons em que Deus exprime sua
vontade. Elocução significa dicção, locução ou expressão. Nesta classificação
encontram-se os dons de profecia, variedades de línguas e o dom de
interpretação, ambos possuem como propósito edificar, exortar e consolar a
Igreja de Jesus.
I – DOM
DE PROFECIA (1 Co 12.10).
2- A relevância do dom de profecia.
3- Propósito da profecia.
Comentário:
O
dom de profecia corresponde com a mensagem verbal inspirada pelo Espírito Santo
na língua conhecida pelo mensageiro e pelo destinatário. Sendo que a mensagem é
divina.
Porém,
a igreja deve ser ciente que há três tipos de profecia, conforme a origem: divina,
carnal e diabólica. A mensagem quando é de origem divina conforta, consola e
edifica. Já a mensagem humana e a diabólica provocam no seio da comunidade confusão,
não edifica e nem consola.
Toda
profecia de origem divina se cumpre:
A
profecia de Gêneses 3.15 se cumpriu (Mt 1.25).
A
profecia presente no Salmo 22.16, “transpassaram-me as mãos e os pés” se cumpriu na
cruz.
A
profecia que Jesus nasceria em Belém (Mq 5.2) se cumpriu.
Logo,
toda profecia que tem como origem em Deus se cumprirá.
Dom de profecia
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Erro
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Certo
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Profecia utilizada
para guiar a igreja
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A igreja é guiada
pelo Espírito Santo. O espírito Santo guia a igreja pela Bíblia e pela
consciência do cristão. Há oficiais de Deus na terra para ensinarem a
autêntica Palavra do Senhor.
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Dom de profecia
como um oráculo
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Deus fala quando
quer, logo não há necessidade de sair ao encontro de vasos para saber o que
Deus manda.
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Dom de profecia
como fonte de doutrina
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Toda sã doutrina
tem sua origem em Deus e está presente nos Escritos Sagrados.
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Logo,
a profecia tem como finalidade edificar (na formação do caráter e da
personalidade do cristão), exortar (isto é, confortar, inspirar, defender e
guiar) e consolar
(que corresponde com a doação de alegria e de paz).
II
– VARIEDAE DE LÍNGUAS (1 Co 12.10).
1- O que é o dom de variedade de
línguas?
2- Qual é a finalidade do dom de
variedade de línguas?
3- Atualidade do dom.
Comentário:
Com base nas seguintes palavras: “porque a
promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe:
a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar” (At 2.39), corresponde com a
abrangência da promessa que é para a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar.
No Novo Testamento tanto os judeus como os
gentios foram cheios do Espírito Santo, isto sem ocorrência de acepção de
pessoas conforme a profecia de Joel.
Assim, como Deus uso o profeta Joel para
profetizar o dia de pentecoste com a descida do Espírito Santo, em Atos
capítulo dois, Deus usa o apóstolo Pedro para confortar e esclarecer aos
crentes a respeito do batismo no Espírito Santo.
Portanto,
para receber o Batismo no Espírito Santo é necessário convicção da promessa,
pois o próprio Jesus descreve o batismo como promessa do Pai (Lc 24.49) e viver
uma vida de oração, consagração, obediência e por fim, cuidando da
espiritualidade. Em suma, o dia de pentecoste é bíblico e o batismo no Espírito
Santo é para os dias de hoje. Porém, o dom de variedades de línguas corresponde
com algo além do batismo no Espírito Santo. Para que haja eficácia o dom de
línguas precisa de interpretação. Com este dom o Espírito Santo toca em nosso
espírito. Outorga liberdade para a exaltação proporcionando edificação (HORTAN,
2003).
III –
INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS (1 Co 12.10).
1-
Definição do dom.
2- Há
diferença entre dom de interpretação e o de profecia?
Comentário:
O dom de interpretação corresponde com a
identificação da mensagem divina e não com a tradução de uma língua.
O dom de interpretação difere do dom da
profecia por ser um dom associado a outro. Alguém fala em línguas e outra
pessoa interpreta. Por fim, o presente dom não foge do propósito dos anteriores;
edificar, exortar e consolar.
Portanto, os dons de elocução estão associados
com três palavras chaves para uma igreja local saudável. Estas palavras são
ministério, adoração e dom. Ministério é o executar do dom. Adoração é a ação
de gratidão em forma de louvor e oração. E dom é o ministério em ação.
Referência:
HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática, uma perspectiva
Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
RENOVATO, Elinaldo. Dons Espirituais e Ministeriais, servindo a
Deus e aos com poder extraordinário. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.
Excelente comentário.
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