Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Salmo 24 – Avivamento - 3


Avivamento
Texto: 6- Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó. (Selá).
O avivamento é o terceiro tema a ser estudado com base no Salmo 24, que está representado no versículo 6.
Avivamento significa trazer de volta à vida. Porém, o avivamento só é possível aos vivos, pois um pecador não pode ser avivado. Quando alguém é avivado isto indica que ele está vivo, está despertado, é um ser animado e é um indivíduo estimulado.
Portanto, avivamento corresponde com o ato da conversão e com o ato da santificação. A conversão é o momento em que o homem é tirado do mundo, enquanto que a santificação é a retirada do mundo do coração do homem.
1- A definição do termo Avivamento feita ao longo da história. Avivamento é o retorno à vida, portanto, para cada momento homens de Deus definiram ou compararam o avivamento de maneira diferente, porém com o mesmo sentido original o retorno à vida. Tais diferenças estão relacionadas à circunstância e ao local.
 Para Charles Crabtree o avivamento não começa com o inconsciente ou com o espiritualmente morto. Começa com os vigias espirituais. Charles ainda definiu o avivamento a plena restauração e desenvolvimento da vida espiritual e enfatizou que definir avivamento pentecostal é mais importante, pois avivamento pentecostal é o acrescentar a dimensão do sobrenatural à vida espiritual.
Já para David Womack avivamento é um estado espiritual no qual os crentes se chegam mais perto de Deus, arrependem-se e purificam-se de acordo com os padrões bíblicos de santidade, são cheios com o Espírito Santo, esperam e experimentam manifestações sobrenaturais e cooperam juntos para glorificar a Deus, edificam-se uns aos outros e evangelizam os perdidos para Jesus Cristo.
Já o pastor Shedd descreve o momento em que o avivamento é necessário. Para o pastor Shedd o avivamento é necessário: “quando escutamos a palavra e não sentimos nada, quando a oração não passa de reza, quando ganhar dinheiro empolga mais que ganhar almas, quando o entretenimento empolga mais que a palavra, quando pecado consumado não cria nenhuma preocupação na consciência e quando há divisão”.
Segundo Billy Graham avivamento não é descer a rua com um grande tambor; é subir ao Calvário em grande choro.
2- Sinais do avivamento. Dentre tantos sinais do avivamento dois em especial deverão ser estudados, as lágrimas e o interesse pelas almas.
2.1- Lágrimas. Quando há avivamento as pessoas se comovem na presença de Deus. Certo pastor experiente foi interrogado por um pastor novato qual seria para ele o principal sinal do avivamento na igreja? O pastor experiente que estava jubilando respondeu: o principal sinal do avivamento em uma igreja está nos bolsos. O novato o indagou, por que no bolso? E teve como resposta, quando no bolso do cristão está presente o lenço isto indica que ele ainda chora na presença de Deus. Portanto, uma igreja que não chora na presença de Deus, indica que está morta ou morna.
2.2- Interesse pelas almas. O avivamento é uma questão individual com abrangência coletiva. O avivamento inicia-se com uma pessoa e abrange uma geração. Deus procurou por apenas um homem que tapasse o buraco no muro e não encontrou (Ez 22.30). Deus requer apenas um para iniciar uma grande obra.
3- A existência do Avivamento. O avivamento é evidenciado pela pregação da palavra, pela alegria da salvação e pela unção provinda de Deus. Na ausência de um destes elementos é mais do que necessário que haja clamor por um autêntico avivamento.
Na palavra de Joel o trigo está destruído, significa que não houve a pregação eficaz da palavra de Deus. O mosto se secou, corresponde com a ausência da alegria da salvação. E por fim, o óleo falta, isto é, não há unção.
O campo está assolado, e a terra, triste; porque o trigo está destruído, o mosto se secou, o óleo falta (Jl 1.10).
3.1- Efeitos causados pela ausência da Palavra. As consequências no meio cristão quando não há exposição da Palavra de Deus são catastróficas. Segundo os escritos do profeta Oseias na ausência do conhecimento da Palavra de Deus a destruição será completa, o meu povo foi destruído (Os 4.6), e também, ministros são rejeitados por rejeitarem o conhecimento do Senhor.
Porém, as consequências não param por aí, há mais efeitos como, por exemplo, a ausência de crescimento. O apóstolo Pedro escreveu na sua segunda epístola; antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (2 Pe 3.18). Portanto, não havendo explanação da Palavra de Deus não há crescimento, ou seja, o povo não é edificado.
3.2- A oração proporciona um coração avivado. O avivamento através da oração possibilita a união do cristão para com Deus e a união do cristão para com o próximo. A oração também proporciona encorajamento, confiança e renovo espiritual.
 A oração é a dinamização do avivamento. Nos dias hodiernos muitos são os focos de avivamento espalhado pelo mundo, porém poucos são os focos que se espalham para o mundo. A dinamização assim como a propagação do avivamento é possibilitada pela oração.
A palavra avivamento significa acordar e viver. Em outras situações no Novo Testamento a palavra significa ressuscitar (Rm 14.9). Porém, na narrativa da parábola do filho pródigo o termo reviveu (Lc 15.32) corresponde à mudança de vida, que iniciou se com um desejo, foi alimentado pela humildade e por fim, foi concretizado por uma ação (Lc 15.18,20).
O avivamento tem como ponto inicial o indivíduo e se propaga às instituições (família, empresa, estado, escola e igreja) e se concretiza com o evangelho pregado em testemunho a todas as gentes (Mt 24.14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário