Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 20 de abril de 2014

EBD - Subsídio da Lição: Dons de Poder.


Na narrativa bíblica os milagres são notáveis em cada texto lido. Há cada quatro capítulos lidos um milagre será evidente. No NT os cinco primeiros livros narram os milagres operados por Jesus e também os milagres operados por intermédio da igreja.
O milagre é nosso, a glória é de Deus. Frase que fica notável na cura dos dez leprosos, onde apenas um voltou para agradecer. Milagre ocorre em relação ao dom de poder. E os três tipos de dom que compõe esta classificação são: dom de fé, dons de curar e dom de operação de maravilhas.
Estes dons estão à disposição da igreja e para recebê-los é necessário que haja busca em oração.
I – O DOM DA FÉ (1 Co 12.9).
1- O que significa fé?
2- A fé como dom.
3- Exemplo bíblico do dom da fé.
Comentário:
Para que haja uma ação extraordinária por parte da igreja, a fé como dom é a capacidade outorgada pelo Espírito Santo ao cristão para que coisas sobrenaturais ocorram. A fé como dom sobrenatural ultrapassa a esfera natural das coisas.
A fé em si é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem. Logo, a fé é o firme fundamento da esperança e a certeza do cristão.
A fé como dom não corresponde com a fé natural, pois a fé natural é o resultado das observações da natureza.
A fé como dom não corresponde com a fé salvífica, pois a fé salvífica é o resultado da pregação do Evangelho.
A fé com dom não corresponde com a fé como fruto do espírito, pois a fé como fruto do Espírito está relacionada com a fidelidade. Ser fiel a alguém corresponde a estar bem consigo e faz com que o indivíduo compreenda o valor e os efeitos da fidelidade. A ausência da fidelidade no mundo estar associada com a multiplicação da iniquidade, porém, quando a fidelidade se manifesta não há lugar para insegurança.
Moisés no AT é um exemplo categórico de alguém que possuía o dom da fé. Pois a fé como dom leva o indivíduo a obedecer a voz de Deus em circunstância improvável de resultados benéficos. A morte ou escravidão era o certo para os israelitas, porém Deus ordenou a Moisés ir em direção ao mar vermelho. Pela fé Moisés obedeceu e viu o milagre de Deus.
II – DONS DE CURAR (1 Co 12.9).
1- O que são os dons de curar?
2- A redenção e as curas.
3- A necessidade desses dons.
Comentário:
Três nomes identificam o autor da Bíblia. Deus é o primeiro nome e ensina que o autor da Bíblia tem poder absoluto. O segundo nome é Senhor que tem como ênfase o amor de Deus. E por fim, o terceiro nome é Aba que tem como ênfase a relação íntima entre Deus e os crentes. Porém, em Êxodo 15.26 Deus é apresentado como Jeová Rafá, ou seja, o Senhor que sara.
A Bíblia cita que onde Jesus passava havia a manifestação de milagres. Isto já tinha sido proferido por Isaías; O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas – novas aos mansos; enviou – me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos, a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; a ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê ornamento por cinza, óleo de gozo por tristeza, veste de louvor por espírito angustiado, a fim de que se chame árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado (Is 61.1-3).
Os dons de cura são importantes para a igreja nos dias de hoje pelos seguintes motivos: a cura proporciona evangelização, nota-se que na realização de milagres as portas para a evangelização se abrem, com isto se entende que os milagres proporcionam para a pessoa curada o ouvir a palavra de Deus; segundo, a cura proporciona glorificação, o milagre é nosso e a glória é de Deus, esta verdade é clara na cura dos dez leprosos citados pelo evangelista Lucas no capítulo 17 e versículos 11 – 19, onde dez homens foram curados, porém somente um voltou para agradecer, este foi o único que entendeu: o milagre é nosso e a glória é de Deus; e, terceiro, a cura proporciona vitória, imagine uma mulher que há doze anos padecia de um fluxo de sangue, ao chegar por detrás de Jesus, tocou a orla da veste do Mestre com uma determinação; se eu tão somente tocar a sua veste, ficarei sã (Mt 9.21).
III – O DOM DE OPERAÇÃO DE MARAVILHAS (1 Co 12.10).
1- O dom de operação de maravilhas.
2- Exemplos bíblicos.
3- Distorções no uso dos dons de curar e de operações de maravilhas.
Comentário:
O dom de operações de maravilhas altera a ordem natural das coisas consideradas impossíveis e impensáveis. Como exemplo, a ressurreição e o acalmar o vento e a tempestade.
Os milagres operados na igreja pelo intermédio do Espírito Santo não são para aplausos e nem para glória do indivíduo, de fato são para que o nome de Deus seja glorificado.
O dom é um meio eficaz de Deus para abençoar e usar pessoas. O dom não torna o indivíduo maior ou superior aos outros, mas outorga oportunidades a este de ser uma bênção para os demais, por isso, procurai com zelo os melhores dons. Que Deus vos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário